Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
No início da quaresma, partilhámos aqui o nosso Canto de Oração quaresmal e desafiámo-vos a fazerem um também. Os leitores deste blogue, em especial as Famílias de Caná (mas não só!), enviaram-nos belas fotos dos seus Cantos de Oração para o nosso endereço electrónico. Aqui fica, como prometido, uma pequena amostra desta riqueza!
A Lena e o James optaram por construir um Canto de Oração nas escadas. Assim, sempre que sobem e descem podem sorrir para Jesus!
Da Marinha Grande, da casa da Guida e do Luís, chegou este lindo Canto de Oração. A menina mais nova gosta especialmente de... soprar a vela no final da oração, de preferência a acompanhar com uma salva de palmas! Cá em casa há sempre conflitos quando é hora de apagar as velas, Guida, e por isso optámos por quatro, uma para cada um dos mais pequenos...
A Família da Isabel e do João estão em fase de construção do seu Canto de Oração. Entretanto improvisaram um nesta mesinha. À noite, quando rezam, partilham silêncios mas também gargalhadas, segundo me constou! Reparem no Caminho de Quaresma, que decidiram colocar em destaque, para cada membro da família ir tomando consciência do caminho a percorrer!
A Olívia e o Álvaro construiram este belo Canto de Oração depois de começarem a ler este blogue. Escreveu a Olívia: "Lá em casa rezávamos cada qual no seu quarto e agora elas já sabem que depois do jantar vamos ao nosso cantinho onde rezamos, pedimos perdão e agradecemos." No placard vão colocando frases simples, que transmitem a caminhada quaresmal da sua diocese, Santarém; e sobre a mesa têm dois recipientes. Como a Olívia explicou:
"No baú colocamos mensagens para Jesus, frases, pedidos de perdão (a Maria faz uns desenhos) no frasco de vidro, que é o frasquinho da gratidão colocamos as coisas pelas quais estamos gratos (ex. sol, primavera, bons resultados na escola...) e assim vamos caminhando ao encontro do Senhor!"
Acho a ideia fantástica e digna de ser imitada. Obrigada, Olívia!
Na casa da Marina e do Miguel, a quaresma adquiriu a cor do deserto que se cobre de flores. A Joana deu forma às ideias de todos, desenhando este belo cartaz. E toda a família desenhou a sua própria pegada, como sinal de que quer seguir o caminho do Senhor:
Ao longo das semanas da quaresma, esta família vai procurando viver e meditar mais profundamente num dos cinco mistérios dolorosos do rosário. Aqui fica o resumo da meditação dos dois primeiros mistérios. Está ou não bonito?
Numa das leituras desta semana, li o seguinte:
"Qual é a nação que tem a divindade tão perto de si como está perto de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que O invocamos? Mas tende cuidado; prestai atenção para não esquecer tudo quanto viram os vossos olhos nem o deixeis fugir do pensamento em nenhum dia da vossa vida. Ensinai-o aos vossos filhos e aos filhos dos vossos filhos." (Deut 4, 7-9)
Deus está tão perto de nós! Ele vive na nossa casa e na nossa vida, sempre que O invocamos, como nos ensina Moisés. Façamos em casa então um espaço para nos recordarmos da sua presença, e encontremos na nossa vida um tempo para O invocar! Recordemos continuamente as suas maravilhas, não deixando fugir do pensamento o seu amor, mesmo naqueles momentos em que tudo parece ruir... E ensinemos a Lei de Deus aos nossos filhos e aos fihos dos nossos filhos, segundo o seu mandamento. Então o Senhor cobrirá de bênçãos a nossa casa e a nossa família!
Já agora... Têm por aí fotos dos crucifixos com molas de madeira, que construíram em família? ...