Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os quinze anos e as águas profundas

por Teresa Power, em 14.03.16

Há nos quinze anos uma beleza escondida, uma luminosidade especial. Quinze anos! Quinze anos... A infância ficou definitivamente para trás, mas ainda não está definido aquilo que iremos ser... O corpo, a mente e o espírito despertam para realidades novas, e aos quinze anos já estamos a caminho das águas profundas de que nos fala o Evangelho:

 

"Faz-te ao largo e lança as tuas redes para a pesca." (Lc 5, 4)

 

A Clarinha já se fez ao largo, e há uns tempos que navega em águas profundas. Sem perder a transparência e a inocência da sua infância feliz, a Clarinha cresceu. Observo-a quando toma conta dos irmãos por sua livre vontade, contando-lhes histórias, ensinando passos de ginástica à Lúcia e à Sara, ajudando-os a vestir ou a tomar banho. Observo-a quando se oferece para me ajudar com a lida da casa, se repara que estou mesmo muito cansada, ou dobra meias enquanto rezamos o terço. Observo-a quando controla a vontade de me responder mal, mordendo os lábios para não dizer o que sabe que não deve, ou quando chora no meu ombro, pedindo desculpa depois de se ter excedido, ou ainda quando me perdoa, sorrindo, se por acaso fui eu quem se excedeu. Observo-a quando ri à gargalhada com o Francisco, conversando no quarto do irmão sobre coisas que só os dois partilham. Observo-a sentada à sua secretária, livros abertos com determinação, disposta a melhorar a cada dia os seus resultados escolares. Observo-a quando patina ao desafio com os irmãos, à volta da casa, numa velocidade estonteante. Observo-a de tablet na mão e auriculares nos ouvidos, visionando competições de ginástica e concursos de dança, ou conversando online com as primas e as amigas. Observo-a ao serão, no Canto de Oração, rezando concentrada.

Escrevo este post na manhã de sábado. A Clarinha está na cozinha a fazer a pizza para o almoço. Enquanto mistura os ingredientes e espera que o molho de tomate fique pronto, vai cantando, cantando, cantando, atingindo as notas mais agudas sem qualquer esforço.

DSC05856.JPG

 Ao cantar, a Clarinha alterna com naturalidade entre as canções pop da moda e as canções de Danielle Rose, uma cantora católica americana que descobriu no blogue da Marisa. "The Saint That is Just Me" é uma das suas canções preferidas, e ela canta-a de cor, com voz forte. Ao serão, também a costuma tocar na guitarra ou no bandolim, sentada em frente da lareira. Como Danielle, a Clarinha já intuiu que Deus nos chama à santidade, e que o caminho de santidade de cada um é único, irrepetível e insubstituível.

DSC05863.JPG

No Retiro em Lordelo, a Clarinha ficou muito tempo de joelhos, durante a adoração, a conversar com Jesus. No fim do dia, enquanto arrumávamos tudo para regressar a casa, a Clarinha voltou a escapulir-se para a igreja e voltou a ajoelhar-se diante de Jesus, para conversar com Ele mais um bocadinho.

"Não consigo imaginar a minha vida sem o Evangelho", diz-me ela de vez em quando. E continua, pensativa: "Como seriam os meus pensamentos? Como ficaria eu quando os testes correm mal, ou quando não consigo fazer um exercício de ginástica? Sem Jesus, acho que nada na minha vida faria sentido!" Este ano letivo não tem sido fácil para a Clarinha, que tem passado muitas horas a estudar matérias difíceis, e muitas outras horas a tomar decisões também difíceis, como se devem recordar (e como contei aquiaqui e aqui). A adolescência nunca é fácil, não é verdade? Mas todos os dias, ao serão, lemos em conjunto a Palavra de Deus, que a Igreja oferece na missa diária. Acredito que, mais do que os meus esforços como mãe, é esta Palavra partilhada, mastigada, contemplada, que dá à Clarinha a confiança para viver cada dia com alegria e simplicidade.

De facto, a cada dia que passa, a minha missão educativa vai diminuindo, e a missão educativa do próprio Jesus vai crescendo... É por isso que é tão importante - sobretudo quando se têm filhos adolescentes - meditar as Escrituras em família, proclamando não as nossas palavras educativas, mas as de Deus. João Batista sintetizou num único versículo o essencial da missão educativa cristã:

 

"É preciso que eu diminua para que Ele cresça." (Jo 3, 30)

 

Ser mãe da Clarinha há quinze anos tem sido para mim um enorme privilégio, e todos os dias agradeço a Deus ter-me oferecido esta filha e os seus irmãos para com eles partilhar a vida.

Senhor, à medida que a minha influência maternal for diminuindo na vida da Clarinha, aumenta, Te peço, a tua! Que ela navegue em águas cada vez mais profundas e seja santa, a santa que só ela pode ser...

DSC05876.JPG

E hoje que fazes quinze anos... PARABÉNS, QUERIDA FILHA!

DSC05878.JPG

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:00


16 comentários

De Rute Almeida a 14.03.2016 às 07:09

Parabéns Clarinha, hoje estarás presente na nossa oração familiar. Obrigada pelo teu sorriso e pelo teu testemunho. Um beijinho especial de todos nós, Família Almeida

De Bruxa Mimi a 14.03.2016 às 07:45

Parabéns, querida Clara! O teu sorriso é contagiante!
Mimi e companhia

De Marisa Milhano a 14.03.2016 às 08:05

PARABÉNS! PARABÉNS! MUITOS PARABÉNS CLARINHA!!!!!! :D :D :D

Obrigado Jesus, pelo exemplo de vida da Clarinha, um exemplo tão jovem mas já tão profundo e apaixonado!
Obrigado Jesus, pela beleza, pela pureza, pela autenticidade e pela simplicidade que tão bem caracterizam a Clarinha!
Obrigado Jesus, por todas as oportunidades que nos tens dado para aprendermos com ela e com a sua inspiradora família!
Obrigado Jesus, pelas Famílias de Caná!

Muitos beijinhos!!

De Olívia a 14.03.2016 às 09:59

Feliz dia de aniversário para a Clarinha!
Muitos beijinhos de todos aqui em casa e que Deus a continue a abençoar em cada dia!

De Sónia a 14.03.2016 às 10:31

Muitos parabéns à querida Clarinha, que toca a todos com o seu sorriso especial, as meninas falam muitas vezes dela :)

Que Deus seja sempre com ela!

Beijinhos

De Bruna Bastos a 14.03.2016 às 11:44

Clarinha, "The Saint That is Just Me" também é uma das minhas canções preferidas!! Mas não tenho a escutado muito, pois desato a chorar, de tão linda e profunda que é essa letra... ainda mais agora, na gravidez :)

Feliz aniversário! Que Deus continue te abençoando, e que Jesus continue sendo sempre o Motivo, a Luz, a Alegria da sua vida!
Já disse em outros posts o carinho especial que tenho por ti, rezo sempre pela sua vida e seus sonhos e sei o quanto Nossa Senhora tem cuidado de você e te moldado na forma dos santos... Do seu jeitinho, com as suas virtudes tantas vezes tão escondidas e reveladas somente à Deus!
Que Ele te abençoe, te dê saúde, muita alegria e paz!

um grande beijo da Bruna (e da Maria, que já está quase a nascer <3 )

De Joana a 14.03.2016 às 12:27

Parabéns Clarinha, pelo teu aniversário e pela menina bonita e abençoada que és. Um grande beijinho

De rita teles a 14.03.2016 às 13:23

Parabéns Clarinha!
Um grande beijinho de todos nós!
Quinze anos vividos e construídos na Graça de Deus!
A vida é sempre uma dádiva preciosa, e é tão comovente vê-la a crescer e crescer!

Rita

De Anónimo a 14.03.2016 às 13:40

Parabéns Clara! (Com 15 anos já não tens idade para ser Clarinha!)
Que continues a ser um exemplo para todos nós.
E que a Teresa continue a ensinar-nos que mais do que com as nossas palavras, devemos educar as crianças e os adolescentes com a Palavra de Deus!

De Bruxa Mimi a 14.03.2016 às 19:53

É engraçado, não me tinha apercebido que toda a gente (menos eu) tinha escrito Clarinha e não Clara! No entanto, e apesar de eu ter escrito Clara, acho que o "inha" não reduz em nada a "grandeza" dos 15 anos, antes traduz carinho de quem assim o quer expressar!

De Catarina Silva a 14.03.2016 às 15:10

MUITOS PARABÉNS!!!

A Clarinha é de facto encantadora, um doce de menina!

Que Deus te abençoe e te guie até à santidade.

Comentar post


Pág. 1/2




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D