Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Leitura espiritual

por Teresa Power, em 23.08.14

Ontem, ao pesquisar um pouco sobre a vida e o martírio dos novos beatos coreanos, dei comigo a sorrir e a acenar com a cabeça, feliz por ver reconhecido algo que para mim sempre foi muito importante: o papel da leitura espiritual na vida de um crente.

Como tão bem explicou o papa na sua homilia de beatificação, o cristianismo não chegou à Coreia através dos missionários, como terá chegado a quase todas as partes do mundo, mas através... da leitura espiritual! Foi do contacto com a leitura dos Evangelhos e de livros de espiritualidade católica escritos por jesuítas missionários na China que os intelectuais coreanos se aperceberam da maravilha desta nova doutrina, tão diferente do Confusionismo nos seus princípios de fraternidade, amor ao próximo, profundidade do amor de Deus por nós. Apaixonados por tão grandes verdades, estes homens de cultura decidiram investigar, estudar, ler ainda mais. Finalmente, puseram mãos à obra e divulgaram a nova doutrina que já transformara as suas vidas e aquecia os seus corações. Ainda não eram baptizados, e já eram catequistas! Quando os sacerdotes chegaram à Coreia, doze anos mais tarde, encontraram uma comunidade católica de... 4000 membros. O trabalho principal estava feito!

 

Há muitos adultos doutorados e especializados que, a nível de fé, nunca ultrapassaram o nível de ensino da primária. A catequese recebida em criança é, na verdade, uma escolarização mínima na fé! O trabalho maior tem de ser feito depois. A Bíblia diz-nos que a sabedoria espiritual não é apenas um dom, mas é também fruto da aplicação, do estudo e do esforço humanos:

 

"Filho, desde a juventude acolhe a instrução, e até à velhice encontrarás a sabedoria. Como o lavrador e semeador, aproxima-te dela e espera os seus bons frutos. Por algum tempo terás trabalho em seu cultivo mas comerás em breve de seus produtos." (Ecl 6, 18-19)

 

Cá em casa, devoram-se as biografias de santos. Depois, os textos escritos pelos papas, naturalmente. "A Alegria do Evangelho" está todo bem sublinhado e anotado! Depois, livros que nos ajudam a estudar e a meditar na Bíblia. E depois ainda, livros sobre os sacramentos, as verdades da fé, a oração, a vida familiar cristã, etc.

Lamento que não existam boas biografias de santos para crianças. Sim, eu sei que existem muitas - tenho cá em casa uma vasta colecção - mas apesar das ilustrações, do tamanho e do formato, não estão escritas para crianças. Contêm geralmente uma linguagem piedosa há muito ultrapassada e nada apelativa às novas gerações e transpiram de palavras difíceis. Assim, acabo por não os ler, mas antes contar aos meus filhos, para que eles possam interessar-se pela história. Fica o desafio para aqueles "aí desse lado" que gostam de escrever...

 

Muitas pessoas se admiram de como encontro tempo para ler, no meio de tantas coisas que já me parecem ocupar tanto. Bem, tenho geralmente livros de espiritualidade - tal como livros de muita outra coisa - espalhados por toda a casa: na casa-de-banho, nas mesinhas de cabeceira, no chão da sala, na cozinha... Como costumo aproveitar todos os meios-minutos que tenho por dia, dá jeito esta dispersão! Li imensos livros enquanto amamentava os recém-nascidos (que saudades desses momentos de meditação, com um bebé ao peito ou ao biberão e um livro espiritual no colo!) e continuo a ler muito... na casa-de-banho! Costumo também trazer um livro na carteira para ler, por exemplo, nos intervalos das aulas, ou quando os alunos estão em teste, ou noutro lugar de espera. E, claro, leio na cama, à noite, pelo menos cinco a dez minutos. Realmente, nunca me faltou tempo para ler, desde criança.

 

 

A leitura espiritual - tradição na Igreja desde sempre - foi a forma que Deus encontrou para converter o povo coreano. Sorrio de novo, ao pensar nas famílias que, através da leitura deste blogue, se tornaram Famílias de Caná... Vieram fazer um retiro por causa do que leram, e o milagre aconteceu. Como Deus é grande! Em breve teremos novo retiro, desta vez no Seminário Maior de S. Paulo, em Almada. Será no dia 20 de setembro. Fiquem atentos às inscrições... Como o povo coreano, tenhamos a coragem de arriscar tudo por causa de algo que lemos, mesmo que isso pareça perigoso! Aos novos beatos coreanos, tal audácia custou a vida; mas trouxe-lhes a santidade...

 

 

A Olívia sugeriu no seu blogue a partilha e troca de livros. A minha biblioteca de espiritualidade cristã - que é bastante vasta e de que já falei aqui - está à diposição de quem quiser! Venham e escolham...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:00


8 comentários

De Olívia a 23.08.2014 às 09:26

Adoro posts de leitura!!!

Eu também leio muito, muito mesmo e tento ter sempre um livro de espiritualidade na mesinha de cabeceira para ler antes de dormir (se ainda não rezei o terço é também antes de dormir que o rezo...) depois ando sempre com mais um ou dois livros durante os dias nos tais meios minutos! Neste momento estou a ler o da Malala, o do S. Nuno Santa Maria (mesmo a terminar), o julgamento e reabilitação da pena de Santa Joana D'Arc, e os sete anos no Tibete... Não há nada melhor do que ler, viajar até outros países, conhecer novas realidades e claro meditar com aqueles que já esperam por nós no Reino de Deus!!!
Olívia

De Marisa a 23.08.2014 às 11:46

Ai que bom!!!! Nem acredito que vai haver um retiro das famílias de caná em Almada!!
Podem já contar com uma família!! :-D Que alegria!!!
Agradeço-vos muito muito!!

De Teresa Power a 23.08.2014 às 13:11

Que bom!!!! Estamos desejosos de vos conhecer :) Agora é passar a palavra e trazer famílias amigas! Segunda-feira publico as inscrições.

De Nathalie Ribeiro a 23.08.2014 às 13:37

Olá Tereza! Tenho lido seus textos todos os dias e muitas vezes esqueço-me que vocês moram do outro lado do oceano! Hoje, por exemplo, tive vontade de bater à sua porta e pedir emprestado um belo livro desses! Grande abraço em você e na família, e um beijo (nós aqui na minha cidade dizemos "um cheiro") nos mais pequenos. Acho-os adoráveis, gosto muitíssimo de crianças!

De Teresa Power a 23.08.2014 às 14:59

Olá Nathalie! A internet tem destas coisas: faz-nos estar a todos lado a lado, mesmo que um oceano nos separe! Hoje, na praia, enquanto brincava com os meus filhos na água, lembrei-me de ti aí do lado do mar :) Um abraço grande em Jesus! Pelo menos no seu Coração estamos todos unidos!

De Nathalie Ribeiro a 24.08.2014 às 02:23

É verdade! Também sempre lembro de vocês, principalmente quando vou à missa. Já ando até dizendo por aqui que agora tenho uma amiga portuguesa! kkkkkk... E quem sabe um dia não atravesso esse mar e assim posso abraçar a todos pessoalmente? Que as bençãos de Deus estejam com vocês!

De Joana Rocha a 23.08.2014 às 23:47

Escrever biografias de santos para crianças? Eh lá, isso é uma ideia que fez clique aqui dentro de mim...;)
Grata,
Joana

De Teresa Power a 24.08.2014 às 08:27

Boa, Joana! Ficamos à espera!!! Ab

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D