Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Nossa Senhora Desatadora dos Nós

por Teresa Power, em 07.04.14

No sábado estivemos em casa da minha irmã, para celebrarmos com muitos amigos os seus quarenta anos. Foi uma festa simples, bonita, cheia de alegria e de amigos antigos, que foi tão bom rever. Os meninos brincaram, felizes, com os primos e os filhos dos nossos amigos, e o Francisco fez um espectáculo de ilusionismo, que ofereceu de presente à tia-madrinha. Apesar de conhecer já muito bem os seus truques, rio sempre a bom rir quando o vejo fazer aparecer e desaparecer bolas e lenços, cartas mudar de cor e meias perder e encontrar o par. As Famílias de Caná que já o viram actuar no retiro sabem do que estou a falar!

Por fim, como último truque, o Francisco utilizou três cordas, que uniu e separou por várias vezes com nós fortes. Aplaudimos com força. E depois ele contou uma história, que agora vou também contar aqui:

 

Por volta do ano de 1700, havia um casal alemão, Wolfgang e Sophie, que estava em processo de divórcio. Tristes, pediram ajuda a um sacerdote, que decidiu fazer com eles uma longa oração. Naquela altura, nos casamentos costumava-se simbolizar a união dos esposos através de uma fita branca. O sacerdote pediu aos esposos que lhe trouxessem a fita branca do seu casamento, encheu-a de nós, e depois rezou pelos dois esposos diante da imagem de Nossa Senhora, enquanto ia desatando os nós. Nossa Senhora alcançou-lhes então a graça de não se divorciarem e viverem felizes até ao fim das suas vidas. Para agradecer a Maria, este casal, que era rico e nobre, encomendou um quadro a um pintor e ofereceu-o à igreja da sua terra. A imagem é esta:

O papa Francisco conheceu esta pintura na Alemanha, na sua capela original, na década de oitenta, e logo levou a devoção até Buenos Aires, onde ela se consolidou. A igreja de San José del Talar foi a primeira a receber a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e transformou-se rapidamente num santuário, onde o povo acorre a pedir a Maria que desfaça os nós das suas vidas. Para ficarem com uma ideia da devoção do papa e dos argentinos a esta invocação mariana, podem ler esta breve notícia.

 

Quando se tornou papa, a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós acompanhou Jorge Bergoglio até Roma, sendo venerada no seu gabinete pessoal, como podeis ver nesta foto. Conhecendo bem os "nós" da Igreja, o papa deve ter sentido ser esta a melhor invocação mariana para acompanhar o seu pontificado! E todos podemos confirmar que Nossa Senhora não lhe tem faltado, com as suas mãos especializadas em desatar os mais complicados nós!

O papa tem-se empenhado em espalhar este título de Nossa Senhora, a mãe do amor, a mãe da família, a mãe dos casais. Ou não foi Nossa Senhora que, em Caná da Galileia, salvou uma festa de casamento?

Na net encontram muitos textos relativos a esta invocação mariana, mas é curioso como poucos autores conhecem a sua história original. Está nas nossas mãos também divulgar esta invocação mariana junto dos casais com problemas sérios.

 

No dia 12 de maio de 2013, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, levada para Roma para a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, o papa rezou assim:

 

"Quando não O escutamos, não seguimos a sua vontade e realizamos acções concretas em que demonstramos falta de confiança n’Ele – isto é o pecado –, forma-se uma espécie de nó dentro de nós. Estes nós tiram-nos a paz e a serenidade. São perigosos, porque de vários nós pode resultar um emaranhado, que se vai tornando cada vez mais penoso e difícil de desatar. Mas, para a misericórdia de Deus, nada é impossível! Mesmo os nós mais complicados desatam-se com a sua graça. E Maria, que, com o seu «sim», abriu a porta a Deus para desatar o nó da desobediência antiga, é a mãe que, com paciência e ternura, nos leva a Deus, para que Ele desate os nós da nossa alma com a sua misericórdia de Pai. Poderíamos interrogar-nos: quais são os nós que existem na minha vida? Para mudar, peço a Maria que me ajude a ter confiança na misericórdia de Deus?"

 

Já estão a ver onde o Papa se foi inspirar!

Tantos "nós" na nossa vida! No casamento, na educação dos filhos, mas também no trabalho, na vida de fé, em tantas outras áreas, como necessitamos que alguém se sente a nosso lado e nos ajude a desatá-los! Enquanto passamos as contas do terço entre os dedos, invocando a mãe de Deus, lembremo-nos que cada Avé-Maria oferecida é mais um nó que se desata...

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:42




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D