Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A mãe que eles fizeram nascer

por Teresa Power, em 04.05.14

Estou e estarei sempre grata aos meus filhos pela mãe que eles fizeram de mim. Na verdade, os meus filhos têm sido os melhores professores da minha vida. A cada novo dia, eles exigem de mim, sem sequer o saberem, maior generosidade, mais paciência, um sorriso, maior capacidade de escuta e de acolhimento. Graças a eles, vou-me tornando num ser humano mais bondoso e mais sábio e crescendo no conhecimento de Deus.

Nos meus primeiros anos de maternidade sentia-me muito frequentemente frustrada, irritada, perdida e confusa. Tudo parecia tão complicado! Queria fazer tudo bem, e achava que fazia tudo mal. Mas à medida que os filhos foram nascendo, e à medida que fui lendo, perguntando e procurando respostas - se eu tenho alguma virtude, é a de nunca me acomodar ao que já sei ou julgo saber, e procurar sempre aprender com quem me rodeia - fui também aperfeiçoando a arte de gerir as rotinas e os desafios de uma família numerosa.

 

Mas só mais tarde descobri o imenso poder da oração neste percurso da maternidade. De joelhos, rezando sozinha e em família, compreendi que sem o Espírito Santo, nunca poderia ser uma mãe cristã autêntica. Só Ele pode formar em mim e na minha família o Corpo de Jesus, como formou em Maria de Nazaré. De joelhos, aprendi a pedir perdão sempre que falho. De joelhos, aprendi a vencer o complexo de culpa que nos impede de saborear o momento presente. De joelhos, aprendi a pedir a ajuda do céu para lidar com os problemas que vão surgindo. De joelhos, aprendi a estar em cada momento onde Deus quer que eu esteja, e não onde eu acho que uma super-mulher devia conseguir estar. E tudo se tornou muito mais simples! Compreendi finalmente que Deus não nos pede o impossível - Deus pede-nos que Lhe entreguemos tudo o que somos, com generosidade, para depois Ele mesmo fazer o impossível. Educar uma família numerosa não é uma batalha, mas a escola de santidade onde Deus, meu Pai, me inscreveu. Educar é portanto, em primeiro lugar, pôr-me à escuta do Senhor, para aprender a fazer a sua vontade.  O salmista explica isto como ninguém:

 

"Se o Senhor não edificar a casa,

em vão trabalham os construtores.

Se o Senhor não guardar a cidade,

em vão vigiam as sentinelas." (Sl 127/126)

 

Os meus filhos ensinam-me muitas coisas boas pelo seu exemplo de vida. Eles fizeram-me interessar por temas que nunca antes me haviam entusiasmado, como ilusionismo, ginástica artística, equitação, parkour, engenharia, trabalhos manuais, carros de rolamentos, costura.

Mas eles ensinam-me também por aquilo que a sua educação exige de mim:

Com o Francisco, vou crescendo na escuta - ele é capaz de contar um episódio inteiro de um programa do National Geographic ou do mais recente site matemático que visitou, durante a nossa refeição familiar, sem que o choro ou o barulho dos irmãos o pareçam incomodar!

Com a Clarinha, torno-me mais carinhosa, pois ela precisa de muitos abraços para crescer.

Com o António, treino-me na paciência. Todos os dias peço ao Espírito Santo o seu dom de paciência, mas é graças ao António que eu o vou alcançando!

Com a Lúcia, cresço em doçura e treino-me a ralhar sem gritar, pois a Lúcia não suporta um grito - e eu sou capaz de gritar bastante!

O David arranca de mim um sorriso quase permanente.

A Sara relembra-me que não posso estar desatenta nem demasiado confortável, enquanto, com o seu passinho incerto, ela caminha de perigo em perigo.

O Tomás abriu em mim a fonte da fortaleza. Depois da sua morte, aprendi a não me queixar da vida.

Os meus filhos obrigam-me a vencer o meu egoísmo e o meu comodismo e a crescer, a cada dia, em generosidade e amor.

Os meus filhos fizeram de mim uma mãe.

 

Espero que, um dia, eles se orgulhem da mãe que tiveram e do que com ela aprenderam, como eu me orgulho - e muito - da mãe que tenho e de tudo o que com ela continuo a aprender. Mas já não me julgo tão importante nas suas vidas como julguei, já não tenho tanto medo de fracassar como tive, já não me culpabilizo de tudo o que corre mal, já não perco a cabeça porque nada corre como planeei. Agora sei que os meus filhos são antes de tudo, filhos de Deus, e precisam mais de Deus do que de mim. Terá de ser "o Senhor a edificar a casa", e não eu. Se Deus me escolheu para os conduzir até Ele, eu só tenho de agradecer tão grande privilégio! Pois como continua o salmista a dizer:

 

"Os filhos são uma bênção do Senhor,

o fruto das entranhas, uma verdadeira dádiva." (Sl 127/126)

 

Cada momento passado com os meus filhos é para mim mais uma oportunidade de aprender nesta escola onde o Senhor me inscreveu e onde Ele Se quer encontrar comigo, agora e na eternidade.

Obrigada Francisco, Clarinha, Tomás, David, Lúcia, António e Sara, pela mãe que fizeram nascer!

Obrigada, Senhor, pelo dom da maternidade!

Ámen.

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:36


4 comentários

De Joana Rocha a 04.05.2014 às 15:25

Teresinha, que post tão comovente! É sempre precioso ler as suas palavras tão sinceras, perceber a sua paciência e serenidade tão autênticas. Feliz tarde para si. Parabéns por ter uma família lindíssima e grande. É uma inspiração. É mesmo.
Obrigada!
Joana

De Teresa Power a 04.05.2014 às 15:38

Obrigada querida Joana! Vamos agora fazer um piquenique no parque! Bjs Teresa

De Talita Cruz a 19.05.2014 às 13:39

Olá, Teresa! Sou brasileira, católica e mãe de três filhos (dois no Céu e uma menina de 1 ano e 3 meses). Descobri seu blog há pouco tempo e me alegro por você compartilhar experiências tão ricas da vida em família. Que Deus vos abençoe e Nossa Senhora interceda, dia a dia, por sua família e ser lar!

De Teresa Power a 19.05.2014 às 13:41

Obrigada, Talita! Reze por nós, que nós rezaremos por vós também! Deus vos abençoe! Ab Teresa

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D