Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Como tinha dito aqui, decidi marcar um dia para o senhor padre nos atender a todos em confissão. Assim, ontem à tarde lá foi a família Power até ao Santuário. Apenas o Niall não esteve presente, pois já está a trabalhar. Terá de marcar outra hora!
Antes de sairmos, recordei com a Lúcia o que estava prestes a acontecer:
- Hoje é um grande dia, não é verdade, Lúcia?
- Sim, vou confessar-me - Respondeu ela solenemente.
- E tu lembras-te de algum disparate que tenhas feito e que tenha causado tristeza a Jesus?
- Acho que Jesus não gostou quando eu espetei as unhas no braço do António. E acho que também não gostou quando eu tirei os legos ao David.
- Sim, não deve ter gostado. Queres que te ajude a lembrar de mais algumas coisas?
- Sim!
- Vamos lá ver... Se calhar já disseste algumas mentiras, não? E nem sempre obedeces à mamã...
- Pois é.
- E então o que é que vai acontecer na confissão?
- Vou falar com o senhor padre, mas não é bem com o senhor padre. É com Jesus!
- Isso mesmo! Durante a confissão, o senhor padre representa Jesus para nós. Porque Jesus quer que a gente escute a sua Palavra de perdão! Ele quer que a gente escute mesmo aquela Palavra tão bonita: "Vai em paz, que os teus pecados estão perdoados."
- É então que acontece a festa?
- Sim, logo que os teus pecados, os teus disparates, ficam perdoados, começa a festa! A tua alma fica mais brilhante do que o sol, tão bonita como no dia do teu baptismo.
- Posso levar o meu vestido mais lindo?
- Claro! Quero que vás muito bonita. E penteia o cabelo!
- Mamã, o Tomás também está na festa?
- Sim, está o Tomás, está o teu anjo da guarda, e estão todos os santos do céu! Quando alguém confessa os seus pecados e pede perdão a Jesus, Jesus fica tão feliz que todo o céu entra em festa! O que Jesus mais gosta de fazer é perdoar os pecados. A confissão é uma das mais belas festas do céu!
A Lúcia sorriu, feliz. Com a ajuda da Clarinha, escolheu o seu vestido, penteou-se e calçou-se. Finalmente, lá fomos todos até ao Santuário.
O senhor padre estava à nossa espera. O Francisco foi o primeiro a confessar-se, seguido da Clarinha e do David. Depois foi a vez da Lúcia. Sorridente, entrou no confessionário...
Quando saiu, trazia um sorriso sereno e vinha feliz...
A Sara e o António não acharam muita graça a ficarem do lado de fora, e fizeram o que puderam para serem admitidos lá dentro também:
E conseguiram! Divertido, o senhor padre abençoou-os e conversou com eles, antes de me confessar a mim.
Regressámos a casa.
- Mamã, a festa no céu já começou?
- Já, Lúcia! Neste momento, os anjos e os santos estão todos à gargalhada...
"Em verdade vos digo: há mais alegria no céu por um pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão." (Lc 15, 7)
Talvez estejam a pensar: a Lúcia, que ainda não fez seis anos, com pecados? O importante, nesta fase, não é se a Lúcia tem ou não pecados; o importante é a Lúcia interiorizar o gesto, o ajoelhar, o contar, o confiar no sacerdote, o perceber que ele representa Jesus e a Igreja; o importante é a Lúcia não crescer com medo do sacramento, mas descobrir a alegria do perdão; o importante é a Lúcia ser conduzida ao sacramento pela sua família, num ambiente de festa, intimidade, naturalidade e alegria. Como em tudo na vida, aprendemos primeiro o gesto, e com o tempo, enchemo-lo de significado... Quando, um dia, a Lúcia precisar realmente do poder do sacramento, o hábito já estará criado. A rotina sadia da confissão frequente fará com que nada separe a Lúcia do amor de Jesus!
Hoje, a Lúcia cresceu mais um bocadinho...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.