Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
- Mamã, posso ir a casa do Rodrigo?
- Podes, António, quando ele te convidar.
- Mas ele já me convidou! Ele disse para eu ir a casa dele.
- Sim, mas eu nunca falei com a mãe dele, não sei onde ele mora nem nada…
- Ah, mas isso eu sei.
- Ai sabes? Então onde fica a casa do teu amigo? Em que terra, em que rua?
- Ele disse que é virar à esquerda.
- ????????
No início de mais um ano de catequese, a nossa grande preocupação enquanto catequistas é precisamente dar a conhecer o caminho para Casa. Talvez sejamos ainda mais vagos do que o António perante uma questão tão essencial: como se vai para Casa? Qual o caminho para o Céu, para o abraço de Deus?
Também os Apóstolos se viram um bocadinho aflitos diante desta pergunta:
“Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?» Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai senão por Mim.»” (Jo 14, 5-6)
A catequese e toda a evangelização que possamos fazer nas nossas casas não tem senão este fim: ensinar o Caminho para Casa. E porque o Caminho é Jesus, dar catequese significa marcar encontro com Jesus! Dando a conhecer Jesus às crianças, aos jovens, às famílias, oferecendo a sua Palavra, para que O escutem, oferecendo os seus sacramentos, para que O acolham, abrimos o Caminho seguro que nos leva ao Céu...