Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Sexta-feira, o pai chegou mais cedo a casa, e os meninos fizeram-lhe uma grande festa. Como não estava a chover, a brincadeira no jardim prolongou-se até tarde, com muitos chutos e muitas bolas:
A Sara agarrava as bolas com ambas as mãos, o que fazia o pai gritar, entre gargalhadas:
- Sarah, this is football, not handball!
Mais tarde, sentados na sala à lareira, o pai e a Clarinha tocaram guitarra e cantaram juntos, como gostam de fazer. Aprender música em casa, em clima de brincadeira, não é tão complicado quanto isso, e traz tanta alegria a uma família! Depois da fase de esforço e persistência, chegou para a Clarinha e o Francisco a fase do puro prazer musical. De guitarra em punho, eles desafiam-nos a cantar:
Por fim, o pai ainda teve tempo para assistir a um novo truque de magia, pois o Francisco precisa do público caseiro para treinar a sua arte...
Antes de dormir, revi mentalmente o nosso fim de tarde familiar. E lembrei-me do aluno que um dia me disse:
- Estar com os meus pais é cá uma seca! Eles só falam da crise, professora!
Os nossos filhos costumam brincar em bando, todos juntos, embora cada um esteja a fazer uma brincadeira diferente. Nós encorajamo-los a brincar assim, com a televisão desligada e a casa toda por sua conta. Mas não nos esquecemos de que também nós, pais, precisamos de brincar com eles alguns minutos por dia...
Partilhar gargalhadas, brincadeiras e "actividades extra-curriculares" caseiras, em alguns fins de tarde por semana ou, pelo menos, ao fim de semana, é um dos nossos deveres enquanto pais. Li que o Papa Francisco, quando atendia um pai ou uma mãe em confissão, fazia de imediato uma pergunta:
- Hoje já brincaste com os teus filhos?
Jesus também falava de brincadeira quando disse:
"Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele." (Mc 10, 15)
Hoje, domingo, encontremos alguns minutos para brincar com os mais novos e para partilhar os interesses dos mais crescidos... E o Senhor virá, e brincará no meio de nós!