Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
- Mãe, jogas às charadas connosco?
Um dos nossos jogos preferidos em família é o jogo das charadas: cada um, à vez, faz a mímica de um objecto, pessoa ou animal, e todos tentamos adivinhar. Não pensem que é um jogo fácil! Deviam ver a mímica altamente elucidativa do António para representar, imaginem, uma rocha a cair de uma falésia, ou os esforços do David para representar um pedal de bicicleta... As coisas de que eles se vão lembrar! Valha-nos a Lúcia, que geralmente é sempre uma mãe ou uma princesa, e a Sara, que costuma ser a última coisa que os outros foram, o que torna a adivinhação bastante simples.
- OK, jogo convosco, mas hoje fazemos umas charadas diferentes.
- Como?
- Charadas com as histórias da Árvore de Jessé! Vocês olham para os símbolos e representam-nos. Depois, contam a história!
- Boa!
- Que giro!
- Vamos lá então...
Adivinhem lá o que são estes meninos?
O David agitou as mãos e os braços. Sim, adivinharam: a Sarça Ardente! E este agora?
Claro! A queda de Jericó, ao som da trombeta! Quanto à Lúcia...
Balançando-se no tapete azul, a Lúcia foi a Arca de Noé sobre as águas do Dilúvio. Não custou a adivinhar!
A boa surpresa foi que os meninos conheciam bem todas e cada uma das histórias da Árvore de Jessé, que tinhamos contado ao longo de todo o Advento. É engraçado ouvir uma criança a repetir uma história, pois apercebemo-nos de que ela não memorizou apenas o enredo: memorizou a entoação e os pequenos detalhes que tornaram a história mais interessante. As crianças escutam as histórias como nós somos chamados a escutar a Palavra de Deus: com o coração.
Estaremos nós, famílias católicas, a contar suficientes histórias desse livro tão recheado de aventuras que é a Bíblia? Conhecerão os nossos filhos suficientemente a Palavra de Deus? Brincaremos suficientemente à volta desta Palavra de Vida? Trazemo-la para o nosso Tempo de Família? No Deuteronómio, o Senhor deixou um mandamento a todas as gerações de crentes:
“Trarás no teu coração todas as palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás muitas vezes a teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em casa ou andando pelos caminhos, quando te deitares ou te levantares. Hás de prendê-las á tua mão para servirem de sinal, e hás de escrevê-las no portão da tua casa.” (Deut 6, 4-7)
Aproveitemos as férias para brincar com os nossos filhos, enquanto lhes ensinamos a Palavra de Deus!