Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Uma forma de ajudar os mais pequenos a meditar e a contemplar as festividades da Igreja é pedir-lhes um desenho ou oferecer-lhes uma página para colorir sobre o mistério que celebramos. Podemos encontrá-as às centenas na Net, bastando escolher aquelas de que mais gostamos. Nòs servimo-nos de alguns sites de catequese e de blogues católicos, como por exemplo o blogue de uma família católica americana.
A Lúcia e o António entretiveram-se a colorir as suas páginas, durante a tarde. Enquanto o faziam, iam fazendo perguntas e partilhando as suas respostas um com o outro. O seu diálogo era mais ou menos assim:
- Eu acho que Nossa Senhora levava Jesus ao colo.
- Não vês que Ela levava as pombinhas? S. José é que levava Jesus ao colo.
- Vou pintar tudo escuro porque era de noite.
- De noite? Não vês que era de dia? E além disso Jesus encheu tudo de luz?
As suas discussões fizeram-me lembrar as discussões que os judeus gostam de ter em redor da Palavra, partilhando interpretações e aplicações. E as discussões que também nós, cristãos, devemos ter em redor da Palavra, para a podermos conhecer, aprofundar, experimentar e praticar.
Nem sempre conhecemos bem as histórias por detrás das celebrações litúrgicas. Ter a Bíblia à mão é uma óptima ajuda, pois em qualquer momento podemos abri-la e procurar as respostas que as crianças nos pedem - e aprender também nós! Colorindo, desenhando, ouvindo, narrando, lendo e conversando, vamos levantando o véu e penetrando nos mistérios de Deus...