Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Oração familiar, segunda-feira à noite. Depois de deitar os três mais novos, meditamos com os três mais velhos nas leituras da missa do dia.
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Concluía o Livro do Levítico, 19, 18.
- Eu pensava que Jesus é que tinha ensinado esta lei! - Comentou a Clarinha.
- É o que nós rezamos todos os dias no "Escuta Israel", não é mãe? - Descobriu o David.
- Sim, é verdade. A oração dos judeus, a oração que Jesus rezava desde que aprendera a falar, é retirada do Livro do Deuteronómio e diz assim:
"Escuta Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás o Senhor com todo o teu coração,
Com toda a tua alma
E com todas as tuas forças" (Deut 6, 4-5)
Mas Jesus - continuei eu - que conhecia as Escrituras como ninguém, e que as sabia de cor, acrescentou um pequeno mandamento, perdido num texto repleto de mandamentos, dum outro livro da Bíblia, o Levítico. Esse mandamento é o que acabamos de ouvir!
- Então Jesus juntou os dois mandamentos e fez só um?
- Isso mesmo, David. O grande mandamento dos cristãos é amar a Deus e amar ao próximo, em conjunto, amando Deus no próximo e o próximo em Deus.
- Mas Jesus ainda disse mais uma coisa, não foi, mãe? - Continuou o David.
- Que coisa?
- Jesus disse: "Faz isto e serás feliz!" (Lc 10, 27-28)
- Tens razão, David. Amar a Deus e amar o próximo é o caminho mais curto para a felicidade!
Todas os dias rezamos em conjunto a oração do "Escuta Israel", composta assim por Jesus. Se quiserem ver como o fazemos e rezar connosco, podem visualizar o vídeo com que iniciámos este blogue há uns meses atrás, e podem fazê-lo "clicando" aqui.