Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
"O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Em verdes prados me faz descansar
e conduz-me às águas refrescantes..." (Sl 23/22)
O Domingo existe para que possamos realmente experimentar o amor do Senhor como água refrescante, como prado verdejante, como brisa suave, como repouso, alimento e conforto!
E para isso, precisamos de tempo. Tempo de eucaristia, tempo de oração, tempo de alegria, tempo de família! Deus quer que encontremos verdadeiro prazer na sua companhia, e na companhia uns dos outros, especialmente, os pais e os filhos. Passamos a semana a correr... Precisamos de respirar fundo e descansar no amor da família cristã e no amor da nossa família particular, um dia por semana. Um dia longe do mundo, e perto de Deus!
Ao domingo, gostamos de fazer piqueniques no jardim...
... e piqueniques no parque!
Às vezes fazemos obras de arte...
...outras, fazemos explorações!
Uns andam de bicicleta sozinhos...
... outros, acompanhados!
E ainda há quem pense que já é crescido e pode fazer tudo o que os manos fazem...
("O Francisco ensinou-me a fazer parkour. Enquanto ele salta os muros do parque, eu vou subindo esta montanha!")
Quando estamos juntos, sem pressa, fazemos descobertas inesperadas, como esta toca de um pequeno animal:
E quando aprendemos a contemplar a obra do Senhor, em família, somos recompensados com pequenos presentes. Olhem só quem se atravessou à nossa frente num passeio pelo parque:
E lá vai ele aos saltos!
Precisamos de alguma disciplina para encontrar tempo de família. É preciso roubar este tempo a muita coisa! Precisamos de o roubar ao mundo e a tudo o que é mundano, ao trabalho, à lida da casa e à televisão. Mas sem este tempo, nunca iremos experimentar o verdadeiro prazer de estarmos juntos. E a verdade é que Deus gosta de Se revelar em família. Começou por o fazer com a família de Abraão, um dia revelou-Se na família de José e Maria, e hoje quer revelar-Se na nossa!
Os judeus têm um ditado que diz:
"Não é Israel que guarda o Sábado, mas o Sábado que guarda Israel".
Eu gosto de dizer:
"Não é a minha família que guarda o Domingo, mas o Domingo que guarda a minha família"...