Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Nestas semanas, a primeira leitura da missa diária tem sido retirada dos dois Livros de Samuel. A história é fascinante, e os meus três filhos mais velhos escutam-na com gosto e muito divertidos, como se de uma telenovela se tratasse. O chamamento de Samuel, a escolha de Saul, a unção de David, a derrota de Golias, a morte de Saul, e todas as histórias do reinado de David merecem ser contadas aos nossos filhos.
Recordo aqui uma história passada com a Lúcia, no verão do ano passado. Ela brincava alegremente no jardim com os irmãos, e eu fazia o jantar, na cozinha, com a porta aberta para vigiar as brincadeiras e atender aos choros dos mais novos. De repente, a Lúcia entrou na cozinha a correr.
- Mamã, tu chamaste?
-Não, querida, não chamei! - Respondi. Ela hesitou um instante. Depois continuou, pensando em voz alta:
- Se não foste tu que me chamaste, então foi Jesus!
- Se calhar foi, Lúcia. Por que não falas com Ele?
E ali mesmo, no chão da cozinha, a Lúcia ajoelhou-se, fechou os olhos, pôs as mãos em oração e disse baixinho:
- Fala, Jesus, e eu escuto.
Depois, com a mesma rapidez com que se ajoelhara, levantou-se e saiu para o jardim a correr.
A Lúcia conhece muitas histórias da Bíblia, mas uma das suas preferidas é a do chamamento de Samuel. Há uns anos atrás, o nosso pároco filmou a "hora da história bíblica" cá em casa... Vejam lá donde nasceram as ideias da Lúcia!