Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A nossa Família de Caná

por Teresa Power, em 06.12.13

Há já alguns anos que a espiritualidade familiar da nossa casa ganhou contornos bem definidos: consagração diária a Nossa Senhora, oração diária do terço e das leituras da missa, confissão mensal, eucaristia dominical, e um esforço para concretizar o amor ao próximo. Os nossos filhos foram nascendo e crescendo neste ritmo, ajudando-nos a estabelecer rotinas e a fazer um percurso de fé que não seria possível sem eles. Fomos descobrindo então que o nosso encontro com Jesus não acontecia apenas a nível individual, nem sequer em casal, mas sobretudo em família.

 

A oração familiar acontece naturalmente na sala de estar, diante do Canto de Oração, e pode decorrer enquanto a mãe passa a ferro ou amamenta o bebé, algumas crianças brincam no tapete e o gato tenta agarrar os terços que baloiçam entre mãos pequeninas. A missa dominical é uma festa porque estamos todos juntos, mesmo que os mais novos brinquem com os seus bonecos nos degraus do altar. As histórias da Bíblia ganham vida quando as contamos aos filhos mais pequenos antes de os irmos deitar. Somos Igreja Doméstica, e embora façamos tudo de forma imperfeita, experimentamos uma felicidade intensa e a certeza de que Deus sorri perante os nossos esforços.

Quando o David nasceu, há sete anos atrás, três meses depois do Tomás morrer, colocámo-lo num cestinho e oferecemo-lo a Deus em acção de graças. Soubémos nesse momento que nada nas nossas vidas podia ficar longe do Cantinho de Oração:

 

 

Alguns meses atrás, ousámos propor a outras famílias esta espiritualidade familiar, com a orientação do nosso pároco, o padre José Fernandes, salesiano. E foi assim que nasceram as Famílias de Caná. 

 

No dia 14 de setembro de 2013 fizémos o nosso primeiro retiro familiar. Éramos perto de dez famílias a fazer uma experiência de intimidade com Deus em silêncio, oração, alegria e partilha. Repetimos a experiência no dia 16 de novembro, com cinco famílias. A felicidade do encontro com o Senhor em ambos os retiros foi contagiante! Já somos muitos a procurar viver no dia a dia as "cinco pedrinhas" que nos vão ajudar a chegar ao céu.

 

Todos os primeiros sábados envio por mail às Famílias de Caná uma curta reflexão, o "ensinamento mensal". O ensinamento de dezembro está disponível nesta janela, Anuncio-vos uma grande notícia_7_12_13.pdf

 

No menu Famílias de Caná serão anunciados próximos encontros, para que todos os que desejarem possam vir e experimentar. Convidem famílias amigas, tragam um piquenique para partilhar, um terço, uma Bíblia, e um coração alegre e generoso. O resto é com Deus!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:54


1 comentário

De Vera Vaz Ribeiro a 16.12.2013 às 00:55

Querida família Power vossa generosidade é o modelo para os cristãos de hoje. Vocês não dão esperando receber bênçãos em retribuição. Não dão porque e algo que "a igreja" exige. Vocês dão com ânimo e de coração, sabendo que a vossa dádiva é para a divulgação do evangelho e que"Deus ama a quem dá com alegria" (2 Coríntios 9:7).
O vosso exemplo inspira outros a dar e ajudam a quem esta dando os primeiros passos na vida cristã, notamos em vos uma humildade, uma verdade e um amor inspirador, vemos em vocês uma família normal que consegue ser uma família de Canã ,vocês ajudaram-me imenso a tentar ser uma família de Canã, se vocês como família numerosa que são conseguem “ver” e “mostrar” que Deus está em tudo, desde os pintainhos, na dúvida sobre o clube, na colheita das azeitonas em tudo a vossa família respira Deus então como posso eu não aceita tentar ser famlia de Canã apesar dos meus constrangimentos familiares em questões religiosas, com vocês aprendi a pedir e a agradecer e a confiar , obrigada e que muitas famílias consigam seguir o vosso exemplo – eu tento. Vera Vaz Ribeiro

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D