Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Livros II

por Teresa Power, em 09.05.14

A Marina pediu-me, por mail, uma lista de livros de espiritualidade cristã para poder comprar e partilhar com as duas filhas, uma adolescente, outra mais nova. Espreitei a minha biblioteca caseira e pus-me a pensar nos livros de que mais gosto e nos que mais marcaram o Francisco e a Clarinha. Anotei ainda os títulos dos livros que o David lê e relê ao serão, bem como as histórias que o António e a Lúcia me pedem para lhes contar. Aqui fica o resultado, um pouco à pressa - muito mais havia a acrescentar! Tenho esperança que me ajudem a completar esta pequena lista com sugestões para eu ler e partilhar. As sugestões do post anterior, aproveitei-as bem!

 

Vou sugerir apenas dois títulos sobre família e casamento, e nenhum deles é religioso, estando antes à venda em qualquer grande livraria. Porquê dois? Porque depois de ler estes dois livros, deitei fora muito do que tinha comprado sobre o assunto (Cá em casa, como já disse em vários posts, deitamos fora, literalmente, o que está a mais...) e deixei de sentir necessidade de continuar a comprar. Nos primeiros tempos da nossa vida de família, quando a vida com várias crianças pequenas se estava a tornar caótica, quando tudo se tornava cansativo e a irritação crescia, estes dois livros foram uma verdadeira bênção para nós. Com eles, aprendemos a organizar-nos, a consolidar o nosso casamento, a estruturar a nossa família, a definir metas e a escrever declarações de missão, a encontrar tempo de casal e tempo de família todos os dias, a descobrir o essencial.  Ainda hoje, o Niall e eu seguimos alguns dos princípios enunciados nestes dois livros à risca. As expressões "Tempo de Família" e "Tempo de casal", entre outras que utilizamos cá em casa, nasceram aqui. São eles (e atenção que o paralelismo do título é pura coincidência):

- Os Sete Hábitos das Famílias Altamente Eficazes, de Stephen Covey.

- Os Sete Princípios do Casamento, de John Gottman e Nan Silver.

 

Sobre vida de fé em família:

- A Fé em Família, de Christine Ponsard, Edições Paulistas. Um livro fantástico, que me inspira diariamente. É basicamente uma compilação dos artigos que a autora (falecida muito cedo) escreveu para a revista Família Cristã francesa. Cheio de ideias práticas e reflexões profundas.

- Medjugorge and the Family (desculpem, mas a nossa biblioteca é bilingue e comprei este livro pela internet. Não sei se está traduzido), de Mark Miravalle. Este escritor é professor universitário e pai de oito crianças. Escreve sobre oração familiar, que na sua casa - e com oito crianças - inclui  terço diário e missa diária! Um livro muito especial.

- The Catholics Next Door, Adventures in Imperfect Living. A Lena e o James, uma bela Família de Caná, ofereceram-me este livro, que compraram no Canadá. Não está traduzido. Se quiserem, podem comprar online, em inglês, entrando no site desta extraordinária família, disponível no lado direito desta página em "Sites amigos". Um livro fantástico sobre vida católica numa família numerosa. Inspira-me quase diariamente.

 

Sobre vários temas cristãos em geral, aconselho um autor que me enche as medidas: Timothy Radcliffe. Já o citei várias vezes neste blogue. Gosto de todos os seus livros, muitos deles premiados. O mais conhecido é Ir à Igreja Porquê? Vale a pena ler!

 

Finalmente, aquilo que mais gosto de ler - e aquilo que o Francisco e a Clarinha lêem no âmbito da espiritualidade cristã: biografias e autobiografias de santos ou de cristãos especiais. Julgo já ter lido várias dezenas de biografias, mas vou deixar apenas a indicação das minhas preferidas. Não dou indicações de editora quando a biografia está disponível em vários sítios diferentes, dependendo da idade dos leitores.

- A História de Uma Alma - a autobiografia de Santa Teresinha, um dos livros preferidos do Papa Francisco. Todos deviam ler e conhecer de cor algumas passagens! Para as crianças, a história desta grande santa e doutora da Igreja está narrada em vários livros infantis.

- Pier Giorgio Frassatti, um santo jovem do século XX. Padroeiro dos desportistas. Um jovem aventureiro, alpinista, interessado por política e, sobretudo, por servir os pobres. Morreu no contágio com doenças destes mesmos pobres, a quem visitava todos os dias.

- Chiara Luce Badano, uma jovem santa que, se estivesse viva, teria exactamente a minha idade, pois nasceu em 1972. Morreu aos dezoito anos com cancro. Uma vida simples, luminosa e bela! Foi uma das padroeiras das JMJ do Rio de Janeiro e eu pude ver na televisão a entrevista que os seus pais deram aos organizadores das JMJ. Lindo!

- João Paulo II - há biografias para todas as idades! Uma vida longa, cheia de "aventura" e santidade.

- Bakhita, a escrava santa. Impressionante pela alegria e pela jovialidade de uma grande mulher que, raptada à felicidade de uma vida simples e familiar no Sudão, no final do século XIX, foi tornada escrava com oito anos de idade, sofreu as mais violentas torturas e, por fim, descobriu o amor de Jesus. Ao ganhar a liberdade, decidiu ser "escrava" do Senhor, na ordem das irmãs Canossianas. Chamavam-lhe a "Madre Morena". Até ao fim da sua vida, que fez bem a tanta gente, Bakhita tratará a Deus por "o bom Patrão".

- Sobrevivi, de Immaculée Ilibagiza, com a ajuda de Steve Erwin, Edições Asa. Uma história verdadeira, dramática e chocante - muito chocante - de uma sobrevivente no genocídio do Ruanda. Immaculée descobriu o amor infinito e incondicional de Jesus durante, imagine-se, os três meses que passou escondida, em silêncio absoluto, juntamente com cinco outras mulheres, numa minúscula casa-de-banho... Adorei. Arrisquei dar a ler ao Francisco (nunca à Clarinha). Devorou-o em três dias.

- O Preço a Pagar por me Tornar Cristão, Edições Paulinas, a verdadeira história de Joseph Fadelle, na primeira pessoa. O Francisco também o adorou, e notei que o marcou bastante. Em breve irei dá-lo à Clarinha para ler, pois é bastante acessível. Fadelle era um jovem muçulmano, rico e bem posicionado na vida, que um dia - de uma forma extraordinária - se apaixonou por Cristo. Pagou a sua conversão com a prisão, a tortura, a rejeição por parte de toda a família, a fuga do país e, finalmente, o asilo em França, onde reside agora com a mulher e os filhos. A história de um amor louco, de uma fé imensa, de um cristianismo  puro e resistente a toda a prova. Quem me dera um pouquinho da sua fé!

- Shahbaz Bhatti, Vida e martírio de um cristão no Paquistão, Edições Paulinas. Bhatti foi Ministro para as Minorias Religiosas no Paquistão, o primeiro cristão no governo, e foi barbaramente assassinado na manhã do dia 3 de março de 2011, a caminho do trabalho. A Bíblia que todos os dias lia durante meia hora encontra-se agora na Basílica Romana de S. Bartolomeu, juntamente com relíquias de muitos outros mártires do século XX - e XXI. Um santo actual, portanto, para conhecer! Na Internet, no Youtube, encontram vários vídeos feitos durante a sua vida, especialmente o último discurso (um minuto), onde ele diz estar disposto a morrer por Cristo.

- Todos os Caminhos vão dar a Roma, de Scott Hahn em colaboração com a sua mulher, Edições Diel. O relato da conversão ao catolicismo de um pastor protestante. Leiam e deixem-se fascinar pela descoberta belíssima do essencial da nossa fé, feita por este casal aberto à verdade e ao amor. Adorei, e estou a pensar em comprar mais livros deste autor, pois escutei uma entrevista sua na Canção Nova e fiquei realmente encantada. A sua leitura é acessível a adolescentes.

- Este combate não é teu... mas meu, de Paulette Boudet, Edições A.O.  - Uma história verdadeira e maravilhosa de como uma mulher descobre o poder de Deus na sua vida, na restauração do seu casamento e da sua felicidade. Para adultos. Na contracapa, diz assim: "Muitas mulheres encontrarão nesta obra situações conhecidas, mas vividas aqui numa perspectiva completamente nova. Um livro desconcertante." E lindo!

- Milagres Hoje, de Bridge McKenna, Edições Emanuel. A irmã Bridge é uma clarissa irlandesa que corre o mundo a pregar para sacerdotes. O livro narra a história da sua conversão e da sua descoberta do verdadeiro Cristo, actuando hoje como no passado e operando verdadeiros milagres... também através dela! A irmã Bridge escreve de forma muito simples e atractiva, adequada a todas as idades.

 

Repararam certamente que gosto de ler biografias de santos e cristãos "radicais", cheios de aventuras. Penso que estas histórias são particularmente atractivas para os jovens, que adoram aventura e risco. O Francisco só lê biografias de santos se forem assim! A Clarinha, talvez por ser rapariga e, assim, ter uma sensibilidade diferente, já consegue ler histórias mais simples, de santos que viveram vidas mais próximas das nossas e, portanto, uma santidade feita de pequenas coisas. Ambos os "estilos de santidade" são imitáveis!

 

E agora, duas biografias sobre santidade familiar:

- Santa Gianna Beretta Molla - O Amor MaiorEdições Paulinas - a jovem mãe de 39 anos que morreu ao dar à luz o quarto filho. Era médica e estava bem informada sobre o perigo de prosseguir com esta gravidez, quando logo no início se detectou um problema no útero. Recusou o aborto terapêutico, viu a sua menina nascer, e deu por ela a vida. É santa, canonizada em 2004 e padroeira das grávidas. Pedi sempre a sua intercessão nos meus partos! Uma vida extraordinária, de uma alegria, uma coragem e uma fé transbordantes. Uma mãe moderna, bonita, divertida, uma profissional altamente competente e sempre disponível, de dia ou de noite. Leiam!

- História de uma Família ou qualquer outra biografia dos pais de Santa Teresinha do Menino Jesus. Santa Teresinha sempre disse que os seus pais eram santos! Ler a história desta família é mergulhar num mundo realmente diferente, de uma paz e um amor que não são daqui...

 

Quanto aos livros infantis:

- As Edições Canção Nova têm uma colecção de histórias dos príncipes e princesas da Bíblia, que os meus mais novos muito apreciam. Já procurei aqui no meu escritório, debaixo dos sofás, no jardim, na garagem, debaixo das camas, em cima dos armários, e não consigo encontrar os livros de que vos falo para dar o título exacto. Desculpem-me! Cá em casa, os livros são muito maltratados, de tanto serem manuseados, e acabam por se perder...

- As Edições Salesianas têm uma colecção de pequenos livrinhos com o título Histórias Bíblicas para Crianças. Estão escritas de forma muito apelativa e imaginativa!

- Contos e Lendas da Tradição Cristã, da Verbo. O David adora as histórias deste livro, que vão desde a lenda de São Nicolau à história de Bakhita, a escrava santa, e ao conto das Três Árvores, de que já aqui falei. Descobri este livro há pouco tempo, e aconselho-o vivamente!

- Bíblias ilustradas. Há-as para todos os gostos e todas as idades, de várias editoras. Para os mais pequeninos, nós gostamos de A Minha Primeira Bíblia, da Texto Editores.

 

 

E finalmente, claro, Os Mistérios da Fé, de Teresa Power... Se ainda não têm, cliquem sobre a imagem do livro, do lado direito da página, e encomendem-no directamente às Edições Salesianas. Ou melhor ainda, peçam-no na livraria católica mais próxima da vossa casa, pois é a procura do livro que o tornará disponível para venda. O terceiro (e último) volume deverá sair durante o verão, pois acabei ontem de escrever o último capítulo! Meditem com a sua ajuda, trabalhem as histórias em família, com os mais novos e os mais velhos, e contem-me como foi!

 

Boas leituras!

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:45




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D