Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Aventuras na Terra de Jesus

por Teresa Power, em 04.06.14

Há algumas semanas atrás, o carteiro voltou a visitar-nos, para grande alegria do António, como se devem lembrar (se não se lembrarem, cliquem aqui)! Desta vez, trazia um embrulho vindo de Braga. Era um presente do padre Pedro Tomé Boléo, que tem acompanhado este blogue com a sua oração. Lá dentro, dois curiosos livros de aventuras: Aventuras na Terra de Jesus, volumes I e II, ambos escritos pelo padre Pedro Tomé Boléo e publicados pelas Edições Diel.

- Lê, mãe, lê! - Pediram os mais novos, entusiasmadíssimos. - Podes ler hoje à noite?

- Sim, está combinado!

 

Cá em casa, costumamos "agrupar" os filhos quando se trata da hora de deitar, da hora da história, etc. Assim, os primeiros a ir para a cama são o António, a Sara e a Lúcia. Sentados sobre a cama de um deles, têm direito, em conjunto, a uma história do Noddy, do Ruca ou de algum outro personagem da sua escolha. Depois, é a vez do David. Também ele tem direito a uma história, mas já não uma história qualquer: tem de ter capítulos e ser muito grande, estendendo-se ao longo de duas semanas ou mais. As últimas histórias que lhe li foram a Heidi, de Joana Spyri, e História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda. Histórias longas, belas e não necessariamente infantis! Mas com a cabeça encostada ao meu ombro, ele escutou embevecido, a sua imaginação a trabalhar, o cansaço do dia a entrar no sonho, o gosto pela leitura a nascer. Como o Francisco e a Clarinha, e como, daqui a uns tempos, os irmãos mais novos, também ele terá direito a escutar um capítulo de uma história até perto do final do segundo ciclo.

Na semana passada, comecei então a ler as Aventuras na Terra de Jesus. Como a Lúcia está quase, quase a terminar a pré-escola e a entrar no primeiro ciclo, alcançou o direito de se deitar à mesma hora do David. As Aventuras na Terra de Jesus são a sua estreia na "hora do conto" dos irmãos "médios"!

 

Não conheço mais nenhum livro para crianças assim. A história passa-se há dois mil anos atrás, em terras da Galileia e da Judeia. Os heróis destas aventuras são dois primos, o Gonçalo e o Afonso - dois sobrinhos do padre Pedro... - , vizinhos e amigos de Maria e de José. Podem imaginar as aventuras que eles vão viver, e que começam logo quando surpreendem Maria a conversar com um anjo...

Terminámos ontem o primeiro volume. Lemo-lo depressa, pois o David e a Lúcia não se contentavam com um capítulo por noite! E eu fui cedendo, tão curiosa quanto eles.

 

A única maneira proveitosa de ler os Evangelhos e toda a Bíblia é entrar nas histórias e tornarmo-nos protagonistas da maior aventura da humanidade: o encontro com o Senhor. É preciso estar lá, quando Jesus nasce, adorá-l'O como os Magos O adoraram, amá-l'O com o carinho de Maria e de José; é preciso estar naquela árvore quando Jesus nos convida a descer, como Zaqueu; é preciso sentarmo-nos a seus pés, como a irmã de Lázaro; é preciso gritar por Jesus para que nos abra os olhos, como Bartimeu; é preciso ajoelhar diante da Cruz imensa, acolhendo o Sangue e a Água em nossos corações; e como Tomé, é preciso pôr a nossa mão no Sagrado Coração de Jesus e confessar: "Meu Deus e meu Senhor!"

 

Contar as histórias da Bíblia aos mais pequeninos não é nada de extraordinário. É simplesmente repetir o gesto de gerações e gerações de crentes, desde Abraão. Antes de ser escrita, a Biblia foi contada, narrada ao redor da mesa familiar. As suas histórias passaram de pais para filhos, até finalmente alguém as fixar por escrito. No tempo de Maria e de José, existia em Nazaré um único rolo com as Sagradas Escrituras, na sinagoga. E no entanto, Maria e José conheciam os salmos e muitas outras passagens das Escrituras de cor! Hoje, a Bíblia é o livro mais vendido na Terra. Talvez até tenhamos mais do que uma em casa. Mas quantos cristãos conhecem as suas histórias? Quantos cristãos as contam aos filhos? As Famílias de Caná são desafiadas a contar uma história ou a ler e meditar numa pequena passagem da Bíblia todos os dias. E segundo os testemunhos que tenho recebido, este gesto simples quotidiano tem sido uma imensa fonte de graças para a família inteira!

 

Entre tantos livros de aventuras disponíveis nas nossas livrarias, fico feliz por ter sido generosamente presenteada com o livro do padre Pedro Tomé Boléo. Que os meus filhos possam também, como o Gonçalo e o Afonso, ser protagonistas das aventuras do povo de Deus, caminhando em oração pela terra de Jesus - e trazendo com a vida Jesus para a sua terra!

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:37


9 comentários

De Cristóvão D. Sousa a 04.06.2014 às 10:31

Olá Teresa, também tenho lido histórias às minhas filhas à hora de deitar, sendo que de há uns tempos para cá têm sido histórias Bíblia (a partir de livros para crianças). Têm sido muito bom, não só para elas mas também para mim que sempre vou conhecendo algumas histórias do antigo testamento que eu vergonhosamente desconhecia.

Cristóvão (do retiro de Maio passado)

De gralha a 04.06.2014 às 10:49

Olá Teresa,
Será que me sabe dizer se estes livros estão à venda na Feira do Livro de Lisboa?
Obrigada

De Teresa Power a 04.06.2014 às 10:54

Não sei! Mas estão certamente disponíveis na Editora Diel online. A minha experiência com esta editora é muito boa, pois basta pedir o livro, pagar no multibanco e recebê-lo na volta do correio! Ab Teresa

De gralha a 04.06.2014 às 11:56

Muito obrigada, Teresa. Vou procurar.
Beijinhos,
gralha

De Olívia a 04.06.2014 às 10:52

É muito bom "retomar" a leitura da Bíblia, que depois de deixar de dar catequese, fui deixando de lado e apenas ia seguindo as leituras dos evangelhos... depois do retiro e do post sobre os livros tentei recuperar (através de portais de troca de livros) uma colecção de livros que a minha irmã teve e não sei de conhecem, chama-se Colecção Alice no país da Bíblia podem ver aqui http://www.paulinas.pt/Product_Detail.aspx?code=257 são histórias do Antigo e Novo Testamentos com ilustrações muito bonitas e escritas em forma de poesia. Ontem lemos a história de Rute, hoje leremos outra!
É curioso como nós pais nos aproximamos dos nossos filhos neste "bocadinho" de leitura e oração, certamente eles irão recordar-se um dia mais tarde de que no meio de tanta confusão e de tantos problemas tivemos sempre um tempo para eles e lhes deixamos esta semente de ler e transmitir a Palavra de Deus! Será mais importante do que deixá-los a ver televisão para estarmos descansados, ou dar prendas para que achem que é isso que é o mais importante da vida quando não o é!


De Carla a 05.06.2014 às 00:01

Nao tive oportunidade de conhecer o Cristóvao neste retiro, mas concordo com ele. Aqui em casa a historia e a meditaçao tb é no quarto, e é muito bom vê-las gostar e perguntar coisas acerca da historia. Nos dias que nao consigo ler a história, acho que lhes fica a faltar qualquer coisa. Um pouco como o biberao antes do bebé dormir.... Vou mandar vir estes livros.....

De Bruxa Mimi a 05.06.2014 às 08:11

Comprei em 2012, perto da altura do Natal, na minha paróquia, o primeiro livro das "Aventuras" e li-o à minha filha mais velha. Não sabia que já havia o segundo! Vou ver se já o têm à venda no mesmo sítio onde comprei o primeiro (se ainda não têm, hão de vir a ter).

P.S. - Já cá tinha vindo, a partir do Pais de Quatro, mas não criei raízes, não sei porquê... Acho que vou passar a ser uma visita mais regular (não necessariamente comentadora)!

De Teresa Power a 05.06.2014 às 09:16

Bem vinda, "Bruxa Mimi"! Neste blogue vamos partilhando a vida, a alegria, a fé, a presença de Deus entre nós! E os comentários são uma óptima oportunidade para toda esta comunidade em torno de Uma Família Católica crescer, por isso, força! Ab Teresa

De Bruxa Mimi a 10.11.2015 às 08:30

Acabei de comentar no post de hoje e só depois cliquei no link que veio dar a este post... para descobrir que foi o primeiro que comentei aqui - e para ficar a saber que foi em 2012 que comprei o primeiro volume! :-)

Posso acrescentar que nunca vi à venda o segundo volume aqui na minha paróquia, não sei porquê! Falta de atenção minha ou ele nunca esteve à venda mesmo... Mais uma razão para tentar ir logo à noite à apresentação do livro das obras completas!...

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D