Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Lançando estrelas no céu

por Teresa Power, em 02.12.14

Com o início do Advento, chegam também as estrelas:

 

"Levanta os olhos para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!" (Gen 15, 5)

 

Abraão, dizia-nos ontem o símbolo que colocámos na Árvore de Jessé, levantou os olhos para o céu e viu os milhões e milhões de estrelas que brilhavam, sem qualquer interferência das luzes humanas que hoje obscurecem o nosso céu nocturno. Não, Abraão não era capaz de contar as estrelas! Nem nós somos capazes de contar as graças infinitas que todos os dias o Senhor derrama sobre nós. Como podemos então agradecer ao Senhor tanto amor?

Cá em casa, decidimos oferecer-Lhe, em gratidão, as nossas próprias estrelas: pequenos sacrifícios que todos os dias do Advento vamos fazendo, a fim de iluminar o sorriso de Deus. É pouco, claro, mas estrela, com estrela se paga!

Nestes dias, é mais fácil conseguir a obediência dos filhos ou a paz entre os irmãos:

- O primeiro a fazer as pazes pode lançar uma estrela no céu!

- Não vais fazer o que a mãe diz? Preciso de pedir mais vezes? Não te esqueças que, quando custa, então é altura de lançar uma estrela no céu!

Mas eles próprios se lembram das suas estrelas:

- Mãe, vem cá! Olha espreita só o meu quarto: fui eu que arrumei tudo sozinha! Posso oferecer uma estrela a Jesus?

 

Hora da oração familiar. Depois de cantarmos e agradecermos, escutamos o pequeno texto da Árvore de Jessé, procuramos o símbolo e enfeitamos a Árvore. Em seguida, é hora de lançar as estrelas no céu.

- Todos ganharam uma estrela? - Pergunto.

- Eu sim! Não te lembras, mãe? Não bati na Lúcia, e apetecia-me tanto!

- Eu também! Fui para o banho logo logo quando chamaste!

Todos querem uma estrela. Atarefada, distribuo a fitacola e peço ao Francisco que pegue na Sara ao colo, pois a Sara quer colocar a sua estrela bem lá no alto. A Clarinha ajuda o António, enquanto o David e a Lúcia esperam que eu prepare mais estrelas.

- Eu ponho esta, que é maior - Diz o David muito depressa.

- Não, esta é para mim! A outra está mal cortada - Responde a Lúcia.

- Bem, o que ficar com a que está mal cortada, oferece um sacrifício ainda melhor a Jesus - Respondo. A Lúcia estende imediatamente a mão e oferece a Jesus a estrela mal cortada. O David fica com lágrimas nos olhos:

- Eu é que queria oferecer este sacrifício a Jesus, e agora já não posso!

- Podes, sim. Quando perdemos a oportunidade de fazer o bem, podemos sempre oferecer a Jesus o sacrifício de sorrir, apesar da nossa raiva por não termos sido capazes. Entendes?

É uma lição importante, e quero que o David a compreenda bem. Vai ser-lhe útil muitos dias na sua vida!

O David força um sorriso. Quanta luta!

DSC00056.JPG

 

DSC00057.JPG

Que o Senhor nos ajude a cobrir o seu céu de estrelas! Possamos nós, na eternidade, descobrir que espalhámos a luz, com as estrelas do nosso amor!

 

E já agora... Se puserem esta ideia em prática, ou outra semelhante, oferecendo a Jesus diariamente um símbolo em sinal dos vossos esforços, enviem-me as fotos para o mail pessoal (indicado no fundo de cada post), para eu poder partilhar aqui no blogue!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:39


15 comentários

De Isabel Prata a 02.12.2014 às 09:45

Ainda há dias contei isto aos meus filhos, porque no colégio do mais novo estão a fazer algo semelhante: quando eu e os meus irmão éramos crianças recortávamos roupinhas em papel de seda colorido e, todas as noites, íamos aumentando o enxoval do Menino Jesus.

De Teresa Power a 02.12.2014 às 10:58

Que ideia tão bonita! Há outra também muito boa,que é ir colocando uma palhinha por cada boa acção ou sacrifício, para no final fazer a caminha de Jesus. Com um pouco de imaginação, cada família poderá descobrir o melhor formato para o seu trabalho de santificação! O importante é fazê-lo, e torná-lo concreto e visível, porque as crianças crescem através do tacto, da vista, enfim, de tudo o que é concreto, como sabemos.

De Isabel Prata a 02.12.2014 às 11:01

acho que no colégio do Miguel estão a fazer essa das palhinhas. Na verdade fui abençoada com uma mãe maravilhosa e tenho imensas recordações calorosas da minha infância, tal como a que aqui partilhei

De gralha a 02.12.2014 às 10:18

É uma ideia mesmo muito bonita. Tenho de ver se a levo emprestada lá para casa, se não for neste formato, que seja noutro que leve o mesmo sentido.

De Teresa Power a 02.12.2014 às 10:59

Depois partilhe connosco a ideia que materializou! Bjs

De Rute Almeida a 02.12.2014 às 11:07

Que lindo, que está a ficar o vosso canto de oração! Que boa ideia lançar estrelas no céu. Bom trabalho para toda a família...

De Paula a 02.12.2014 às 11:23

Ca em casa coloco uma cestinha pequenina cheia de beijinhos de amor que apanhavamos na praia quando eramos pequenos (agora raramente se encontram) e cada coisa boa oferece-se um beijinho a Jesus. Todos ca em casa se esforçam. Ja em pequena faziamos e herdei beijinhos la de casa para fazer tambem com os meus filhos. Um santo Advento para todos.

De Teresa Power a 02.12.2014 às 11:27

Mande-me uma foto, por favor! Aliás, este pedido é para todos os que aderirem a esta ideia - mandem-me fotos das vossas formas de trabalhar a santificação diária no advento, seja com palhinhas, com beijinhos, com roupas para Jesus ou outra ideia que surja! Eu partilharei depois com todos no blog. Enviem as fotos para o meu mail pessoa! Bjs

De Alexandrina Andrade a 02.12.2014 às 15:03

Tudo tão lindo! Sobretudo por vem de dentro.
Já agora, eu vi um comentário sobre uma reportagem da vossa família e agora não o encontro. É na quinta-feira? Não quero perder. A vossa família é um exemplo maravilhoso a todos os níveis.
Bem hajam!

De Teresa Power a 02.12.2014 às 15:17

Eu apaguei por vergonha :) Mas pronto, já que se está a passar a palavra, eu aviso amanhã! Bjs

De Alexandrina Andrade a 02.12.2014 às 16:14

Acho bem. Eu própria, já comentei com o diretor do agrupamento que as minhas filhas frequentam, sobre a reportagem. Isto a propósito de uma possível viagem de férias de Páscoa a Barcelona no âmbito do projeto Erasmus+.
Espero chegar a tempo a casa para ver. A Teresa é incrível.
Bjs.

De claudia a 02.12.2014 às 19:21

Adorei Teresa! Todos os dias aprendo coisas contigo. Obrigada! Um beijo especial para ti e para todos os pequeninos... David a Madalena tem que aprender coisas contigo! ensinas??

De Inês Cruz Monteiro a 02.12.2014 às 23:11

Olá Teresa,

Gostaria de saber a sua opinião , já que tem tantos conhecimentos bíblicos , sobre outras religiões, nomeadamente as Testemunhas de Jeová.
Conheço de perto uma TJ bastante ativa na sua religião e segundo ela a Bíblia não aprova os santos ( Deus quer adoração absoluta pq é o criador) nem as transfusões de sangue (considerando que sangue é vida e só Deus pode dar ou tirar a vida). O Natal tb nãp é celebrado uma vez que Jesus mandou celebrar a sua ressureição ao invés da sua morte. Ora, sendo que o livro guia é o mesmo, qual a opinião da Teresa como católica?
Pergunto em busca de conhecimento sem qq sentido de crítica ou competição.
Beijinhos

De Teresa Power a 03.12.2014 às 10:44

Inês, não me compete a mim nem a este blogue comparar religiões, como deverá entender! Elas não são todas iguais, naturalmente, mas posso dizer-lhe uma coisa: nenhum católico chegará ou deixará de chegar ao céu por ser católico, nem nenhuma testemunha de jeová chegará ou deixará de chegar ao céu por ser testemunha de jeová. Jesus diz-nos no Evangelho que seremos julgados pelo amor (Mt 25 é para saber de cor!). Apenas isso! Ab

De Bruxa Mimi a 03.12.2014 às 08:05

Gostei imenso desta ideia!

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D