Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Dia um de maio. Dia de chuva, todos dentro de casa.
- Que vamos brincar agora? - Perguntava a Lúcia, aos saltinhos. Tinha estado grande parte da tarde a brincar comigo e com o Niall, na companhia da Sara e do António, pois os restantes irmãos estavam fora noutras atividades.
Suspirei, um pouco cansada. Já tinha brincado ao lego, às escondidas e contado histórias. De repente, o Niall teve uma ideia brilhante:
- Vamos brincar às charadas bíblicas. Cada um vai representar uma história da Bíblia, e os outros vão tentar adivinhar!
- Viva! Viva! - Gritavam eles, entusiasmados.
E assim fizemos. O António e a Lúcia estavam cheios de ideias, o Niall e eu representámos algumas histórias, e a Sara saltitava entre todos, imitando os gestos de cada um e batendo palmas de alegria.
Vejam lá se adivinham as histórias da Bíblia representadas:
Exatamente: Samuel a dormir, a escutar o Senhor a chamá-lo e a correr para o quarto de Eli, batendo à porta, convencido que fora Eli quem o chamara!
E agora?
Bem, esta é a Lúcia a pescar no mar de Tiberíades! A noite toda sem nada pescar, claro, até Jesus chegar junto dela...
E aqui?
A Lúcia é o povo de Israel, caminhando em solene procissão em redor das muralhas de Jericó. Pelos vistos, a Lúcia pertence ao grupo dos músicos, que à frente tocavam trompete, cheios de alegria!
Finalmente, tentem adivinhar quem é o bebé que se tenta meter dentro deste cesto de roupa...
Claro! O pequeno Moisés escondido num cestinho de vime e cuidadosamente colocado nas águas do Nilo, perto do local onde as princesas iam tomar banho... A princesa, claro, foi a Lúcia:
Experimentem aí em casa! As charadas bíblicas são das formas mais divertidas de recordar, recontar e meditar as histórias da Bíblia, o grande livro da nossa fé. Diz o Deuteronómio:
"Estas palavras que hoje eu te dou estarão no teu coração. Repeti-las-ás aos teus filhos e refletirás sobre elas, tanto sentado em tua casa, como ao caminhar, ao deitar ou ao levantar." (Deut 6, 6-7).
E também - acrescento eu - ao brincar!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.