Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O retiro e Nossa Senhora Auxiliadora

por Teresa Power, em 26.05.14

Sábado estivémos em retiro, como tínhamos anunciado. Cinco belas famílias juntaram-se a nós, vindos de vários pontos do país, e como sempre, pontualíssimas! Foi giro ver chegar os carros e ver sair as pessoas que nunca antes tínhamos visto, mas que já tinhamos "lido" em comentários neste blogue e em e-mails, fazendo assim a ponte entre palavras e rostos, ideias e gestos, estranhos e amigos. Sim, porque a amizade foi, posso dizer, imediata! As crianças saltavam dos carros e dois minutos depois já corriam e andavam de triciclo com os nossos filhos; e nós, os pais, nem desses dois minutos precisámos, pois há muito que ansiávamos por este encontro!

 

A Vera e a São, educadoras de infância há muitos anos e verdadeiras mães de Famílias de Caná, encantaram os mais novos com as histórias da Bíblia que lhes contaram e os trabalhos que com eles fizeram, entre muitas brincadeiras:

 

 

 

 

Os jovens trabalharam o dia todo com o Niall. Começaram com uma bela caminhada até ao Centro Hípico, onde o Francisco costuma montar a cavalo, e onde todos puderam explorar a natureza e reflectir sobre a presença de Deus entre nós:

 

 

 

Depois, de volta ao Centro Social, os jovens construíram um magnífico estandarte com a mensagem da sua reflexão: "Levanta-te!" - a Palavra que Deus dirigiu a Abraão, a Moisés, e a todos os santos ao longo da História, pois há um caminho a percorrer e uma meta a alcançar...

 

 

Juntos, pais e filhos, tivémos momentos intensos de oração, onde até dançámos para o Senhor:

 

 

Juntos, rimos à gargalhada com o espectáculo de ilusionismo do Francisco...

... que terminou com uma Avé-Maria diante da imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós:

 

E claro, enquanto os mais novos faziam os seus trabalhos, nós os pais reflectíamos sobre os mais variados aspectos da vida cristã. Todas as famílias estavam felizes por encontrarem um movimento nascente que envolve a família inteira num dinamismo de oração, alegria e vida sacramental, em que pais e filhos podem partilhar o mesmo retiro e vivê-lo intensamente, cada um de acordo com a sua idade, mas unidos de coração.

 

No final, os mais novos queriam ficar e continuar a brincadeira. E os mais velhos? De repente, já todos marcávamos piqueniques em conjunto, novos momentos de oração comum, e tantas outras ideias giras! O retiro foi, com toda a certeza, o começo de amizades para a vida.

Claro, à porta, a receber-nos, estava Nossa Senhora Auxiliadora, a verdadeira Mãe de Caná, cuja festa celebrávamos no próprio dia do retiro, 24 de maio. Como em Caná, Maria ensinou-nos a escutar a Palavra de Jesus e a fazer tudo o que Ele nos diz. Como em Caná, Ela esteve atenta às nossas mais pequenas necessidades e cuidou para que nada, nada nos faltasse... Graças ao seu auxílio maternal, as novas Famílias de Caná puderam provar do "vinho" novo, do "vinho" bom, do "vinho" do Reino de Deus!

 

E é deste "vinho" que queremos beber, durante o resto da nossa vida...

 

Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe de Caná, ensina-nos a fazer tudo o que Jesus nos disser. Ámen!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:05


3 comentários

De Olívia a 26.05.2014 às 11:23

Como prometido quero deixar aqui o meu testemunho, se bem que é difícil deixar em palavras tudo aquilo que me passa pela cabeça e pelo coração depois deste retiro.
Começo por dizer que caso alguém esteja na dúvida se deve ou não participar, participe, não se irá arrepender de passar um dia na companhia da sua família, de famílias católicas, da família Power e da família de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Poderá ser complicado ir para longe, de carro com crianças e jovens deixando as nossas coisas para fazer, matérias para estudar, trabalhos para acabar, poderá ser complicado despender de algum orçamento familiar para poder fazer esta viagem, mas as coisas podemos sempre fazê-las noutros dias e o dinheiro podemos sempre fazer um mealheiro em família para podermos sair nestes dias!
E vale mesmo a pena chegar a este retiro, ser-mos recebidos como amigos, estar em Paz. Aqui escutámos, cantámos, reflectimos, conversámos sempre descansados porque as nossas filhas estavam a divertir-se muito na companhia das outras crianças e jovens!
Louvámos Deus e a sua mãe Maria Auxiliadora!
No caminho de regresso a casa trouxemos uma bagagem imensa, não dessas que se colocam no carro, mas daquelas que fazem o nosso coração transbordar.
A Maria contou-nos que não se irá esquecer de fazer a nossa Bíblia sempre feliz! A Margarida não se esquecerá de que mesmo que não tenha vontade deverá “levantar-se” e agir como Deus lhe pede.
O meu marido resolveu que vamos desistir do nosso “cantinho” de oração… para transformá-lo num Local de Oração - um sítio com mais destaque e com a “nobreza” que merece.
Eu reconheci que somos ainda uma família a dar os primeiros passos nesta caminhada de família católica no séc. XXI, mas que todos os dias temos a honra acolher a Deus no nosso coração oferecendo-lhe a nossa oração, dando graças e louvando!
Enquanto família faltou-nos apenas a consagração a Nossa Senhora Auxiliadora porque não pudemos ficar para domingo, mas que iremos certamente fazer num próximo encontro. Entretanto vamo-nos consagrando a cada manhã em família!

De Sara Isabel a 26.05.2014 às 20:51

De facto foi um belo momento de reflexão e de partilha que só nos enriqueceu. Eu por mim nem dei pelo tempo passar tal a sequência sempre muito pensada e diversificada de atividades e também pelas pessoas que fizeram parte do retiro: é incrível como passados alguns momentos e sem nos conhecermos parece que já éramos todos amigos de longa data.
A Sofia passou o domingo a cantarolar os cânticos que aprendeu no retiro até contagiar toda agente cá de casa e agora é ela que pede para rezar o terço. Às vezes é mesmo preciso fazer uma pausa e avaliar as prioridades da nossa vida.
Sublinho como aprendizado deste retiro as graças que devemos dar por tudo o que de bom temos (e que por vezes facilmente esquecemos), as súplicas que pedimos a nossa senhora e que ela tão gentilmente nos concede ao ponto de sentirmos mesmo a sua presença em situações que não podemos controlar.
Sublinho ainda a consagração da família a nossa senhora, que, apesar de não a termos feito no domingo ficamos pela consagração diária até conseguir fazê-la numa nova oportunidade com a família toda presente - o que era de todo impossível desta vez...mas para mim só faria sentido dessa forma. Uma experiência a repetir por certo - a Sofia já perguntou se voltamos a encontrar-nos e quando...obrigado por tudo à família Power e a todos os presentes: foi um prazer :)

De Maria de Jesus a 27.05.2014 às 11:18

Bom dia,
Sou a mãe da família Nunes e só agora me foi possível deixar o nosso testemunho do retiro. Obrigado a todos por nos terem recebido tão bem. Um obrigado muito especial para a família Power pelo maravilhoso trabalho que desenvolvem e por este maravilhoso retiro. Quando enviei a nossa inscrição foi numa perspectiva de encontrar formas de voltar às origens. Às vezes é mesmo preciso fazer uma pausa e avaliar as prioridades da nossa vida. Sou católica desde que me conheço por gente, sempre frequentei retiros para jovens, nunca deixei de viver e praticar a minha fé. No entanto, agora que sou mãe, tenho sentido alguma dificuldade em colocar em prática com as crianças todos esses ensinamentos. Conhecer este blog, a família Power e fazer este retiro trouxe-me as resposta que eu tenho procurado. Á semelhança das outras famílias presentes nós também trouxemos uma "bagagem" imensa que agora aos poucos vamos pondo em prática. Como disse muitas vezes a Teresa pôr em prática a nossa fé e rezar são coisas muito simples, nós é que as complicamos. Rezar é falar com Deus, e para falar eu posso fazer outras coisas em simultâneo... posso estar a costurar ou a passar a ferro, ir no carro para o trabalho... Outro motivo que me levou a este retiro foi a Margarida (nossa filha mais velha - 7 anos) que desde que ingressou no 1º ano do Ensino Básico que nos tem dado sérios problemas de comportamento. Este retiro foi óptimo para ela, fez-lhe muito bem. A mudança é notória e hoje (para além as pulseiras de elásticos!) levou o seu livrinho de orações para a escola para partilhar com as amigas as orações da manhã, da noite e antes e depois das refeições. Também não nos foi possível estar presentes no Domingo, mas já iniciámos a consagração diária a Nossa Senhora Mãe de Caná. O Cantinho de Oração está em fase de projecto/construção, logo que possível enviaremos a foto.
Obrigado Nossa Senhora Auxiliadora Mãe de Caná por todas estas maravilhosas mudanças na minha vida.
Ficamos a aguardar o próximo encontro!

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D