Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Quaresma é altura de meditar mais intensamente na Via Sacra, o Caminho que Jesus percorreu para nos salvar. Cá em casa procuramos tornar esta meditação o mais vivida e concreta possível, para que ninguém se canse ou se distraia enquanto a fazemos, pequenos e grandes. Assim, este ano seguimos as propostas do blogue Familia Católica e construímos a nossa Via Sacra:
Começámos por escolher na net desenhos apelativos de cada estação. Com a ajuda da Clarinha, os mais novos recortaram e coloriram cada desenho, que depois colaram numa cartolina vermelha. Foi a minha vez de trabalhar, cortando a cartolina aos pedaços, com a forma de corações, que plastifiquei. Que alegria, quando a Lúcia, o David e o António apreciaram o seu trabalho plastificado!
Domingo à tarde, colocámos no chão da sala a grande cruz de madeira pintada, feita pelo Niall e os jovens no primeiro retiro de Famílias de Caná, naquele dia feliz da Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro de 2013. Rodeámos a cruz com velas pequeninas, que a Sara se esforçou por agarrar...
Depois de cantarmos, iniciámos a meditação das estações da Via Sacra. Introduzimos cada uma delas com a invocação, em verso:
"Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus!
Que remistes o mundo pela Vossa Santa Cruz!"
À vez, cada um procurava no montinho de corações a estação correspondente, e com um pouco de "bostick", colocava-o sobre a cruz. Houve estações para todos, e alguma brincadeira enquanto se remexiam os corações de papel!
(Cuidado com os dedos, Sara!)
Fizemos as meditações a partir do texto da Via Sacra que escrevi para o nosso encontro no Buçaco, no verão passado, e conversando depois naturalmente sobre cada passo do caminho de Jesus. Todos participaram animadamente na meditação-conversa!
Entre cada estação rezámos um "Glória ao Pai", intercalado com alguns "Não mexas, Sara!" "Não empurres o António, David!" "Senta-te direita, Lúcia!" E outras pequenas interjeições, que deixo à vossa imaginação.
Por fim, junto da cruz iluminada e colorida, cantámos.
- Ficou linda a Cruz, não ficou, mamã?
- Ficou, filhos. As estações estão muito bem pintadas!
- Eu pintei esta. A de cima foi pintada pelo António e é por isso que não está dentro dos riscos!
- Não digas isso, Lúcia!
- Mamã, sabes onde está o véu da Verónica?
- Está num convento em Itália.
- Ah! E as pessoas sabem os sítios onde Jesus caiu, onde Lhe bateram, e tudo isso?
- Sabem, porque desde sempre os cristãos quiseram meditar no Caminho da Cruz! De geração em geração, foram contando uns aos outros como tudo se passou.
- Ah!
Foi uma experiência maravilhosa! Se quiserem meditar também na Via Sacra a partir do texto das nossas meditações (levemente adaptadas a partir do texto já escrito para o Buçaco), ele aqui fica: Via Sacra.pdf.
"Tenho os pés colados às suas pegadas.
Segui os seus caminhos sem me desviar." (Jb 23, 11)