Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Três dos nossos filhos foram baptizados no dia solene da Imaculada Conceição: o Francisco, o David e a Lúcia. Hoje é portanto um dia de muita festa cá em casa!
O dia vai começar com a Eucaristia no Santuário, seguida de procissão, percorrendo as ruas da nossa terra enquanto cantamos e rezamos o rosário. Depois, ao almoço, concluiremos solenemente, cá em casa, a novena da Imaculada Conceição. E à noite, na nossa oração familiar, os três aniversariantes acenderão as suas velas baptismais, para darmos graças em grande alegria.
Gosto de chamar a esta solenidade a festa da santidade. Nossa Senhora foi santa desde a sua concepção, no seio de Ana, porque Deus assim quis. S. Luís Maria Monfort tem uma frase, no seu Tratado da Verdadeira Devoção, que sempre me fez sonhar, pela sua poesia e a profundidade:
"Deus juntou todas as águas e chamou-lhes mar; juntou todas as graças e chamou-lhes Maria."
Maria viveu, desde o início, aquilo a que todos somos chamados: a graça da santidade. A leitura da festa de hoje diz assim:
"Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos altos céus nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo.
Foi assim que Ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença, no amor.
Ele predestinou-nos para sermos adoptados como seus filhos por meio de Jesus Cristo, de acordo com a sua vontade." (Ef 1, 3-5)
Somos chamados à santidade antes ainda de existirmos, tal como Maria... Maria nasceu com a veste nupcial vestida; nós recebemos esta veste no dia santíssimo do nosso baptismo, graças ao poder do sangue de Jesus, capaz de branquear o pecado mais escuro. Não somos capazes, como Maria, de manter branca a nossa veste? Confessemo-nos sem medo muitas e muitas vezes, e multipliquemos os gestos de amor, pois o amor cobre uma multidão de pecados.
Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós. Amén!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.