Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Árvore de Jessé

por Teresa Power, em 30.11.14

Hoje é o primeiro dia do Advento. Amanhã vos direi o que fizemos hoje, para transformar o nosso Canto de Oração num Canto de Oração expectante, alerta, esperando o Senhor que vem! Entretanto, proponho-vos uma actividade que nos seduziu imenso e que vamos pela primeira vez realizar: a construção de uma Árvore de Jessé. A ideia partiu deste blogue americano, onde cheguei através do blogue Família Católica.

Os Evangelhos falam da gruta de Belém, mas não referem nenhuma Árvore de Natal. Donde surgiu pois este símbolo natalício? Há quem sugira que a resposta está no início dos Evangelhos de Mateus e Lucas, ocupados com a árvore genealógica de Jesus. Mateus, no capítulo 1, começa a sua genealogia em Abraão, pai dos crentes; Lucas, no capítulo 3, começa em Adão, pai da humanidade.

Da última vez que lemos a leitura da genealogia de Jesus na nossa oração familiar, os meninos desataram à gargalhada perante a estranheza dos nomes. Depois perguntaram-me:

- Mãe, para que serve ler isto tudo? Que me interessa a mim saber que Jesus descende de Malat, Melqui, Levi, Janai, Naum, Esli, Maat, Joanan, Meleá e tantos outros nomes?

Interessa, sim, e muito! A genealogia de Jesus diz-nos algo tão simples e tão magnífico como isto: Jesus não surgiu na História a partir do nada. Através de seus pais - José foi verdadeiramente pai de Jesus, não em virtude da carne, mas em virtude do poder do sacramento do matrimónio - Jesus recebeu uma descendência humana. Da sua genealogia fazem parte grandes santos, mas também, e sobretudo, grandes pecadores, incluindo uma prostituta, Raab. Desde o seu nascimento num estábulo de pastores, na altura considerados os últimos do povo, à sua morte na cruz entre dois ladrões, Jesus viveu rodeado de pecadores, e fez questão que soubéssemos que era esse mesmo o seu desejo:

 

"Não vim chamar os justos, mas os pecadores." (Lc 5, 32)

 

José, pai de Jesus, era descendente do rei David, filho de Jessé, e daí o nome de Árvore de Jessé. Durante o Advento, somos convidados a enfeitar a nossa Árvore de Jessé com um símbolo cada dia, percorrendo todos os acontecimentos bíblicos, desde Adão a João Baptista, que anunciaram a salvação trazida por Jesus. Podem encontrar os símbolos no blogue de que vos falei.

jessé 002.JPG

Como os textos explicativos que os acompanham estão em inglês, estive ontem algum tempo a escrevê-los em português. Não traduzi exactamente as reflexões propostas, antes as adaptei um pouco de acordo com a minha sensibilidade. Se as desejarem, podem descarregar este PDF: Árvore de Jessé 

Cristianizar assim a nossa Árvore de Natal, inserindo o nascimento de Jesus no contexto da grande epopeia bíblica, parece-me uma forma fantástica de evangelização nas nossas casas! Vai ser giro ler os pequenos textos bíblicos e a sua explicação, e depois pedir às crianças que procurem entre os diversos símbolos o mais adequado. Façam também esta actividade connosco e contem-nos como foi!

Entretanto, não se esqueçam: hoje é o primeiro dia da Novena da Imaculada Conceição, disponível aqui: Novena da Imaculada Conceição. Façamos uma magnífica corrente de oração uns pelos outros neste blogue, preparando a festa de Nossa Senhora!

 

Um feliz início de Advento para todos vós, e que o Senhor vos abençoe!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

De Catarina Silva a 30.11.2014 às 15:35

A novena foi a 1ª coisa que fiz de manhã :)
E deu-me que pensar...

Gostava também de lhe pedir Teresa ( se é que me é possível pedir-lhe este grande favor) uma oração por todos os jovens que miseravelmente se perdem no mundo da toxicodependência Em particular um, que me é muito querido.

Muito Grata

De Teresa Power a 30.11.2014 às 16:26

Rezarei, sim! Aliás, rezo todos os dias por eles, pois infelizmente tenho alunos que estão a caminhar por essa triste via, e sempre os recordo na minha oração. Lembrarei também o seu amigo! Ab

De Olívia a 30.11.2014 às 17:36

Ainda bem que este ano ainda não tinha tido tempo para pensar em como iríamos enfeitar o pinheiro de Natal!
Como sempre tens ideias brilhantes, tornar o pinheiro num símbolo do Natal cristão! Amanhã mesmo começaremos a contar estas histórias e a enfeitar a Árvore!
beijinhos grandes

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D