Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O nosso retiro de quaresma

por Teresa Power, em 09.03.15

Sábado tivemos, como anunciado, o nosso retiro. Logo de manhã cedo, já estava tudo a postos:

DSC01220.JPG

O dia estava lindo, e chegar ao Centro Social foi uma alegria. Os triciclos estavam todos livres, contrariamente ao que acontece em dia de escola, e os mais novos deliraram com a sensação de terem o Centro inteiro por sua conta! Na verdade, desde o início das Famílias de Caná que as Irmãs colocam a casa à nossa disposição, permitindo-nos oferecer às crianças um dia perfeito.

DSC01224.JPG

 

Foi engraçado ver as crianças a sair dos carros, um pouco envergonhadas e agarradas à mão dos pais. Assim que se davam conta dos triciclos e dos três parques infantis à disposição, imediatamente corriam para longe dos pais. No final do dia, houve choro e algumas birras, porque ninguém queria ir embora...

DSC01253.JPG

 As educadoras Vera e São, mães de Famílias de Caná habituadíssimas a cuidar de crianças, tinham preparadas atividades magníficas, que todas as crianças adoraram. O Francisco colaborou, fazendo um pequeno espetáculo de magia. Algumas crianças ficaram verdadeiramente confusas...

DSCF5365.JPG

 

DSCF5232.JPG

Para os jovens se conhecerem e criarem laços de amizade, o Niall tinha preparado um jogo bem divertido com lego e muitos desafios:

DSC01230.JPG

DSC01248.JPG

 

DSC01263.JPG

E a partir de Os Mistérios da Fé, aprofundaram a história de Tobias e a história do paralítico que quatro amigos apresentaram a Jesus:

DSCF5366.JPG

Pouco depois de chegarmos ao Centro, chegou também o nosso querido bispo, D. António Moiteiro. Como prometido, vinha para estar connosco, para ver as Famílias de Caná de perto, para conversar, para escutar, e também para nos ensinar. Que belíssimo ensinamento nos fez sobre o sonho de Deus para a família!

DSC01265.JPG

Enquanto escutava, ia registando algumas das suas palavras no meu bloco de notas. Posso assim partilhá-las aqui convosco:

"O Evangelho não é um livro, mas uma pessoa: Jesus. Jesus é a Boa Notícia do Pai.

O Evangelho dá o que exige. Somente à sua luz e na sua força é possível entender e cumprir os mandamentos.

O Evangelho da família não quer ser uma carga que se põe às costas das pessoas, mas enquanto dom da fé, uma alegre notícia, luz e força da vida na família."

IMG_6099.JPG

Falando-nos dos sonhos de Deus para as famílias, o senhor bispo percorreu a Bíblia, começando no Génesis e terminando em S. Paulo, que por onde passava nos seus trabalhos de evangelização, deixava famílias - casas - responsáveis por toda a comunidade. Os cristãos de Paulo reuniam-se em Igrejas Domésticas, como também hoje as Famílias de Caná pretendem fazer.

 

Depois de assim nos ensinar, o senhor bispo celebrou a Eucaristia, na capela do Colégio Nossa Senhora da Assunção. O David não cabia em si de alegria por poder acolitar ao lado do seu bispo amigo!

.DSCF5324.JPGIMG_6107.JPG

DSCF5314.JPG

Seguiu-se um belíssimo almoço partilhado - as Famílias de Caná têm como marca distintiva a abundância e a qualidade da sua refeição, ou não tivessem elas nascido à sombra de umas bodas bem especiais

Enquanto comíamos, íamos descobrindo os nomes por detrás dos rostos. Afinal, a Bruxa Mimi não tem chapéu... E aquela rapariga simpática é que é a Jovem Católica? Aquelas duas manas tão amigas são as filhas de Adotar Amar Viver? E a linda família da Rute também aqui está? Ah, e finalmente, a Família a Caminho conseguiu fazer uma pausa nas doenças infantis lá de casa e apareceu! Foi engraçado ver as reações dos participantes perante o encontro face a face com os "famosos bloguistas católicos".

 

A tarde continuou então com os ensinamentos que eu tinha prometido sobre o amor de Deus, escutados e meditados em clima de recolhimento. Depois, sempre em silêncio, deixámo-nos amar e contemplar por Jesus-Eucaristia. Foi um momento de intenso amor tornado oração, em que Jesus falou verdadeiramente no coração de todos nós. Era quase palpável a sua presença... Cada um de nós pôde tornar suas as palavras da meditação da tarde, do Cântico dos Cânticos:

 

"Eu sou do meu Amado e Ele é meu." (Cc 2, 16)

 

Entretanto, o nosso pároco, o senhor padre salesiano José Fernandes, estava ocupadíssimo com confissões, que continuaram até terminar o retiro.

Por fim, houve um breve momento de partilha de experiências. Três Famílias de Caná falaram da riqueza que esta espiritualidade tem trazido às suas vidas, da abundância da alegria e de vida a jorrar no seu meio.

Concluímos o dia em clima de oração familiar. Por esta altura, já ninguém estava tímido ou isolado, antes se viviam laços fortes e alegres de amizade e partilha. Todos cantaram, louvaram, partilharam louvores e súplicas, e com muita devoção, todos rezaram o terço. Bem, todos... As crianças iam acompanhando à sua maneira, enquanto entravam e saíam pelas portas abertas, porque os triciclos e os parques continuavam lá fora!

DSC01275.JPGDSCF5396.JPG

Não sei se, ao longo deste post, se aperceberam da decoração especial deste nosso encontro. Não estou a falar na linda decoração do Centro Social, feita pelas educadoras no seu trabalho diário com as crianças, mas da decoração que a Olívia e a sua mãe prepararam com tanto carinho e que ajudou os nossos corações a meditar no mistério das Bodas de Caná:

DSCF5223.JPG

DSCF5224.JPG

É verdade, aos pés de Maria, Mãe de Caná, não estão as famosas Cinco Pedrinhas, mas antes as Seis Bilhas de Caná. O senhor bispo já falara comigo, e eu comuniquei a ideia à Olívia, que com o seu empenho característico recolheu seis bilhas entre as vizinhas da sua aldeia antes de rumar para norte. Mas sobre isto falaremos noutro post :)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:20


9 comentários

De Família Lopes Palma a 09.03.2015 às 07:29

Obrigado Pai por este dia...
Obrigado a todas as famílias pela partilha especialmente aos Power.
Até breve.

De Rita Meneses Rebelo a 09.03.2015 às 08:32

Foi maravilhoso...as miúdas adoraram, estavam tão felizes!!! E nos também! Foi mesmo especial! E já estamos ansiosos pelo próximo!!! Até lá!

De Família Soares a 09.03.2015 às 20:50

Um dia fabuloso, adoramos!
Obrigada à família Power, obrigada às outras famílias e a todos que colaboraram para nos proporcionar este dia tão belo...
Um dia em que nos sentimos mais unidos como família, em que nos sentimos tão bem acolhidos pelas outras famílias e também muito amados por Deus!

De Guida a 09.03.2015 às 23:06

Um dia cheio de luz no espaço exterior para os mais pequenos brincarem e correrem, mas principalmente um dia cheio de luz no espaço interior, com muita partilha, boas gargalhadas mas acima de tudo de beleza e cumplicidade.......por mais que digamos, nunca é, nem vai ser suficiente para agradecer a vocês, Teresa e Niall pelo enorme empenho e amizade......um grande obrigada......vocês transformam vidas......

De Carla a 09.03.2015 às 23:40

E eu que queria saber quem era a bruxa mimi, mas como não estava lá ninguém com aspecto de bruxa, 😉fiquei sem saber.... talvez para uma próxima .
As palavras do sr. Bispo foram de facto inspiradoras. Gostei muito de poder saber o que pensa sobre a família. Acho que foi importante a sua presença. Lembrou-nos do que somos e para que servimos. Quanto a vocês, parabéns, estava tudo perfeito. Nada falhou.
Finalmente, foi bonito de ver um encontro onde havia mais crianças que pais.... a média ali não era definitivamente 1,2... 😍, mesmo excluindo a família Power, que nestas coisas das estatísticas, altera sempre a média.... 😉

De Olívia a 10.03.2015 às 09:44

Por acaso comentava com a Isabel "Ena que eles são mais do que as mães!!!"

De Carla a 10.03.2015 às 10:39

mães e pais somados....

De Teresa Power a 11.03.2015 às 11:19

Fora os que andavam por lá "escondidos" :) E olha que eram alguns...

De Catarina Silva a 10.03.2015 às 10:04

Um agradecimento também ao Francisco, que deliciou os pequeninos com o seu espectáculo de magia. Os meus filhos disseram:
" Mamã, aquele menino era mesmo mágico! Olha que ele adivinhava os pensamentos e tudo! E fazia aparecer três bolas onde só estava uma! E os lenços também mudavam de côr !"
Obrigada Francisco, o teu espectáculo encantou!
Agora cá em casa tenho filhos que já me dizem que quando forem grandes querem ser mágicos :)
Obrigada a toda a família, às irmãs e às educadoras que cuidaram com carinho das crianças.

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D