Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Exaltação da Santa Cruz e dois aniversários

por Teresa Power, em 14.09.15

Hoje é dia de festa, e de festa em grande!

Hoje, 14 de setembro, o David faz nove anos. Nove anos! Nove anos que encheram a nossa vida de verdadeira alegria. Era um bebé tão pequenino e tão frágil ao nascer, com os seus dois quilinhos de ternura e de lembranças dolorosas - a maior parte da gravidez tinha sido passada no hospital, acompanhando a doença e morte do irmão - e tornou-se um rapazinho tão alegre, tão tranquilo e tão gentil! PARABÉNS, DAVID!

David 1.JPG

Hoje, 14 de setembro, é o aniversário oficial das Famílias de Caná. Celebramos dois anos desde aquele dia tão simples em que desafiámos o nosso pároco e algumas famílias amigas a partilhar connosco a sua vida e a escutar o nosso testemunho de vida católica em família. Foi um retiro ainda muito rudimentar, mas que Deus abençoou, de acordo com o seu já velhinho princípio bíblico de escolher os mais fracos, os mais pobres e os mais novos para realizar os seus planos grandiosos! PARABÉNS, FAMÍLIAS DE CANÁ!

DSC03215.JPG

Hoje, 14 de setembro, é a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Conta a Tradição que Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, mandou fazer escavações em Jerusalém para encontrar a verdadeira Cruz de Jesus. Encontraram as três cruzes numa vala. Como saber qual a de Jesus? Simples: levaram um doente agonizante até ao local e deitaram-no sobre as três cruzes, à vez. Quando deitado sobre uma delas - madeira tosca e pobre, em tudo igual às outras - ele ficou miraculosamente curado...

Crucifixo Santuário.JPG

Encontrar a verdadeira Cruz de Jesus é tarefa de uma vida inteira! É que não basta escavar: é preciso deitarmo-nos sobre ela - ah, e é tão bom deitarmo-nos sobre ela, numa cama de hospital ou em qualquer outra circunstância da vida! É preciso depositar aí as nossas dores, as nossas doenças, o nosso pecado, a nossa fraqueza, a nossa falta de fé, as nossas dúvidas, os nossos sonhos... Então experimentaremos, como aquele agonizante e como tantos irmãos nossos ao longo da História, o poder salvador da Cruz do Senhor!

 

"Pelas suas chagas fomos curados." (Is 53, 5)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:15


11 comentários

De Bruxa Mimi a 14.09.2015 às 08:12

Parabéns ao David! Parabéns às Famílias de Caná!

Não conhecia a tradição que contaste, mas gostei muito de ficar a conhecer!

Estava aqui a pensar no "pormenor" de hoje ser "Festa" (e não apenas "Dia") "da Exaltação da Santa Cruz". Há muitos anos, li ou ouvi, já não sei, que "era muito esquisito os cristãos usarem uma cruz ao pescoço, qual era a lógica, se Jesus tivesse morrido com uma pistola, usavam uma pistola ao pescoço, era?".

De facto, a Cruz de Cristo é escândalo para alguns, loucura para outros, mas, para os que crêem, é causa de salvação (isto era uma tentativa falhada de citar S. Paulo numa das suas epístolas, como não fui procurar não consegui fazer melhor).

A mim resta-me pegar na minha cruz e seguir Jesus, sendo que "o seu jugo é suave e a sua carga é leve", isto é, fazemos uma parelha ("Nós, Jesus") em que Ele leva o peso maior (muito maior) e me deixa com quase nada para transportar... (É claro que, na minha fraqueza, o quase nada parece muito!)

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D