Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



E vivam as Bodas!

por Teresa Power, em 18.01.16

O dia amanhece cedo, como sempre, mas desta vez, acordo os meninos com um "refrão" diferente:

- Levantem-se, filhos, hoje é o dia das Bodas de Caná!

Na verdade, este ano, o Evangelho do Domingo Segundo do Tempo Comum é o Evangelho das Bodas de Caná, e há que celebrar.

Pouco a pouco, todos aparecem na cozinha.

- Vamos começar a festa com panquecas? - Pergunta o David, muito prático.

- Claro. O pai já está a fazê-las. Se te despachares, ainda vais a tempo de ajudar!

 

Segue-se a alegria das Bodas de Caná verdadeiras, as mais completas, aquelas em que o vinho novo, o vinho bom, o vinho guardado para o fim, se torna no Sangue do Cordeiro Imolado: as Bodas da Eucaristia. Foi para que pudéssemos viver a alegria destas Bodas que Jesus deu a sua Vida, na Cruz! E pensar que um mistério tão imenso está ao alcance de qualquer cristão, na igreja mais próxima de sua casa! Qualquer cristão, não: há no mundo irmãos nossos que têm de caminhar quatro horas pelo mato para encontrar uma igreja, ou que têm de celebrar a Eucaristia às escondidas, no meio da noite. Nós somos uns privilegiados, e fazemos tão pouco caso dos nossos privilégios!...

Durante a Eucaristia, trocamos olhares cúmplices com as outras Famílias de Caná. Todos nos sentimos verdadeiramente felizes por podermos partilhar este momento...

Regressamos a casa, com o entusiasmo próprio dos dias de festa. Para o almoço, temos pizza, a pedido da maioria:

DSC05460.JPG

 E depois, enquanto o pai e a mãe arrumam a cozinha, os filhos preparam o teatro das Bodas de Caná. Que grande festa fazemos! Cantamos, dançamos, batemos palmas, e finalmente, as Bodas:

Bodas de caná 2.JPG

Bodas de Caná 3.JPG

Bodas de Caná 4.JPG

 

Bodas de Caná 5.JPG

Bodas de Caná 1.JPG

 - Oh, já acabou?

- Foi curtinho, Sara, este texto é mais rápido que o do Natal...

Um ar amuado:

- Posso ficar com o vestido?

- Claro!

- Mas convém tirar antes de ajudares a fazer os bolinhos!

Sim, porque a festa ainda não terminou... Cá em casa, temos a bênção de ter uma Clarinha especialmente dotada para a doçaria, arte que não herdou da mãe!

DSC05449.JPG

DSC05450.JPG

DSC05452.JPG

 bolo.JPG

 E depois do lanche, jogamos cartas. Lembram-se do jogo "House" que jogámos nas nossas férias? Os meninos não o esqueceram e, de vez em quando, repetimos a dose! Não exige grandes quantidades de tempo, e dez minutos de "House" são suficientes para proporcionar alegres gargalhadas:

house.JPG

Depois das cartas, o pictionary. Mais gargalhadas!

pictionary 1.JPG

pictionary 2.JPG

pictionary 7.JPG

pictionary 5.JPG

 Não julguem que é fácil adivinhar o significado dos rabiscos da Sara, do António, e especialmente, bem... da mãe!

 Lá fora, há frio e chuva. Mas cá dentro, brinca-se sem parar. Até o pai e o Francisco jogam dardos na garagem. A Clarinha precisa de estudar um bocadinho, e vem ter comigo, de livros na mão:

- Há algum lugar nesta casa em que eu possa trabalhar?

É nestes momentos que as chaves dão jeito:

- Clarinha, tranca-te no escritório e não abras a porta aos manos até acabares! Entretanto, e para estares sossegada, vou contar-lhes uma história.

Há poucos momentos mais cobiçados cá em casa que aqueles em que nos sentamos no sofá de livro na mão. Hoje cabe à Lúcia o direito a escolher a história.

Uma das vantagens de se terem vários filhos é que a brincadeira precisa de nós apenas em pequenas doses. A dose maior é sempre entre eles! Assim, durante a tarde, e aos bocadinhos, vou trabalhando no novo site Famílias de Caná, que está quase, quase pronto...

À noite, antes de dormir, a Lúcia tem uma coisa para me dizer:

- Depois dos dias dos retiros e das festas de anos, este foi o melhor dia!

E o melhor dia ainda não está terminado para os mais velhos. Ainda falta a hora de oração paroquial, diante do Santíssimo, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. É aí que Maria, como em Caná, nos diz:

 

"Fazei tudo o que Ele vos disser!" (Jo 2, 5)

 

E é isso mesmo o que queremos fazer.

Um grande abraço a todas as Famílias de Caná, as que conhecemos e as que o são no seu coração, sem que nunca nos tenham dito! Que a todas, o Senhor abençoe! Ámen!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:00


6 comentários

De Bruxa Mimi a 18.01.2016 às 08:22

Adoro a Sara em cima da mesa, ou melhor, adoro que a Sara possa estar em cima da mesa. Cá em casa nunca fizemos bolinhos, bolachas ou bolos em grupo (foi só bolos, poucos, e fui só eu), mas imagino que, começando a envolver os miúdos nestas coisas, não permitiria que subissem para a mesa. Não estou a recriminar, acho giro e torna evidente a participação real e voluntária da Sara, eu é que não conseguiria gerir a situação, parece-me (e também não tenho uma mesa com essa dimensão)!

Vocês jogam Pictionary com os olhos vendados? Já não jogo há muito tempo, mas tenho certeza que desenhava sempre a ver o que fazia. Se calhar as regras mudaram ou - muito possível - na minha família (irmãos) adaptávamos as regras do jogo...

Adorei a descrição do vosso dia!

Beijinhos para todos!

De Teresa Power a 18.01.2016 às 08:43

Mimi, deixa-me esclarecer que quem gere - na totalidade - a situação quando se fazem bolachas e bolos é mesmo a Clarinha! Eu não sei fazer, não tenho paciência para fazer e entro em pânico quando a Sara começa a atrapalhar. A Clarinha sabe que pode fazer os bolos que bem entender, desde que tome TOTAL responsabilidade pela situação. Fico muito feliz quando vejo que ela consegue! Claro que, se a visse muito aflita, arranjaria forma de tirar a Sara do grupo, pois também não sou assim tão desnaturada :)
Jogamos o pictionary das duas formas, mas quando começa a aquecer, preferimos de olhos vendados :) Bjs

De Bruxa Mimi a 18.01.2016 às 13:12

Obrigada pelos esclarecimentos. :-)
O facto de dizeres que não sabes fazer deixa-me contente, porque isso significa que as minhas filhas (e o filho!) poderão saber fazer coisas, mesmo a viver sob o meu tecto, muito para além daquilo que eu lhes sei ou saberei ensinar... e é ótimo pensar assim! Até na costura há esperança! :-)

De Teresa Power a 18.01.2016 às 16:10

Mimi, eu não sei coser um botão, das poucas vezes em que fiz bolos, sairam mal, em ginástica não consigo sequer chegar com as mãos aos pés, de pernas esticadas, e quanto a magia, bem, nem falar! Como foi que "arranjei" filhos que são uns áses a fazer bolos, a coser e a todo o tipo de trabalhos manuais, a fazer ginástica ou a praticar ilusionismo??? Na minha modesta opinião, não é preciso que nos tornemos professores dos nossos filhos, ou seja, não é preciso que eles aprendam connosco. Basta que não permitamos que passem o tempo pasmados em frente do televisor, e os encorajemos a explorar as suas capacidades! Verás do que são capazes! Bjs

De Bruxa Mimi a 18.01.2016 às 21:59

Assim espero! :-)

De Teresa A. a 19.01.2016 às 09:00

Afinal não és a super-mulher? Que alívio! Cada vez que vejo os talentos dos teus filhos, fico pasmada e cheia de "inveja" por terem uma mãe tão perfeita... Ainda bem que és humana...
Eu sei coser um botão e remendar um buraco, mas muuito mal,
Em ginástica também não consigo sequer chegar com as mãos aos pés, de pernas esticadas, e quanto a magia, bem, nem falar!
Cozinhar é um desastre, a única coisa que me sai bem são bolos, mas receitas simples...

O ter filhos "obrigou-me" a fazer coisas que não gosto, como biscoitos de Natal (muito parecidos com os da Clarinha) com os miúdos. Eu odeio desordem na cozinha, mas os garotos ficam tão felizes quando podem "ajudar"!
A minha filha é um talento natural na ginástica e no atletismo, o treinador não se cansa de a gabar.

Espero que tenhas razão e que o esforco que fazemos, levando-os de um lado para o outro, não permitindo que passem o tempo todo pasmados em frente do televisor/computador/telemóvel/tablet, e encorajando-os a explorar as suas capacidades realmente dê frutos :-)

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D