Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A Cruz e as Famílias de Caná

por Teresa Power, em 13.09.14

Amanhã, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Diz-nos a Tradição da Igreja que Santa Helena, mãe do imperador Constantino I, impulsionou as escavações que conduziriam à descoberta da verdadeira Cruz de Jesus, no Gólgota. A Igreja do Santo Sepulcro foi então construída nesse mesmo local, por ordem do imperador, e no dia 14 de setembro do ano 335, um pedacinho da Cruz de Jesus foi posta à veneração dos fiéis.

Num tempo em que as canonizações se faziam por aclamação popular, Helena foi santa, não porque encontrou a Cruz de Jesus, mas porque encontrou, nessa sua descoberta, o Jesus da Cruz. Na verdade, hoje não precisamos de muito para encontrar a cruz. Ela espera-nos a cada esquina do nosso dia atribulado, e o mundo experimenta-a sob toda a espécie de sofrimento, doença, guerra, fome, violência. A cruz é companheira da vida. O difícil, e o que transforma tudo, é encontrarmos, como Helena, o Jesus da Cruz. Quando isso acontece, tudo se transforma, e tudo somos capazes de suportar, porque encontramos o Amor:

 

"Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro." (1Jo 4, 19)

 

As Famílias de Caná nasceram há um ano, no dia da Exaltação da Santa Cruz, quando realizámos o nosso primeiro retiro. Eram dez famílias e vinham cheias de vontade de escavar, escavar, escavar, até encontrar a Cruz da nossa Salvação, escondida sob o terreno pedregoso da vida. Como Santa Helena, no final do dia regressámos todos de coração cheio, porque nos tinhamos encontrado com o Jesus da Cruz!

Nesse primeiro retiro, os jovens construíram, com a orientação do Niall e a caixa de ferramentas do Francisco, uma belíssima cruz de madeira. Depois pintaram-na e enfeitaram-na com elementos da natureza ao seu redor. Ficou linda!

Foi essa mesma cruz que levámos no reencontro no Buçaco, como contámos aqui. Cada um dos jovens e das crianças mais velhinhas carregou a cruz à vez, e a alegria foi contagiante!

 

 

Amanhã é uma óptima ocasião para fazerem aí em casa crucifixos para os quartos dos mais novos, para o quarto do casal, para a sala, para a cozinha, para todas as divisões, como sinal de que queremos viver sob o signo da Cruz, a fonte da nossa alegria! Explicámos aqui como fizemos crucifixos com molas de madeira na quaresma do ano passado. Enviem as vossas fotos!

 

No próximo sábado teremos então o 6º Retiro Famílias de Caná. Como Santa Helena, será uma grande oportunidade para escavarmos no mais profundo do nosso coração até O encontrarmos, a Ele, o Senhor da Cruz! Façam as vossas inscrições o quanto antes (na coluna lateral deste blogue), porque já temos muitas famílias e em breve encerraremos as inscrições. Não se preocupem se não estão acostumados a estas coisas de Igreja, ou se não são cristãos ainda. Venham! Vai valer a pena...

 

E amanhã, domingo, cantem connosco os parabéns às Famílias de Caná, que completam um ano de vida!   

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:38




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D