Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Há algum tempo atrás, o David falou-me no seu desejo de ser acólito. Disse-lhe que, quando quisesse, me informasse, para tratarmos disso.
E assim foi: no último domingo, durante a Festa da Palavra, o David segredou-me ao ouvido:
- Acho que no próximo domingo já posso ser acólito.
- Tens a certeza? - Perguntei-lhe, também ao ouvido.
- Tenho. Podes dizer ao senhor padre.
- No fim da missa, tu próprio lhe dizes - Respondi.
E no fim da missa, o David fez o seu pedido ao senhor padre. Poderia ele ser acólito?
- Claro, David! - Foi a resposta entusiástica. - Vamos já procurar uma túnica para ti... Acho que são todas muito grandes, mas talvez se dê um jeito! Entretanto, vamos ali falar com a Lena.
A Lena, mãe de uma Família de Caná, é catequista e é também responsável pela formação dos acólitos, fazendo com eles um trabalho excelente.
- Que alegria, David! Vamos já tratar de tudo - Sorriu a Lena.
Ontem, o David acordou muito feliz.
- É hoje que vou ser acólito, mãe?
- Sim, David. Estás preparado?
- Estou - Respondeu com simplicidade.
Ao chegarmos ao santuário, entreguei-o à Lena e aos outros acólitos. A Lena tratou logo de lhe arranjar uma "madrinha" para o orientar nos primeiros passos: a Beatriz, a filha mais velha da Isabel, de quem vos falei no sábado. O David conhece a Beatriz desde que nasceu, e com ela está à vontade!
Foi a Beatriz que lhe vestiu a túnica e que o ensinou a beijar o crucifixo:
Durante toda a eucaristia, o David esteve muito compenetrado no seu novo serviço:
Enquanto o observava, tão pequenino e tão sério, tão traquina e tão compenetrado, recordava-me do pequeno Samuel, que a sua mãe consagrara ao Senhor e que entregara no Santuário de Silo, para poder servir a Deus:
"O pequeno Samuel, cingido com uma faixa votiva de linho, exercia o seu ministério diante do Senhor. Sua mãe tecia-lhe uma túnica que lhe levava todos os anos, quando ia com seu marido oferecer o sacrifício anual." (1Sm 2, 18-19)
O David serviu como acólito pela primeira vez no Dia dos Seminários. Que à semelhança de Ana e de Elcana, pais de Samuel, também as famílias cristãs se alegrem com a oferta dos seus filhos ao Senhor!
E Tu, Senhor, digna-Te visitar a nossa casa e conceder-nos a honra de chamar os nossos filhos para Te seguirem! Ámen.