Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Férias sem preguiça

por Teresa Power, em 04.07.14

Segunda-feira estive o dia inteiro a fazer as matrículas da minha direcção de turma, ao mesmo tempo que entregava as avaliações. A maior parte dos pais vieram acompanhados dos filhos, por isso tive oportunidade de conversar com os meus alunos.

- Que tal as férias? - Perguntei a cada um.

Eles encolhiam os ombros e respondiam quase invariavelmente:

- Uma seca!

- Então porquê?

- Não há nada para fazer! Durmo até ao meio-dia, depois vejo televisão, jogo computador, vou ao Face, e pronto! Estou sozinho em casa...

 

Quando regressei a casa, no final do dia, a Clarinha tinha duas surpresas para mim. A primeira era uma linda bolsa de pano para o meu telemóvel, feita com muito carinho na sua máquina de costura:

 

A segunda era esta bela dezena de elásticos:

 

Adorei as minhas prendas, claro! E entusiasmei a Clarinha: porque não fazia ela mais algumas para oferecer e até, quem sabe, vender entre amigos? Ela achou a ideia muito boa. Chamou uma amiga, a Marta, e puseram mãos à obra!

 

Passaram algumas tardes à volta dos elásticos:

 

Fizeram muitas dezenas e ainda um belíssimo terço:




Já repararam que cada Pai-Nosso é uma letra do nome Jesus? Jesus é, na verdade, o centro da oração do Rosário, o centro de cada Avé-Maria! 

Ontem, as duas amigas descobriram que também podiam fazer terços com missangas e fios, e bolsinhas para os guardar. Os crucifixos são em feltro:

 

 

 

Agora resta pedir ao senhor padre para vir até cá fazer-nos uma visita simpática e abençoar, com os seus super poderes, estes belos auxiliares de oração. Depois, ao serão, iremos passar estas lindas missangas entre os dedos ao som das Avé-Marias... A Clarinha já sabe a quem quer oferecer as suas lindas obras de arte. E no seu coração generoso já decidiu que vai levar algumas para os retiros Famílias de Caná, para as poder vender, e assim ajudar a cobrir alguns pequenos gastos com material. Bem, se quiserem que ela vos ofereça algum terço, peçam para o mail!

 

As férias não têm de ser "uma seca"! Sim, nas férias é importante começar por nos aborrecermos um bocadinho, com a quebra do ritmo escolar. Mas não nos precipitemos a matar esse aborrecimento com a televisão ou o computador! Utilizemo-lo como espaço de criatividade. Deus dotou-nos a cada um com cerca de cem biliões de neurónios, o que, traduzido da biologia para a engenharia, equivale a mais de quatro mil computadores novinhos em folha. Não nos queixemos de faltas de ideias! A preguiça sempre foi tradicionalmente considerada um dos sete pecados capitais, porque na verdade, ela abre a porta ao Maligno. A Bíblia é muito clara na sua condenação da ociosidade:

 

"Até quando dormirás tu, ó preguiçoso? Quando te levantarás do teu sono?" (Pr 6, 9)

 

Férias é tempo de descanso, de quebra de ritmo, de mudança de rotinas, de tirar o relógio do pulso, de divertimento e de aventura; mas férias não é tempo de preguiça! Desafiem os vossos artistas a meter mãos à obra. Neste post já deixei algumas sugestões para a construção de terços artesanais. Hoje ficam mais algumas. Enviem as vossas fotos!

 

E por falar em Famílias de Caná... De que estão à espera para se inscreverem no retiro?

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:45


2 comentários

De carla a 05.07.2014 às 01:11

Eu já fiz uma encomenda.... E das grandes.....

De Anónimo a 05.07.2014 às 22:49

A festa de fim de ano do Jardim de Infância onde trabalho foi ontem. Falei com alguns pais no sentido de os alertar para a necessidade de darem mais atenção aos filhos, principalmente daqueles que de uma forma ou outra noto que estão muito carentes afetivamente , aproveitando as férias para passarem mais tempo juntos com menos televisão e computadores.
As respostas foram as que eu já esperava, infelizmente, que não os conseguem aturar e enquanto estão a ver os bonecos estão sossegados.
Desta forma, as férias são uma angustia para as nossas crianças e jovens, porque os pais não podem ,ou não querem estar com eles, e também não há resposta com atividades onde pudessem passar algum tempo a fazer algo em que se sentissem bem.
Os nossos jovens, na sua maioria, aderiam a propostas de atividades nas férias, mas também ninguém lhas proporciona.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D