Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Quando nos vieram visitar, os jovens do Monte Horeb e os seus fantásticos animadores, a Paula e o irmão Guillermo, do Colégio de La Salle ofereceram-nos uma belíssima imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. A imagem é tão linda, tão linda, que não me sai do pensamento. O Niall, o Francisco e a Clarinha fartam-se de rir cada vez que me vêem parada diante dela, entronizada à entrada da nossa casa. Realmente, não consigo passar diante deste imagem de Maria com o seu Menino sem a contemplar e lhe dirigir a minha oração. Ora vejam lá se não tenho razão:
E agora contemplem o pormenor dos rostos... Deixem-se tocar pelo amor que circula entre Mãe e Filho:
Que paz, que serenidade! Jesus pressiona a sua carinha suavemente contra a face materna de Maria, ao mesmo tempo que olha para o céu, como que agradecendo ao Pai a Mãe extraordinária que Lhe deu.
E Maria, olhando para baixo, olhando para cada um de nós, desafia-nos a confiar sem limites. O nosso Salvador é o bebé que Ela segura nos braços e que a envolve em carinho; o que havemos de temer? Como podemos resistir-lhe? Como podemos ficar indiferentes a tanto amor? A ternura de Maria e de Jesus Menino é verdadeiramente inspiradora para a nossa vida familiar. Afinal, Maria é tão parecida com qualquer outra mãe, agradecida pelo dom de seu filho, e Jesus faz-me lembrar a minha Sara! Deus fez-Se realmente "Carne da nossa carne, Osso dos nossos Ossos" (Gen 2, 23), para que cada um de nós possa ser "imagem e semelhança" da Trindade (Gen 1, 26). Que mistério!
Esta bela imagem é uma réplica da imagem da igreja do Mosteiro de Bujedo, em Espanha. Esta escultura foi terminada em 1942 e é possivelmente a única escultura entronizada no mundo da imagem miraculosa da Virgem de Genazzano, a Mãe do Bom Conselho. Eu não conhecia a história e procurei informar-me. Meu Deus, há tantas histórias maravilhosas da nossa fé que desconhecemos! Fiquei simplesmente encantada...
A imagem original de Nossa Senhora do Bom Conselho estava exposta numa igreja da Albânia, em Scutari. Em 1467, esta cidade foi conquistada pelos turcos muçulmanos. Foi então que o milagre se deu, tendo sido testemunhado por populações inteiras tanto na Albânia, como em Itália, e reconhecido como autêntico por vários papas, entre os quais, João Paulo II: a imagem foi miraculosamente envolta em nuvens de luz e transportada da pequena igreja de Scutari para uma igreja em reconstrução em Genazzano, Itália. Esta igreja foi mais tarde elevada à condição de Basílica Menor, e nela podemos confirmar o milagre permanente desta imagem, que continua exposta à veneração dos fiéis sem que nada a suporte ou a segure à parede da igreja. As graças atribuídas a Nossa Senhora do Bom Conselho não páram de crescer!
Em 1993, João Paulo II visitou a Albânia e, como presente, ofereceu à igreja de Scutari uma réplica da imagem que de lá partira no dia 25 de abril de 1467, confirmando assim a história do milagre de Genezzano.
A humildade de Nossa Senhora é tão grande, que Ela conseguiu esconder-se dos nossos olhos até nas Escrituras Sagradas! De facto, os evangelhos falam muito pouco da nossa Mãe... Mas Deus tinha reservado para os cristãos este presente imenso: tornar Maria conhecida ao longo de toda a História, para que a possamos amar e, amando, receber das suas mãos imaculadas o seu Filho Jesus.
Agora, a imagem da Virgem do Bom Conselho está em minha casa, para que eu nunca me esqueça de a invocar, de a louvar e de a imitar... A ela entrego hoje, dia 15 de maio, as famílias do mundo inteiro, para que Maria sempre seja a sua conselheira.
E por falar no dia mundial das famílias... Que tal inscreverem-se no retiro de famílias? Ainda temos espaço para muitas inscrições!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.