Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O nosso retiro em Proença

por Teresa Power, em 15.07.14

O retiro Famílias de Caná em Proença foi a nossa estreia "fora de casa", isto é, fora da nossa paróquia. E porque Proença-a-Nova fica longe de Mogofores, e porque também algumas Famílias de Caná de Mogofores já estão em férias, a nossa equipa era muito pequenina: estávamos apenas nós e a família do Serge e da Rute, os nossos anfitriães em Proença! Mas Deus gosta muito de baralhar as nossas contas e multiplicar a nossa alegria, retirando-nos as seguranças humanas que ainda julgamos possuir: se neste retiro tivemos a equipa mais pequena de sempre, tivemos também o maior número de crianças de sempre! Oram vejam:

Quando viu este grupo de crianças e adolescentes reunido, o Niall olhou para mim um bocadinho aflito:

- Parece-me que hoje vou ter de trabalhar com crianças e jovens em conjunto! Não posso deixar um grupo tão grande de crianças para a Rute e o Serge... Quantos usam fraldas, sabes?

Depois rimo-nos juntos, o Niall encolheu os ombros e lançou-se sem mais na grande tarefa de orientar o retiro dos mais novos. Mudou algumas fraldas, sim, e passou algum tempo a evitar que a Sara se lançasse das escadas abaixo:

 

Mas a Rute e o Serge, mesmo sendo apenas dois, tinham as ideias muito bem organizadas, os materiais prontos e a calma necessária para que as crianças conseguissem fazer um belíssimo trabalho sobre as Cinco Pedrinhas:

 

 

Com algumas ferramentas que trouxemos de casa e com uma caminhada pela quinta do seminário, o Niall desafiou os jovens a construir os adereços para as crianças representarem a história de David e Golias:

 

No final do dia, os jovens e as crianças presentearam-nos com a sua representação, que nos fez rir à gargalhada:

 

Digam lá se os jovens não tiveram imaginação?

 

Depois de um belíssimo almoço partilhado, onde comemos em abundância e sobrou em abundância também, aconteceu o espectáculo de magia e evangelização do Francisco. A Sara não me deixou assistir a tudo, porque queria continuar a subir e a descer a bela e perigosa escadaria de mármore do seminário, mas as gargalhadas mantiveram-me bem informada sobre o sucesso de mais este espectáculo!

 

 

Na capela do seminário, celebrámos a Eucaristia. O padre Virgílio sorriu ao ver tantas crianças, e cheio de alegria confessou que não se lembrava de celebrar uma eucaristia para tantas crianças ali no seminário...

 

Tivemos ainda dois momentos fortes de oração em conjunto, pais e filhos, momentos de partilha e, naturalmente, os tempos de retiro, silêncio e ensinamentos para os pais. Estava entre nós um casal recém-casado, ainda sem filhos, que se sentiu desafiado a experimentar a espiritualidade das Cinco Pedrinhas desde já, para que os filhos, ao nascer, bebam logo desta fonte. Duas outras famílias - a família da Carmina e a da Sofia - vieram de longe, inspiradas pelo blogue, que conheciam há pouco tempo. Que coragem! A família da Carmina ficou alojada em casa da Manuela, amiga da Rute e do Serge, e pelos abraços e lágrimas das crianças na hora da despedida da Manuela, o acolhimento deve ter sido espantoso. A família da Sofia passou a noite, imagine-se, numa autocaravana, apenas para poder participar no retiro! Quando soube disto, senti uma enorme responsabilidade e um enorme respeito para com estas duas novas Famílias de Caná... Mas não preciso de ter medo: mesmo que eu os desiluda, Deus nunca o fará! E recompensará a cem por um a generosidade de quem foi assim capaz de renunciar a um único fim-de-semana disponível (é verdade...) para fazer um retiro familiar. Também as famílias locais estavam animadíssimas, cheias de entusiasmo e alegria.

 

No domingo, na missa paroquial, meditámos na Parábola do Semeador (Mt 13). Rezei ardentemente por todas estas novas Famílias de Caná e pelas que já estão em caminhada há mais tempo, para que sejamos sempre boa terra, capaz de acolher a semente da Palavra, essa Palavra que chove sobre nós diariamente, quer nas leituras da missa diária, quer na meditação dos mistérios do terço, duas faces da mesma "pedrinha" de Caná...

 

"Outra parte caiu em terra boa e deu frutos, uma cem, outra sessenta, outra trinta por um." (Mt 13, 8)

 

Na hora da despedida, ficou praticamente marcado o sexto retiro, lá para os lados de Setúbal. Talvez para setembro... Estejam atentos!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:00


9 comentários

De Olívia a 15.07.2014 às 09:10

É uma grande alegria ver o vosso trabalho e dedicação recompensado!

De Sofia Dias de Matos a 15.07.2014 às 11:34

Tinha dito à Teresa que acompanhava o Blogue, mas não comentava... Agora sinto-me impelida de ir comentando os posts. Como já referi no comentário ao post anterior, o que mais me encheu o coração foi de facto a importância que neste grupo é dada à família. Aqui não há conversões isoladas ou unilaterais. Há ensinamentos para o casal e para a família. O retiro é muito importante para a nossa família, foi um estimulo para o que sempre reivindicámos na Igreja, na nossa Igreja. Aquilo que sempre pedi, mas que nunca tive a coragem de implementar... Vemos aqui no exemplo da Teresa e do Niall que não se acomodaram e que foram fazendo crescer uma Igreja onde as famílias cabem e se completam. É esta a infinitude do Amor de Deus que nos acolhe como um todo. Quero tanto que Deus me dê a Sabedoria para conseguir também eu por as "mãos na massa". Com passinhos de bebé havemos de crescer com Jesus. Obrigado amigos pela vossa doação e muito especialmente pelo vosso Amor. Este obrigado é para a Teresa e para o Niall, mas também para a Rute e o Serge que nos receberam como se já nos conhecessem há uma eternidade... e se calhar conhecem!!!

De Teresa Power a 15.07.2014 às 12:37

Os comentários são uma forma de nos encorajarmos uns aos outros e criarmos laços cada vez mais fortes. Ainda bem que te tornaste uma "comentadora" de Uma Família Católica, Sofia! Vamos sair todos a ganhar!
Para nós foi uma verdadeira bênção conhecer-vos. O vosso dinamismo e a vossa coragem - vir de tão longe ao encontro do desconhecido... - são contagiantes! Vamos continuar a trabalhar em conjunto, em família, pelas famílias deste país! Que alegria!
Ab Teresa

De Anónimo a 15.07.2014 às 23:22

A Rute e eu lembrávamos que ainda há pouco tempo pedimos a Deus para conhecer mais famílias católicas. Passado pouco tempo conhecemos as Famílias de Caná e esta família maravilhosa: a família Power. Através das famílias de Caná, também temos o privilégio de conhecer outras famílias lindas, como a vossa, e sentirmos que estamos todos unidos como uma única grande família. Espero que muitas outras se juntem a nós. Abraço,
Serge

De carla a 15.07.2014 às 23:24

O que em Setembro começou numa bela quinta de uma aldeia pequenina, já chegou a Proença e, Deus saberá onde mais. Quem diria que em menos de um ano as famílias de caná tinham chegado tão longe.... Bem haja Teresa por todo o teu esforço e dedicação em fazer os outros felizes. Saímos todos mais cheios de Jesus depois de umas horas com vocês... Que Deus vos abençoe....

De carla a 15.07.2014 às 23:34

Serge, concordo contigo qdi dizes que é bom conhecer outras famílias que partilham o mesmo ideal que é Jesus. Conhecer e partilhar experiências é a forma mais fácil de fazer melhor todos os dias. Temos de nos encontrar mais vezes como fizemos no Buçaco e aprender com as experiências (e falta delas) uns dos outros. Vale a pena. Um beijinho para a rute e obrigado pelo pano. Ainda não o tenho, mas já sei que está ali ao lado. Bjs para todos.

De Rute Almeida a 16.07.2014 às 00:52

A Paróquia de Proença-a-Nova ganhou mais alegria, mais vida e entusiasmo com tudo aquilo que foi vivido neste quinto retiro das Famílias de Caná. Obrigado Teresa e Niall!
Com muita alegria colaborei neste retiro e o meu coração se encheu do Espirito Santo ao olhar para os rostos lindos de todas aquelas crianças a saborear a história da Bíblia do David e Golias tão sabiamente contada pelo Niall.
Mais novas famílias se juntaram a nós e ninguém ficou indiferente àquilo que Deus ia tocando nos nossos corações. Foi tão bom! Que alegria! tantas crianças e jovens naquela capela do Seminário junto dos seus pais! Que benção caminharmos em família! Venham daí mais inscrições para que se repita a experiência e se possa estender esta graça a mais famílias aqui na paróquia de Proença-a-Nova ou mesmo na nossa paróquia de Cardigos.

De Cardosos a 18.07.2014 às 17:48

Há tanto para dizer sobre este fim de semana...
- desde a chegada quase às 2h em casa da Manuela, o acolhimento que ela teve escancarando a sua porta para receber 7 irmãos que, na verdade, ela não conhecia de lado algum!
- conhecer e partilhar aqueles momentos com outras famílias; a iniciativa dos Power
- o acolhimento do Seminário de Proença
- a expressão de surpresa do Pe. Virgílio e a celebração da eucaristia de sábado
- a alegria dos pequenos a interagirem entre si
- o momento de magia (go Frankie!)
- o baptismo da Sofia
- o Pe. Ilídio e o seu acolhimento na eucaristia de domingo
- os banhos na ribeira
- a despedida com uma lagriminha no canto do olho...
- ... e podíamos continuar... muito mais fica por dizer

Esperamos que estas famílias cresçam e que "A" Família de Caná (segundo o Pe. Ilídio :-)) cresça por este mundo que tanto precisa. Talvez o próximo retiro seja mais a sul, em Setúbal ;-) Deus queira e permita que sim!
Um grande abraço,
Edu e Carmina

De Teresa Power a 18.07.2014 às 18:20

É verdade, queridos amigos, estamos mesmo a tornar-nos n'A Família de Caná! Quando nos encontramos nos retiros, vindos de tantos lados e sem nunca antes nos termos visto, apenas "lido", parece que nos conhecemos desde sempre... Só Deus pode fazer estas maravilhas! Sim, vamos a Setúbal em setembro! Ab Teresa

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D