Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O carteiro

por Teresa Power, em 08.05.14

O António acha que o carteiro é a pessoa mais generosa do mundo. De vez em quando, ele toca à campaínha e oferece-lhe um embrulho grande, castanho, cheio de selos. Geralmente vem da Irlanda e traz dentro uma prenda dos avós, que lá longe, se lembram dos seus netos portugueses. Mas o António não percebe muito bem o que se passa. Para ele, o presente é oferecido por quem lho coloca nas mãos, e nada mais.

Hoje de manhã, enquanto o vestia, tivémos esta conversa:

 

- António, vem depressa vestir estes calções e ver se servem. Se servirem, levas hoje para a escolinha.

- São novos?

- Mais ou menos. Para ti, são.

- Quem deu?

- Não sei. Anda, veste-te!

- Foi o carteiro?

- Foi o carteiro o quê?

- Foi o carteiro que me deu os calções?

 

O António fez-me sorrir. Depois fez-me pensar... Quantas vezes me lembro de agradecer os presentes da minha vida ao seu verdadeiro Doador? Geralmente, como o António, fico-me pelos intermediários, os inúmeros "carteiros" que mos entregam... O dia correu bem? Encontrei as chaves do carro depois de revolver os sofás e as gavetas dos brinquedos, e ainda cheguei a tempo à escola? O sol brilhou no exacto dia em que decidimos fazer um piquenique? Consegui resolver aquele assunto complicado, que andava há semanas para resolver? Tomei a decisão correcta? O carro derrapou, mas parou mesmo a tempo de evitar um acidente?

A sorte não existe. O acaso também não. E tudo, tudo o que temos e somos, todos os nossos talentos, todas as oportunidades que recebemos na vida para sermos felizes, todas as nossas conquistas, tudo é dom de Deus. A sua providência acompanha-nos sem que dela tenhamos consciência. É o Senhor, e só Ele, quem envia os embrulhos bonitos que os muitos carteiros da nossa vida nos deixam à porta!

 

A Bíblia é a narrativa da História de um povo à luz deste amor providencial de Deus. Ao longo dos séculos, Israel aprendeu a ler os acontecimentos da sua História a partir da Palavra de Deus, e a ler a Palavra de Deus a partir dos acontecimentos da sua História. Assim, tudo na vida de Israel era atribuído ao Senhor:

 

"Diante de seus pais, Deus fez maravilhas,

na terra do Egipto, nos campos de Soan.

Abriu o mar para os fazer passar,

conteve as águas como um dique.

Conduziu-os, de dia, com uma nuvem,

e de noite, com o seu clarão de fogo.

Fendeu os rochedos do deserto

e deu-lhes a beber águas abundantes.

Fez soprar dos céus o vento leste

e, com o seu poder, fez vir o vento sul..." (Sl 78/77)

 

Quando hoje saborear o meu almoço; quando chegar a hora de abraçar de novo os meus filhos; quando regressar a casa e reparar que ela está intacta, cheia de conforto e rodeada de um belo jardim; quando me deitar numa cama macia, exausta mas feliz, quero lembrar-me a Quem devo tantos dons e agradecer-Lhe, rezando...

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:16


4 comentários

De Olívia a 08.05.2014 às 08:56

Que bonito este texto (Assim como os outros), mas este texto fala-me directamente ao coração e é por isso que também dou graças a Deus por ter conhecido este cantinho cheio de sabedoria.
De facto é muito difícil mostrar aos nossos filhos que tudo o que temos é dom do Pai e que lhe devemos dar graças até pelas coisas mais pequeninas é por isso que este ano lá em casa adoptámos o "frasquinho da gratidão" e é lá que colocamos uns papelinhos com as coisas pelas quais estamos gratos!
É um gesto simples, mas obriga-nos a pensar no nosso dia de hoje, o que aconteceu, o que nos fez felizes, o que nos marcou e agradecer.
É por isso que também rezamos antes das refeições, um hábito que nunca tivemos lá em casa, mas que a nossa filha mais velha trouxe da instituição onde passou até a conhecermos e se tornar nossa filha, é uma instituição fundada com bases católicas e por isso a oração e o dar graças era uma coisa natural, há 6 anos que mantemos este rito, agradecendo a nossa refeição e pedindo ao Espírito Santo que nos dê a sabedoria das coisas simples.
Mais uma vez obrigada pelas vossas partilhas

De liliana Oliveira a 09.05.2014 às 12:06

Olá Teresa, leio o seu blog recomendado por uma colega de escola. Fico maravilhada pela forma como vê os acontecimentos do dia a dia. Também sou mãe, no meu caso de dois meninos, o Miguel com 10 anos e o Salvador com 4 anos. Como vós também somos uma família católica, participamos os quatro na Eucaristia (desde que têm uma semana de vida que os nossos filhos vão connosco à Eucaristia), rezamos em família, damos graças ao Senhor pela comida que temos na nossa mesa. Participamos nos vários movimentos da nossa comunidade e fazemos parte do CPM. Levamos os nossos filhos sempre connosco quando vamos para as diversas atividades pastorais. O meu grande pecado é não aceitar o que o Senhor me dá em cada dia. Sinto-me revoltada porque tenho um emprego precário, bem como o meu marido, ficando sem trabalho várias vezes, porque não consigo uma casa maior, as férias anuais em família que sonhamos o ano inteiro, ... . Quando leio o que escreve fico radiante, peço perdão ao Senhor por não ter o seu coração que vê sempre o lado positivo das coisas. Graças ao seu blog já não ralho tanto com os meus filhos, o que acontecia diariamente, também já o recomendei ao meu marido, que por vezes chega a ser pior do que eu.

Peço a nosso Senhor que vos continue a abençoar e para a mim enquanto mãe e esposa, peço um coração como o seu, capaz de ver o lado positivo de todas as coisas menos boas.

Beijinhos e muito obrigada.
Liliana Oliveira

De Teresa Power a 09.05.2014 às 12:47

Querida Liliana, bem-haja pela sua generosa partilha! É tão reconfortante ver como o Senhor se serve de cada um de nós para tocar os outros! Acredite que não é sem luta que se consegue vencer a nossa tendência natural para o egocentrismo, para a ingratidão para com Deus... Não é sem luta que deixamos de ralhar tanto para estarmos mais gratos pelo que Deus nos dá... Não é sem luta que aprendemos a confiar na Providência! Mas quando damos um passo, Deus faz o resto, pois Ele nunca Se deixa vencer em generosidade. É o que está a acontecer na sua casa!
Não quer vir ter connosco no dia 24 para o retiro, e trazer famílias amigas? É magnífico quando nós, cristãos, nos conseguimos encontrar para partilhar a graça de Deus. É que nesses momentos ela jorra numa abundância verdadeiramente inusitada!
Um beijinho muito grande ao Salvador e ao Miguel!
Teresa

De Teresa Power a 06.09.2014 às 18:05

Querida Liliana, hoje ao rezar pelos meus colegas de escola sem emprego lembrei-me de vós! Espero sinceramente que estejam colocados este ano e que Deus vos abençoe com todas as graças! Um grande abraço ao Salvador e ao Miguel, que espero ainda vir a conhecer :)
Ab Teresa

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D