Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O António e a graça divina

por Teresa Power, em 11.02.16

Hoje o António faz seis anos. Ena, é difícil acreditar que já passaram seis anos desde aquele dia em que o tomei nos meus braços pela primeira vez, bebé pequenino mas tão cheio de força, de doces olhos castanhos... Seis anos!

- Há quanto tempo não escrevo um post sobre as birras do António! - Comentei eu outro dia com o Niall.

- É verdade! Até nos esquecemos de que ele fazia tantas, tantas birras! Quando foi a última vez que fez uma?

- Nem consigo lembrar-me...

O António cresceu. Um crescimento cheio de desafios e lutas interiores, que ele, apesar da sua tenra idade, tão bem tem sabido gerir. Birra após birra, o António foi tomando consciência de como o seu comportamento precisava de afinação. Rezou, com a sua confiança infantil, pedindo a Jesus que o ajudasse a ser bom.

- Todos os dias peço ao Jesus para ser bom, sabes, mãe? Quando me deito, antes de adormecer...

E Jesus atendeu a sua oração pura. Já vão longe, as birras que duravam uma manhã inteira, ou que deixavam o António especado no chão, imóvel e inamovível, a gritar, perante os olhares surpresos de quem passava e a minha triste impotência. Já vão longe, as birras que nos faziam perder a paciência e reagir com palavras ou gestos violentos, de tão cansados ficávamos. Agora, as birras do António duram apenas alguns segundos, o suficiente para ele se dominar e acalmar. E nós suspiramos de alívio.

O mesmo carácter forte que se manifestava em birras sucessivas, revela-se agora numa força interior invejável. De todos os nossos filhos, nenhum supera o António em fortaleza! Confiante e seguro de si, o António adora novos desafios e não tem medo de nada. Se o Francisco encontrar uma salamandra no jardim, é o primeiro a ter coragem para pegar nela, antes de a devolver à natureza:

salamandra 1.JPG

  Se é preciso cuidar da horta, levar os cães a passear, limpar o galinheiro, ajudar o pai a montar qualquer coisa ou simplesmente varrer o chão da garagem, o António é o primeiro (ou o único...) a oferecer-se. Assim, teve direito, no ano passado, a considerar suas as flores que nasceram no nosso jardim, pois foi ele quem as semeou e quem as acompanhou, desde a terra à jarra no Canto de Oração:

flores antónio 1.JPG

 

horta 4.JPG

 

limpezas 6.JPG

 DSC05569.JPG

Patins, bicicletas, bolas, árvores, nada o assusta e tudo ele gosta de dominar com mestria.

DSC05267.JPG

DSC05058.JPG

 antónio árvore 1.JPG

As lágrimas sempre prontas deram lugar a gargalhadas também sempre prontas, e o António enche a casa de felicidade.

O António mostrou-me que lá onde residem as nossas maiores fraquezas podem também residir as nossas maiores virtudes, se nos abrirmos à graça divina; porque a teimosia pode ser transformada em fortaleza, a mesma vontade insistente que nos faz persistir na birra pode ser transformada na vontade insistente que nos torna santos. Não foi assim que S. Paulo passou de perseguidor dos cristãos para o seu maior apóstolo, e que Pedro passou de pescador de peixes a pescador de homens?

Aprendi com o António a pedir o auxílio da graça divina na construção do meu caráter. Como ele, também eu peço ao Senhor todos os dias que me faça boa, e que transforme os meus maiores defeitos nas minhas maiores virtudes. Disse o Papa Francisco:

"Se levantarmos o olhar humilde do nosso pecado e das nossas feridas para o Senhor, e deixarmos pelo menos uma abertura à acção da sua graça, Jesus faz milagres também com o nosso pecado, com aquilo que somos, com o nosso nada, com a nossa miséria." (in O Nome de Deus é Misericórdia). Como diz S. Paulo:

 

"Onde abundou o pecado, superabundou a graça." (Rm 5, 20)

 

Bem hajas por tudo o que me ensinas a cada dia, querido filho. Parabéns, António!

antonio_6 anos 2.JPG

antonio_6 anos 6.JPG

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:00


11 comentários

De Bruxa Mimi a 11.02.2016 às 07:05

Parabéns, António! Parabéns, Teresa e Niall!
Obrigada por este post. Também eu tenho de entregar a Deus as minhas fraquezas para que as transforme em fortaleza (só o conseguirá porque nada Lhe é impossível, porque as minhas fraquezas são muito fortes, se é que me faço entender!)

De D. a 11.02.2016 às 08:19

Parabéns ao António! Que tenha um dia muito feliz!

De Joana a 11.02.2016 às 09:35

Muitos parabéns ao António e à sua família. Que continue a crescer cheio da Graça do Senhor. Beijinho

De Anónimo a 11.02.2016 às 11:01

Lindo texto e muito verdadeiro! Podemos, de facto, usar o nosso feitio para o bem ou para o mal... É tudo uma questão de pôr os dons que Deus nos dá a render... Parabéns António!

(Mas penso que a mudança do carácter do António também se deve à educação que recebe dos pais. Felizmente não desistiram de o educar para o bem. Há tantos pais que não têm coragem de tentar mudar os comportamentos dos filhos e sabemos que isso tem consequências quando as crianças crescem e as «birras» continuam...)

De Anónimo a 11.02.2016 às 11:41

Eu desenvolvi "opiniões" sobre os 6 filhos através dos posts da Mãe. São todas boas, o que deve querer dizer que a Mãe não é parcial nos posts em que fala dos filhos. Quanto ao António (também influenciada pela fotografia), parece-me um menino traquinas, mas doce e gosto muito dele. Muitos parabéns!

De Catarina Silva a 11.02.2016 às 16:39

Parabéns ao pequeno Grande António!
Parabéns também aos seus pais e a toda a família!
No dia 14 (dia do retiro) também nós estaremos em festa com os 18 anos do filho mais velho e por isso não estaremos no retiro.
Um dia muito FELIZ!!! (sem birras claro, que isso são águas passadas ;))

De Rogério Ribeiro a 11.02.2016 às 18:23

Parabéns António!

De Anónimo a 11.02.2016 às 22:18

Muitos parabéns! Tal como o António, gosto muito de flores. Um menino que gosta de flores e de salamandras tem uma grande sensibilidade à beleza das coisas pequenas e isso é muito bom.

De CD a 12.02.2016 às 01:13

Não vos conheco, pelo que não posso formular uma oponiao muito credível sobre a vossa família, mas se isto -a transformação e a pureza do António e o generoso reconhecimento dos seus país - não é santidade, então não sei o que será.
Obrigado por serem Igreja!

De Teresa Power a 12.02.2016 às 18:30

Não nos conhece AINDA, porque as nossas portas estão sempre abertas, e os retiros também :) Queremos muito ser santos, sim, e se Deus quiser, com a sua graça e a nossa boa vontade, seremos. Mas ainda estamos muuuuuuuito longe! Se nos conhecesse ficaria desiludida. Sim, porque sempre ficaremos desiludidos com os homens, pois só o Senhor nunca desilude! Bjs

De Olívia a 12.02.2016 às 09:18

Como mais vale tarde do que nunca, espero que o dia de aniversário do António tenha sido um dia em grande como ele bem merece!
Beijinhos grandes para todos

(rezamos sempre por vocês!)

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D