Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A brincar e a rezar

por Teresa Power, em 21.07.14

Quantas coisas, na vida, se aprendem a brincar! Por exemplo, as tarefas domésticas.  Claro que não serão a primeira escolha em termos de hobbies, mas podemos torná-las atraentes, para que as crianças ganhem gosto na sua realização. Quando adquirirem o hábito, então tornar-se-ão parte da sua rotina e já não será necessária tanta brincadeira.

Quando peço ao Francisco para aspirar a casa, ele gosta de encher um balão e de o pôr a dançar no ar, impulsionado pelo ar quente que sai do aspirador. Aspirar torna-se assim uma brincadeira divertida, e os mais pequenos perseguem o aspirador aos saltos e gritinhos, tentando agarrar o balão:

 

 

Os mais pequenos realizam algumas tarefas necessárias, simples e medianamente divertidas. Por exemplo, afiar os infindáveis lápis de cor:

 

E como se ensina uma menina a trabalhar com madeira? Bem, a Clarinha lembrou-se de contruir uma casa para os passarinhos virem comer no inverno. Tirou a ideia de uma história do Ruca, quando a lia aos irmãos mais novos! Assim, foi buscar a caixa das ferramentas e as tintas, e com a ajuda da prima, serrou, pintou, martelou e colou:

 

Digam lá se não ficou bonita?

Agora esperemos que os passarinhos gostem tanto desta casinha como nós!

 

Entretanto, todos quiseram fazer também uma casinha para os pássaros, e o Niall não teve outro remédio senão passar o sábado a trabalhar na sua "carpintaria" improvisada na garagem. E a verdade é que, a brincar, até já o António sabe martelar!

 

 

E a Sara? Será capaz de trabalhar? Acho que sim... Ela já sabe fazer algumas coisas. Por exemplo, a Sara é a primeira a levar os gatinhos para o jardim quando vê que quero cozinhar, pois aprendeu que não gosto de tropeçar em quatro gatos enquanto me movimento pela cozinha. Não acreditam? Ora espreitem estes quinze segundos de vídeo:

 

A brincar também se aprende, pois então! E se falarmos de oração? Podemos aprender a rezar, brincando? Porque não? Jesus diz-nos para usarmos a nossa inteligência ao serviço do Reino, como os homens mundanos usam a sua inteligência ao serviço das trevas:

 

"Os filhos deste mundo são mais espertos que os filhos da luz no trato com os seus semelhantes." (Lc 16, 8)

 

Às vezes, a Rute faz terços com pipocas, para a sua filha de quatro anos não se cansar de rezar... Às vezes, transformamos as histórias em peças de teatro, os salmos em canções... Às vezes, desenhamos as passagens da Bíblia...

Façamos do tempo de oração, do tempo de evangelização familiar, do tempo da história bíblica, um tempo de festa em família! Que as nossas crianças associem a vida da fé à alegria e à paz familiar! Cantar, dançar, abraçar, pegar ao colo, bater palmas, são tudo formas fantásticas de mostrar aos pequeninos que não há maior felicidade do que ser filho de Deus. À medida que forem crescendo, e tal como em relação às tarefas domésticas, irão precisar cada vez menos destes apoios, e descobrirão a beleza do silêncio e do deserto. Mas não tenhamos pressa...

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:00


2 comentários

De Rita a 23.07.2014 às 17:50

São todos extraordinários mas hoje ganha a Sara, com a nova modalidade olímpica "lançamento de gatos"!

De Teresa Power a 23.07.2014 às 17:58

Sim, uma verdadeira campeã olímpica, aliás em várias modalidades :) O mais engraçado é que os gatos não se importam mesmo nada, como dá para ver no vídeo! Deixam-se agarrar sem um único miado... Bjs

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D