Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Uma das atividades que mais gostamos de fazer depois do jantar é passear de bicicleta, trotineta ou skate pelas ruas da nossa terra. Não pensem que é tarefa fácil! Os poucos carros que passam nas ruas que escolhemos travam a fundo perante a cena... Imaginem as fotos seguintes com o som estridente de gritos de animação e gargalhadas, e um vaivém contínuo rua acima, rua abaixo, na constante iminência de choques frontais entre crianças que, não sei explicar por que razão, nunca chegam a acontecer!
Pelo caminho, comemos amoras:
Durante cerca de meia hora, rua acima, rua abaixo, algumas paragens e muita algazarra, regressamos a casa. O Niall e eu respiramos fundo, transpirados e cansados... Somos os únicos que vamos a pé, mas corremos bastante para acompanhar as acrobacias dos mais novos!
Por fim, junto ao Canto de Oração, cantamos, dançamos e contamos histórias da Bíblia. Às vezes, a Sara adormece ao colo...
Há algo de profundamente calmante neste passeio familiar. É uma tranquilidade permeada de aflições, claro, mas não deixa de ser tranquilidade: a calma que nasce do afeto, do carinho, da companhia uns dos outros, do facto de que estamos todos juntos na mesma atividade familiar, apesar da filha mais nova ainda não ter três anos e do mais velho ter quase dezassete. Durante meia hora, acompanhando o sol poente, todos partilhamos a alegria de sermos intensamente família.
Lembra-me o patriarca Jacob, lá longe, no Livro do Génesis, caminhando em caravana com as suas mulheres, filhos, parentes, servos, e animais de todo o tipo:
"Eu caminharei devagar, ao passo da caravana que me precede e ao passo dos meninos, até juntar-me ao meu senhor, em Seir."
(Gn 33, 14)
As férias são o momento ideal para acertarmos o nosso passo com o da nossa pequena caravana, partilhando momentos intensos em família, descobrindo alegria intensa em família, sem receio uns dos outros, sem fugir uns dos outros, sem desculpas de falta de tempo, sem entregar demasiado a outros o cuidado dos nossos, dos que Deus nos confiou nesta caminhada vagarosa...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.