Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Hora de jantar. Todos parecem ter uma coisa para contar, mas eu também quero falar.
- Meninos, temos de aproveitar as férias do Carnaval para preparar uma coisa.
- Qual é?
- Alguém sabe o que é que vai começar na quarta-feira?
- Eu sei!
- Eu também! A quaresma!
- Exatamente. A quaresma! E por isso, temos de preparar o Canto de Oração.
- Claro!
- Alguém tem ideias?
- Eu! Estava a pensar no Rei David, porque gosto muito dele.
- Mas na quaresma pensamos mais em Jesus, que deu a vida por nós. O Rei David foi um pastor...
- E era capaz de dar a vida pelas suas ovelhas! Foi o que ele disse a Golias, não foi?
- Sim, foi! David explicou a Golias que nunca perdera nenhuma das suas ovelhas nas garras dos ursos e dos leões. Podemos ler essa história no Livro de Samuel, capítulo 17. David era muito valente! Mas Jesus ainda fez mais por nós. Como David, Jesus também é Pastor, o Bom Pastor, que veio à Terra e continua a vir para procurar as ovelhas perdidas. Somos todos um pouco como ovelhas perdidas... Ao contrário de David, contudo, Jesus deu a sua vida para nos libertar das garras dos leões e dos ursos. Jesus morreu na cruz, para que nós pudessemos regressar a Casa!
- Ah! Nunca tinha percebido como é que a Cruz nos podia salvar!
- Vês, David, na Cruz, Jesus deu a vida pelas ovelhinhas que nós somos... Meninos, acho que descobri o tema do nosso Canto de Oração quaresmal: o Bom Pastor!
- Ena! Que grande ideia!
E pusemos mãos à obra...
Depois de passar a ferro a "cortina de quaresma" e de a pendurar no Canto de Oração, procurámos na net imagens de ovelhas. Cada um escolheu a sua, que imprimimos de seguida. Depois, cada um pintou e colou algodão na sua ovelha - com a supervisão da Clarinha!
Na cortina, começámos por pendurar uma fita branca e uma vermelha entrelaçadas, simbolizando o caminho de sangue e água que Jesus abriu na Cruz, e por onde caminhou para salvar as ovelhas perdidas. Acompanhando este caminho de vida, colámos as pagelas com as imagens dos Mistérios Dolorosos do Rosário, os mistérios da dor de Jesus.
Por fim, cada um de nós colou a sua ovelhinha sob a Cruz de Jesus, para pastar feliz nos prados verdes que Jesus nos conquistou com o mistério pascal, segundo o Evangelho de S. João:
"Eu sou a porta das ovelhas. Se alguém entrar por Mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem. (...) Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me..." (Jo 10, 7-15)
Que ovelhinhas fofas!
Claro que enquanto uns trabalham, outros aproveitam o quentinho da lareira...
No cimo da cortina, colámos a Palavra que nos serviu de inspiração, do Evangelho de S. João:
Por fim, tudo ficou pronto. Está ou não bonito?
E aí por casa, como estão os vossos Cantos de Oração? Enviem as fotos, que terei imensa alegria em as publicar aqui no blogue!
Recordo ainda os leitores que vivem em Aveiro ou arredores que no próximo sábado dia 21, pelas 15 horas, iremos estar no Centro Paroquial da Sé, para dar testemunho da nossa vida cristã em família. Mesmo que não sejam crentes, apareçam para nos cumprimentar :)