Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O mais velho de muitos irmãos

por Teresa Power, em 21.12.15

Escrito pelo Francisco:

 

Eu gosto de imensa coisa, tenho sempre imenso para fazer, muitas atividades… mas também tenho muitos irmãos. Nem sempre é fácil conciliar a magia, cubo mágico, invenções e construções que vou fazendo com a tarefa de grande responsabilidade, divertida (e trabalhosa) de tomar conta dos meus irmãos, em particular da Sara. Esta, quando só eu é que estou a tomar conta dela, passa o tempo agarrada a mim e a querer fazer tudo o que faço, seja ilusões com fogo ou projetos com eletricidade. Claro que assim que ouço “podes tomar conta da Sara uns minutinhos (ou umas horas)?” tenho de parar imediatamente qualquer atividade mais perigosa do que resolver um cubo mágico, se não quero sarilhos…

Mas com a prática comecei a conseguir fazer tudo ao mesmo tempo, continuar a trabalhar com os mais pequenos ao colo ou agarrados às minhas pernas enquanto me atiram almofadas à cara. Sei os riscos de me sentar ao computador para editar um novo vídeo para o meu canal do youtube, mas já sei as técnicas para ter a Sara ao meu colo sem que ela clique no “Delete” demasiadas vezes e o António e a Lúcia suficientemente sossegados para não ficar com ruido de fundo numa gravação.

Faço muitos espetáculos de magia com crianças e treinar com os meus irmãos dá muito jeito para saber o que é que eles compreendem e não compreendem, ou evitar pequenos erros de ofício no que toca a motivar as crianças (não quero que, depois de um espetáculo meu, vão para casa enrolar uma corda à volta do pescoço e tentar soltar!). Se vejo que o António tenta imitar-me logo a seguir, já sei que tenho de ter cuidado com aquele truque, se vejo a Lúcia com ar de quem está a apanhar uma seca, vou logo ao documento onde tenho a rotina do espetáculo e apago esse truque da lista…

Mas não é tudo! Isto ajuda-me a ser muito mais paciente. Não é fácil estar a meio de soldar um LED a dois cabos num emaranhado de fios e ser interrompido pelo David a pedir ajuda com uma conta de dividir. E também não é fácil estar a ajuda-lo e pensar que o ferro de soldar pode estar a queimar a mesa de trabalho… Tenho de ter paciência e ordenar as tarefas por ordem de importância na minha mente: 1º Ajudar os manos, 2º salvar o trabalho no PC antes que a Sara o elimine. É uma luta na minha consciência, pois o cubo mágico de 5x5x5 está quase resolvido e demorou 10 min para chegar aquele ponto e o António está perigosamente entusiasmado com ele, mas a Clarinha está a precisar de ajuda para o teste do dia seguinte. Tenho que ir contra a minha vontade para seguir o lema JOY: Jesus first, Others second, You last.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:00


8 comentários

De Barbara a 21.12.2015 às 10:28

Bom dia!

Também sou a irmã mais velha e sei o que é fazer multitasking com irmãos a querer mexer em tudo.

Não sei se o Francisco já conhece o Raspberry Pi, mas se não, parece-me ser um óptimo "brinquedo", quem sabe, uma prenda de Natal para pedir aos pais :)

De Francisco Power a 25.12.2015 às 09:13

Muito obrigado pela inspiração que deste aos meus pais! Eu já queria um há imenso tempo, mas não tinha pedido porque pensava que eles já tinha comprado o presente de Natal... Afinal enganei-me e eles seguiram a tua sugestão e arranjaram-me uma tarte de framboesas ;) Feliz Natal!

De Bruna Bastos a 21.12.2015 às 11:57

Ei Francisco!

Obrigada pela sua partilha :)
Saiba que tens pessoas rezando sempre pela sua família e pela sua caminhada aqui no Brasil, que o Espírito Santo sempre conduza cada um dos seus pensamentos e decisões, ser santo não é fácil né?

Nós que estamos abertos a uma família numerosa - conforme a vontade de Deus e seu Plano para nós - somos tranquilizados ao observá-los, você e a Clara, como filhos mais velhos e tão tranquilos, amadurecidos e conscientes de serem filhos amados de Deus, me ajudam a já entender que a Maria (que ainda está na minha barriga) tem seu papel na nossa família conforme seus dons e sua vocação, mas que nunca fugirá da responsabilidade de cuidar. Que bom ;)

Que Nossa Senhora o abençoe!

De Bruxa Mimi a 21.12.2015 às 15:44

Gostei muito do texto, Francisco, mas os vídeos... deliciaram-me! <3

De Anónimo a 22.12.2015 às 16:26

A mim também. Gostei tanto quando a Sara imitou o Francisco e pousou o cubo para esticar os dedos "à profissional", e do sorriso cúmplice dos dois, muito bom :)

De Teresa A. a 04.01.2016 às 13:01

Idem idem aspas aspas.

Francisco, admiro-te imenso pela tua maneira de ser e viver. Esse olhar de cumplicidade, felicidade e admiracao que a Sara te dá é impagável!

De Marta Capelo a 02.01.2016 às 00:58

Estou deliciada!

Sou evangélica, e há uns tempos que sigo o vosso blog.

É uma benção ! Continuem a ter por base a biblia e Jesus Cristo como centro de tudo! &lt;3

Estarei sempre por aqui. :)

Parabéns aos pais por esta familia linda!

De Teresa Power a 02.01.2016 às 21:17

Obrigada, Marta! Nem imaginas como me sinto feliz por ter leitores evangélicos! Uma das nossas maiores "batalhas" de oração é pela união das Igrejas em Cristo, e por isso, poder partilhar a fé com os nossos irmãos cristãos é uma verdadeira bênção. Que o Senhor te abençoe sempre e te continue a encher da sua fortaleza!

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D