Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O nosso retiro em Almada

por Teresa Power, em 22.09.14

O grande dia do Retiro Famílias de Caná em Almada chegou. Que alegria para nós! Saímos de casa perto das seis da manhã, confiantes de que duas horas e meia seriam suficientes para chegarmos ao seminário de S. Paulo. Tínhamos pedido a todas as famílias participantes no retiro que rezassem uma Ave-Maria com essa intenção ao acordarem, e todas o devem ter feito, a julgar pela serenidade da nossa viagem!

Chegámos ao seminário quase ao mesmo tempo que a grande maioria das famílias. A pontualidade continua a ser uma grande marca das Famílias de Caná! De repente, o refeitório estava cheio de cestos de piquenique, donde subia um cheirinho muito apetitoso; e o pátio do seminário abarrotava de crianças de todas as idades, que corriam, saltavam e faziam barulho cheias de energia. O Niall e eu sorrimos um para o outro, e entendemo-nos sem palavras: tínhamos ali novas Famílias de Caná, com toda a certeza!

 

O dia decorreu com muita alegria, muita música, muita partilha e muita oração. Houve barulho, sim, e não foi fácil trabalhar com tantas crianças, de tantas idades. Precisamos de aperfeiçoar o seu espaço de retiro também, naturalmente - não ter nada para aperfeiçoar seria uma pena! Mas o reboliço não beliscou nem ao de leve o nosso encontro com o Senhor. Também na Galileia, há dois mil anos atrás, os grandes encontros de Jesus com os homens aconteceram no meio da multidão - Zaqueu, a hemorroísa, a mulher adúltera, Pedro - e no entanto, nada foi mais pessoal e poderoso nas suas vidas...

 

 

No retiro rezámos, no retiro cantámos, no retiro partilhámos...

 

 

 

Durante o espectáculo de Magia e Evangelização, o Francisco arrancou fortes gargalhadas, mas também nos fez a todos rezar a Ave-Maria!

 

 

 

No final do dia, os jovens e as crianças apresentaram os seus trabalhos. Parece que se divertiram tanto quanto aprenderam também! A Rute e o Serge, a Olívia e o Álvaro, a São, a Vera, a Sofia e o Niall desdobraram-se e multiplicaram-se o mais que puderam o dia inteiro para que os mais pequeninos encontrassem Jesus:

 

 

 

Antes do almoço, o padre Marco Luís celebrou a Eucaristia, rezando connosco e desafiando-nos à santidade com o seu carisma tão especial. Jesus habitou então plenamente entre nós! Durante todo o dia, juntamente com o padre Marco, também o padre Casimiro e o padre Francisco Crespo se disponibilizaram para confessar e fazer direcção espiritual. Um dom muito grande, esta presença intensiva dos sacerdotes nos retiros das Famílias de Caná!

 

Antes do dia terminar, cantámos os parabéns à Sara, claro! Foi um aniversário cheio de barulho, gente e alegria, ingredientes perfeitos para a felicidade da Sara!

 

Também o Edu, que com a sua linda mulher, a Carmina, foi o grande impulsionador deste retiro em Almada, celebrou o seu aniversário. Assim, tivemos direito a dois bolos numa só festa!

 

Do alto da colina, Cristo Rei recordava-nos, com os seus braços abertos, o amor maior, em nome de Quem ali nos reunimos:

 

Lá em baixo, o Tejo brilhava à luz clara do dia que, como em todos os retiros, foi de sol e serenidade:

 

Os nossos filhos fizeram grandes amigos, ficaram a saber o que são Lisboa, Almada, Seixal, Barreiro; atravessaram as duas pontes (ena, que grandes elas são!) e, como sempre, regressaram do retiro como quem regressa de férias.  A Sofia e o Toni acolheram-nos na sua casa de braços abertos - olhem que somos oito, repeti-lhes eu várias vezes... E eles sem se importarem! Que belas horas passámos juntos! Na verdade, o coração de quem se abre ao amor de Jesus é sempre muito grande. A família Cardoso desdobrou-se em cuidados para que tudo corresse na perfeição e nada faltasse, servindo com alegria e humildade, como Maria nas Bodas de Caná. São as Aldeias de Caná a nascer...

 

"Vai para tua casa, para junto dos teus, e conta-lhes tudo o que o Senhor fez por ti e como teve misericórdia de ti." (Mc 5, 19)

 

Sim, agora é preciso contar!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:29


10 comentários

De Catarina a 22.09.2014 às 10:43

Deus chama.
Só temos que saber responder.
Senti-mo-nos chamados a este retiro e Jesus falou ao nosso coração.
Muito obrigado por nos mostrarem que é possível educar os filhos na fé e ser família cristã.
Foi um dia intenso que estamos a deixar entrar nas nossas vidas.
Obrigado

De Rita a 22.09.2014 às 11:00

e foi tão bom e inspirador...
muito obrigado pelo testemunho.

De Maria João da Luz a 22.09.2014 às 11:17

Muitos parabéns pelo retiro. Deve ter sido fantástico e adorava ter ido com a minha família.Talvez para a próxima...e que seja brevemente.
mandei um email para a Teresa, não sei se teve oportunidade de ver..
um beijinho grande e obrigada por nos ter trazido um pouco do retiro a quem não foi!
maria joão

De Teresa Power a 22.09.2014 às 12:00

Maria João, não recebi o seu mail! Eu costumo responder "na volta do correio"! Envie-me por favor novamente! O mail vem sempre indicado no fundo de cada post. Bj

De Maria João da Luz a 22.09.2014 às 12:08

Obrigada Teresa pelo seu cuidado! Vou reenviar o email, espero que o receba. Se não o receber, pedia-lhe o enorme favor de me avisar.
um beijinho grande e obrigada uma vez mais!
Maria João

De Cláudia Marques a 22.09.2014 às 14:15

Deve ter sido um retiro muito bom.
Que graça a Vossa de se juntarem a tantos e a muitos que me são bem queridos. Obrigada pelo testemunho, graças a ele senti-me um pouquinho mais perto de "casa".

De Edu a 03.10.2014 às 17:45

Cláudia. Este foi um encontro que, com certeza, tu e a tua família estariam. Curiosamente, o Niall Power é da Irlanda. Quem sabe se eles não fazem aí um retiro e vocês poderão participar ;-)
De qualquer maneira, apesar da distância, estamos na mesma sintonia!
Beijinhos

De conceicao simoes a 23.09.2014 às 11:20

Foi um dia muito gratificante.
Agradeço a Nossa Senhora estes momentos que me está a proporcionar através desta família maravilhosa, com os quais aprendo tanto.
Obrigada Teresa
São

De conceicao simoes a 23.09.2014 às 11:25


Melhor não podia ser.
Beijos
São

De Cláudia Sousa a 29.09.2014 às 00:16

Que pena... mais uma vez não deu!!!
Está acabar esta azáfama ! está quase....
Até qq dia familia de Caná... mantemo-nos em oração com voces!

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D