Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
O Francisco, a Clarinha e o David iam ficar sozinhos em casa enquanto eu ia para mais uma reunião de avaliação. Antes de sair, organizei algum trabalho para eles fazerem, como arrumar a cozinha, estender a roupa e tratar das galinhas. E pedi ainda ao Francisco que escrevesse um texto para o blogue sobre ilusionismo e evangelização. Eles lá ficaram, contentes. Quando regressei, trazendo já comigo os três mais novos, deparei com este quadro:
- Que fazes aí em cima, Francisco?
- Estou a escrever o texto que me encomendaste. Agora não fales comigo e deixa-me concentrar!
Bem, aqui fica o texto do Francisco, tal qual ele o escreveu, empoleirado no tecto da garagem...
Escrito pelo Francisco:
Faço ilusionismo desde mais ou menos os treze anos, e desde então tenho vindo a praticar e a aperfeiçoar cada vez mais a minha arte.
Há dois anos atrás, o Colégio Salesiano de Mogofores organizou um espetáculo musical sobre S. João Bosco, e convidaram-me a participar. A princípio não percebi porquê, mas depois descobri que S. João Bosco, quando era jovem, também fazia ilusionismo e utilizava esta arte para evangelizar, explicando, por exemplo, a Santíssima Trindade através de um truque de cordas. Eu participei no musical e fiz de S. João Bosco jovem, não deixando de incluir na minha atuação um truque de magia.
Já faço espetáculos de magia em festas de anos, na escola e noutros eventos desde o ano passado. Aproveitando o facto de eu gostar tanto desta arte, o padre José Fernandes, nosso pároco, desafiou-me a fazer um espetáculo ao estilo de D. Bosco - um espetáculo evangelizador. A princípio fiquei um pouco baralhado, sem saber como poderia evangelizar utilizando magia. Mas começaram a vir ideias, e comecei a preparar truques evangelizadores.
Estreei o meu espetáculo evangelizador no primeiro retiro para Famílias de Caná e tive imenso sucesso. Comecei com um truque de luzes e dediquei o espetáculo a Jesus, a Luz do mundo. Colando uma imagem de Jesus nas costas de uma carta, acabei um truque de cartas dizendo ao espetador que ele tinha escolhido a carta que representava o sentido para a sua vida. Fiz magicamente aparecer um crucifixo do nada e terminei com um truque em que me libertava de uma corda que me prendia as pernas e as mãos, transmitindo a mensagem de que só Deus consegue desatar os verdadeiros nós da nossa vida. Tal como D. Bosco, terminei o espetáculo com uma Avé-Maria.
Dado o sucesso deste espetáculo, comecei a fazer mais e a melhorar a minha atuação e os ensinamentos. Ainda no sábado fiz um truque com cordas na festa de anos da minha tia e utilizei o truque para falar sobre Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que pouca gente conhece mas da qual o Papa Francisco é muito devoto. Todos têm aprendido com estes espetáculos, incluindo eu, que descobri que é possível evangelizar de qualquer maneira. Basta querer e crer!