Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Sábado estivémos em retiro, como tínhamos anunciado. Cinco belas famílias juntaram-se a nós, vindos de vários pontos do país, e como sempre, pontualíssimas! Foi giro ver chegar os carros e ver sair as pessoas que nunca antes tínhamos visto, mas que já tinhamos "lido" em comentários neste blogue e em e-mails, fazendo assim a ponte entre palavras e rostos, ideias e gestos, estranhos e amigos. Sim, porque a amizade foi, posso dizer, imediata! As crianças saltavam dos carros e dois minutos depois já corriam e andavam de triciclo com os nossos filhos; e nós, os pais, nem desses dois minutos precisámos, pois há muito que ansiávamos por este encontro!
A Vera e a São, educadoras de infância há muitos anos e verdadeiras mães de Famílias de Caná, encantaram os mais novos com as histórias da Bíblia que lhes contaram e os trabalhos que com eles fizeram, entre muitas brincadeiras:
Os jovens trabalharam o dia todo com o Niall. Começaram com uma bela caminhada até ao Centro Hípico, onde o Francisco costuma montar a cavalo, e onde todos puderam explorar a natureza e reflectir sobre a presença de Deus entre nós:
Depois, de volta ao Centro Social, os jovens construíram um magnífico estandarte com a mensagem da sua reflexão: "Levanta-te!" - a Palavra que Deus dirigiu a Abraão, a Moisés, e a todos os santos ao longo da História, pois há um caminho a percorrer e uma meta a alcançar...
Juntos, pais e filhos, tivémos momentos intensos de oração, onde até dançámos para o Senhor:
Juntos, rimos à gargalhada com o espectáculo de ilusionismo do Francisco...
... que terminou com uma Avé-Maria diante da imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós:
E claro, enquanto os mais novos faziam os seus trabalhos, nós os pais reflectíamos sobre os mais variados aspectos da vida cristã. Todas as famílias estavam felizes por encontrarem um movimento nascente que envolve a família inteira num dinamismo de oração, alegria e vida sacramental, em que pais e filhos podem partilhar o mesmo retiro e vivê-lo intensamente, cada um de acordo com a sua idade, mas unidos de coração.
No final, os mais novos queriam ficar e continuar a brincadeira. E os mais velhos? De repente, já todos marcávamos piqueniques em conjunto, novos momentos de oração comum, e tantas outras ideias giras! O retiro foi, com toda a certeza, o começo de amizades para a vida.
Claro, à porta, a receber-nos, estava Nossa Senhora Auxiliadora, a verdadeira Mãe de Caná, cuja festa celebrávamos no próprio dia do retiro, 24 de maio. Como em Caná, Maria ensinou-nos a escutar a Palavra de Jesus e a fazer tudo o que Ele nos diz. Como em Caná, Ela esteve atenta às nossas mais pequenas necessidades e cuidou para que nada, nada nos faltasse... Graças ao seu auxílio maternal, as novas Famílias de Caná puderam provar do "vinho" novo, do "vinho" bom, do "vinho" do Reino de Deus!
E é deste "vinho" que queremos beber, durante o resto da nossa vida...
Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe de Caná, ensina-nos a fazer tudo o que Jesus nos disser. Ámen!