Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
- Meninos, dia 1 começa o mês do Sagrado Coração de Jesus. Como vamos fazer para celebrar este mês?
- Diz lá tu, mãe!
- Gostava que espreitassem aqui o post sobre o Sagrado Coração no blogue At the Foot of the Cross. Acham que seriam capazes de fazer alguma coisa parecida?
- Está lindo! Podíamos fazer um Coração de Jesus com flores de plástico, como eu fiz a minha grinalda na festa do colégio.
- Boa, Clarinha! Tu e o Francisco podem pegar na bicicleta e ir à loja comprar as flores. Que mais precisam?
- Arame... Gosto mais de usar arame. Deixa que eu trato de tudo.
- OK, Francisco, confio no vosso gosto. Vamos lá pôr mãos à obra!
Durante os serões, o Francisco e a Clarinha foram trabalhando no Coração. Separaram todas as flores vermelhas de plástico do seu caule e fixaram-nas a fios de arame, que depois moldaram em forma de coração:
Repetiram os mesmos gestos para fazer e moldar o "fogo" que brota do Coração de Jesus, segundo a imagem revelada a Santa Margarida Maria:
O coração de flores esteve durante alguns dias sobre a nossa mesa de trabalho. Ontem à tarde entrei na sala e descobri quem achou este coração mesmo muito confortável:
Parece uma imagem montada para aqueles postais fofos com corações e animais, mas acreditem que foi mesmo assim que encontrei o Pantufa!
Em Náturia (se não conhecem Náturia, cliquem aqui), o Francisco encontrou espinhos suficientes para fazer uma coroa de espinhos, que a Clarinha fixou sobre o coração de flores:
Se virarmos o coração do avesso, vemos o emaranhado de arame e a forma como ele se encaixa para que nada saia do seu lugar:
Finalmente, com duas ventosas e um pouco de bostick para a cruz, fixámos esta bela imagem do Coração de Jesus na porta da entrada.
E chegou então o momento mais importante de todo este trabalho. Chamei os seis, que brincavam no jardim, e reuni-os à porta de casa. Os mais pequeninos sentaram-se imediatamente na relva, pois adoram estes nossos momentos de catequese familiar.
- Alguém sabe por que razão o Coração de Jesus tem espinhos?
- Eu sei! Por causa dos nossos pecados.
- Isso mesmo, David. E o que é o pecado?
- É a maldade.
- Sim, Lúcia, cada vez que fazemos mal de propósito, cravamos um espinho no Coração de Jesus. E as flores?
- As flores são as boas obras.
- Pois é, Clarinha, quando fazemos o bem, Jesus fica feliz e transborda de alegria. Até se esquece dos espinhos que Lhe cravámos!
- Mãe, porque é que puseste flores amarelas em cima?
- É para representar o fogo. O fogo do amor! Jesus disse assim:
"Vim lançar o fogo à Terra; e que ânsias, até ele se atear!" (Lc 12, 49)
- E a cruz?
- Isso é porque Jesus morreu na cruz! Assim, com os braços abertos.
- Jesus morreu na cruz porque o seu amor por nós é mesmo muito, muito grande. E agora, alguém descobre porque é que o Coração de Jesus fica à porta da nossa casa?
- ?
- Bem, qual é a nossa casa verdadeira?
- O Céu!
- O Céu!
- O Céu!
- Sim, isso já vocês sabem bem. É verdade, a nossa Casa verdadeira é o Céu. Para entrarmos na nossa casa da Terra, precisamos de passar pela porta. Para entrarmos na nossa Casa do Céu, precisamos de passar pelo Coração de Jesus! E durante todo o mês de junho, cada vez que entrarmos em casa, lembrar-nos-emos da palavras de Jesus:
"Eu sou a Porta. Se alguém entrar por Mim, será salvo. Há-de entrar e sair e achará pastagem." (Jo 10, 9)
Durante todo o dia, os meninos foram meditando neste mistério imenso do amor de Deus, simbolizado no Coração de Jesus. As flores, os espinhos e a porta ofereceram-nos uma bela catequese...
Façam também vocês aí em casa uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e enviem as fotos!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.