Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
No sábado passado, encerrámos as actividades da catequese deste ano lectivo. Mas não foi um encerramento qualquer: foi uma festa de casamento! É verdade: anunciámos previamente este belo casamento e pedimos a todos, pais e filhos, que trouxessem arroz e pétalas para deitar aos noivos, bem como um lanche para partilhar no fim - parece que os noivos não quiseram gastar dinheiro no Copo de Água!
Segundo ouvi dizer, houve muita gente intrigada com esta história do casamento, e foram feitas muitas suposições. Ainda bem! Quando chegou a tarde de sábado, as crianças e os pais aglomeraram-se no exterior do Santuário, à espera da saída dos noivos. E então...
Que belos noivos! Estamos em Caná, há 2000 anos atrás. E quem está entre os convidados?
Maria e Jesus, de Nazaré, amigos de infância dos noivos! Que grande alegria reina entre todos! Muito divertidos, dirigimo-nos ao refeitório, onde se comemorarão as famosas Bodas:
Finalmente, no refeitório, começamos a festa. Há "vinho" para todos!
Ou não? Parece que há ali uns meninos a pedir mais, e parece que já se acabou... Será possível? Maria está atenta. E vai ter com Jesus:
- Filho, eles não têm vinho.
- Que temos nós com isso, Mãe? Ainda não chegou a minha hora!
Maria nem respondeu. Foi ter com os serventes - crismandos trabalhadores contractados à última hora... - e disse-lhes:
- Está entre nós um grande profeta. Chama-se Jesus. Façam tudo, tudo o que Ele vos disser!
Depois, Maria olhou para Jesus, e Jesus aproximou-Se dos serventes. Já sabem o que aconteceu então...
As "talhas" encheram-se de água, e - milagre! - a água transformou-se em "vinho"!
Levaram o vinho ao chefe da mesa, que com voz forte e muitos gestos exagerados (ou não fosse ele o Niall!) exclamou:
- Todos servem primeiro o vinho bom, e só depois de terem bebido bem, o mais fraco. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!!!
No meio de uma enorme animação, partimos então o bolo da noiva, e festejámos a valer!
Antes de abrirmos os nossos lanches, escutámos algumas palavras do senhor padre: "Os noivos de Caná tiveram uma ideia maravilhosa: convidar para a sua festa Jesus e Maria! Convidemos nós também, para a festa das nossas vidas, Jesus e Maria, e veremos os milagres acontecer!"
As Bodas de Caná (Jo 2, 1-12) são a grande celebração da presença de Deus na família. Em breve teremos novo retiro para Famílias de Caná, desta vez em Proença-a-Nova. Será uma óptima oportunidade para convidarmos Jesus e Maria a fazer a festa em nossa casa! Quem alinha?