Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
No retiro, durante o Workshop para mães, alguém me dizia:
- Tudo o que ouvimos aqui é verdade e extremamente belo, mas... Como havemos de fazer para manter o entusiasmo? Parece-me muito difícil pôr em prática o que aqui escutámos todos, todos os dias da vida! É que há alturas tão complicadas... Não sei como vou conseguir.
Só conheço uma solução, que está nos evangelhos:
"Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema." (Mt 6, 34)
Então, no dia de hoje, vou dar tudo por tudo para ser santa. No dia de hoje, vou ser paciente. No dia de hoje, vou rezar. No dia de hoje, vou pôr em prática o Evangelho. Se eu não olhar para o futuro, se eu acreditar que só tenho o dia de hoje para ser santa, pois o amanhã pode nunca chegar, então tudo se torna simples.
O novo santo da Igreja, S. João XXIII, deixou-nos este belíssimo decálogo, que aqui partilho convosco:
Decálogo de S. João XXIII
1- Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente o dia de hoje, sem querer resolver os problemas da minha vida de uma só vez.
2- Só por hoje, terei o máximo cuidado com os meus atos; serei cortês nas minhas maneiras, não criticarei ninguém e nem pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém, senão a mim mesmo.
3- Só por hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade não só no outro mundo mas neste também.
4- Só por hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que elas se adaptem a todos os meus desejos.
5- Só por hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que, assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma.
6- Só por hoje, farei uma boa ação e não o direi a ninguém.
7- Só por hoje, farei pelo menos uma coisa que não desejo fazer e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
8- Só por hoje, farei para mim um programa detalhado; talvez não o cumpra integralmente, mas ao menos escrevê-lo-ei. E guardar-me-ei de duas calamidades: a pressa e a indecisão.
9- Só por hoje, acreditarei firmemente que, embora as circunstâncias demonstrem o contrário, a providência de Deus se ocupa de mim como se não existisse mais ninguém no mundo.
10- Só por hoje, não terei temores. De modo particular, não terei medo de gozar o que é belo e de crer na bondade.
Na nossa macieira, as flores já deram lugar aos frutos... Nem demos pela transição! A cada dia que passa, as maçãs vão crescendo e ficando mais bonitas.
Um dia de cada vez, vivendo intensamente e santamente o presente, também a nossa vida - sem darmos conta - florirá...