Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Aquele indivíduo

por Teresa Power, em 08.11.14

Os alunos de uma das minhas turmas do curso vocacional (curso alternativo ao percurso escolar normal, que visa permitir a conclusão do ensino básico a alunos que, de outra forma, nunca o fariam) estão a ter sérios problemas de comportamento. Em conjunto, temos procurado estabelecer regras e delinear estratégias, mas nada parece resultar. Na última reunião que tivemos, o director de turma contou-nos:

- Sabem como é que o pai do B. se referiu ao filho, quando o convoquei para vir à escola tomar conhecimento das faltas disciplinares? Não vão acreditar... Ele nunca disse "o meu filho"; mas repetiu vezes sem conta "aquele indivíduo"...

 

É chocante, para nós pais dedicados, imaginar o tipo de relação que existirá numa família assim. Se o jovem B. é para o seu pai "aquele indivíduo", para quem será ele filho? E se não for filho para ninguém, com quem aprenderá a amar?

Mas o jovem B. tem um pai, sim - o Pai que em primeiro lugar o chamou à vida, e que o ama ao ponto de, por ele, dar a vida: o Senhor, nosso Deus. Terá B., algum dia, a felicidade de descobrir a sua verdadeira filiação? Se a descobrir, a sua vida não terminará na delinquência ou na droga, mas converter-se-á, isto é, mudará de rumo de uma forma absoluta e total. É que nada é mais poderoso que a descoberta do amor de Deus por nós!

 

Teremos já nós feito esta descoberta? Será Deus para todos nós um Pai, com quem gostamos de estar e que amamos e respeitamos? Sabemo-nos filhos queridos, profundamente amados? Ou referimo-nos ainda a Deus como "aquele indivíduo", falando das regras de convivência da sua Casa como imposições grosseiras, evitando sentarmo-nos com Ele à mesa da Eucaristia, recusando os seus convites para uma conversa íntima através da oração, ignorando a sua Palavra paternal? Quem é Deus para nós? E quem somos nós para Deus?...

 

Quando Jesus se levantou das águas do Jordão, depois de ter sido baptizado por João, 

 

"...os céus abriram-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele de forma corpórea, como uma pomba. E do céu ouviu-se uma voz:  «Tu és o meu filho muito amado, em quem pus todo o meu enlevo.»" (Lc 3, 22)

 

O maior título de glória de Jesus, aquele no qual somos abençoados todos os dias da nossa vida, não é o de Senhor, Messias ou Salvador, mas o de Filho. E o maior título de glória de Deus Pai não é o de Criador, mas precisamente o de Pai. Quando nos revelou o nome de Deus, tornando-o pronunciável, Jesus revelou-nos a Trindade:

 

"Ide e fazei discípulos em todas as nações, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28, 19)

 

Em Jesus, Deus adoptou-nos a todos como filhos muito amados. No preciso instante em que surgimos do nada, um espírito e um corpo numa minúscula célula dentro das nossas mães, a voz de Deus ressoa, paternal, por toda a eternidade:

 

"Tu és o meu filho muito amado."

 

No dia soleníssimo do nosso baptismo, quando os céus se abrem e o Espírito desce sobre nós, a voz de Deus ressoa de novo, desta vez acompanhada do sinal poderosíssimo do Sangue de Jesus entregue por amor, no qual somos baptizados:

 

"Tu és o meu filho muito amado."

batismo 2.JPG

Deixemos que esta voz ressoe agora dentro de nós... Deixemo-nos amar incondicionalmente pelo Pai! Então, o nosso coração converter-se-á, totalmente rendido a este amor absoluto e eterno.

Que assim seja para B., e que assim seja para cada um de nós! Ámen.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:50


11 comentários

De Nathalie Ribeiro a 08.11.2014 às 11:31

Olá Teresa! :D

Mais um lindo texto! Confesso que muitas vezes tenho dificuldades de abrir meu coração para receber esse amor do Pai, mas como disseste no post anterior, Ele tem colocado muitas pessoas a caminhar do meu lado e a me ajudar. Inclusive vocês, aí de tão longe! Todas as manhãs venho até aqui, e sempre, sempre, saio com um sorriso rosto e com o coração mais confortado.

Hoje estarei a fazer uma prova muito importante para tentar uma vaga para o curso de medicina numa universidade pública daqui. Passei todo o ano a me preparar e a estudar, mas estou um pouco nervosa. Serão quatro horas meia de prova, começando ao meio dia aqui e às 15:00h daí.
Rezas por mim? Sei que estás sempre tão pertinho de Deus e de Nossa Senhora! ;)

Um grande abraço à todos!

De Nathalie Ribeiro a 08.11.2014 às 11:34

Bom, 15:00 de Lisboa segundo o Google! É que não sei como funcionam os fusos horários daí. Hehehehe... =D

Beijos!

De Teresa Power a 08.11.2014 às 11:40

Rezarei agora mesmo! E rezarei às 15 horas também. Que o Senhor te abençoe! E que o curso de medicina que pretendes tirar seja para melhor O servir e amar! Um beijinho muito grande, Nathalie!
Ab Teresa

De Marisa Duro a 08.11.2014 às 14:08

Nathalie, eu também rezarei por ti!!!
Que felicidade será quando fores oficialmente minha colega!
Muita força, muita calma!
Muita fé, na ajuda de Deus, de Jesus, do Espírito Santo e de Maria!

Vai correr tudo bem!
Beijinhos

De Anónimo a 08.11.2014 às 16:57

Neste momento são 14h 55m em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em Lisboa são 16h 55m (já estamos com a hora de Inverno desde o último fim-de-semana de Outubro). Ainda está no seu exame e estou a rezar por si. Penso que a força das orações não depende do mérito de quem pede, por isso também a minha oração pode ajudar.

De Nathalie Ribeiro a 09.11.2014 às 01:42

Que alegria voltar aqui e encontrar comentários tão lindos!!!
Correu tudo bem no exame, estive muito calma, tenho certeza que foi graças às orações de vocês! Obrigada, obrigada, e mil vezes obrigada!

Querida Marisa também leio o teu blog, mas sempre tive vergonha de comentar. És tão jovem e tens uma fé tão madura! Também quero me tornar médica para defender a vida. Quero cuidar de mulheres que pretendem ter muitos filhos, quero que elas possam ter uma médica que não vai olhá-las como se fossem loucas! =D

Querido Anônimo muitissimo obrigada pelas suas orações! Deus, de fato, escuta a todos nós, e tenho certeza que a tua prece foi ouvida.
A tua oração ajudou-me muito! =D

Por fim, querida Teresa, primeiramente peço desculpas por estar abusando assim desse teu espaço na internet. Também te agradeço muitissimo pelas tuas preces!!!Sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas considerto-te uma amiga muito querida.

Às vezes me pego a comentar com as pessoas daqui sobre ti. Pequenas coisas como: " Hoje os filhos da Teresa vestiram-se de santos..." ou " A Teresa postou um texto muito interessante sobre isso..."
Então os mais próximos me perguntam "Mas quem é Teresa??" E lembro-me que moras aí do outro lado do oceano.
Tão longe e ao mesmo tempo tão perto.

Amanhã farei a segunda parte do teste. No mesmo horário de hoje, 12:00h aqui em Recife (13:00 horário de Brasília). Vocês pensam só mais um pouquinho em mim? Já agradeço com antecedência!!! ;)

Grande abraço em todos! E que Deus vos proteja!

De Teresa Power a 09.11.2014 às 08:05

Vai correr bem, Nathalie! E não abusaste nada, pelo contrário - um dos grandes objectivos deste blog é a união de orações! Rezando uns pelos outros, deixamos Deus agir no meio de nós e converter o nosso coração. Só isso importa! Que Deus te abençoe! Bjs grandes deste lado do mar
Teresa

De Anónimo a 09.11.2014 às 10:57

Rezo, sim, Nathalie. A segunda parte também vai correr bem!

De Marisa Duro a 09.11.2014 às 16:02

Oh Nathalie, que palavras tão queridas, tão doces! Obrigado!! :)
Também hoje estou a rezar por ti!!!
Hoje ainda vai correr melhor, vais ver!
Pedi ao meu anjinho da guarda para estar hoje ao teu lado, espero que ele me escute e te acuda!!!
Muitaa muitaaa boa sorte!! E mais mais fé!

Muitos beijinhos!!

De Carla a 09.11.2014 às 02:58

Nathalie, estou com uma insonia imensa. Vou rezar um terço por ti. Na missa, irei pedir a jesus que te coloque no altar.... boa sorte.... bjs carla

De Nathalie Ribeiro a 11.11.2014 às 02:55

Olá a todos!
Voltei para comunicar que mais uma vez correu tudo bem! Agora é só esperarmos os resultados. Assim que saírem aviso-vos. =D
Todos os meus obrigadas serão insuficientes para agradecer-vos pela orações! Esta linda corrente que se formou aqui, independente do resultado das provas, para mim já foi um presente. Mais uma vez o meu muitissimo obrigada!

PS: Não tenho blog do sapo, mas se quiserem manter o contato com uma amiga do Brasil este é o meu e-mail:
nathalie_ribeiro@hotmail.com

E Teresa continuo a abusar do teu espaço não é? Kkkkkkkk

Grande abraço que atravessa o Atlântico! Fiquem com Deus!

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D