Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Parabéns, Francisco!

por Teresa Power, em 08.10.14

Uma das alegrias numa família numerosa é o constante ambiente de festa, com aniversários atrás de aniversários. Cá em casa, entre setembro e outubro são logo quatro! Hoje, o Francisco encerra em beleza a época de aniversários de outono, festejando os seus dezasseis anos.

Francisco. Tinha escolhido este nome na minha juventude, muito antes de pensar em casar. Francisco, como o santo de Assis, apaixonado por Deus e cantando as suas glórias na natureza e na pobreza!

Francisco. Um bebé que me fez passar vários meses deitada, em repouso (como contei aqui), para poder nascer. Como saboreei então as dores intensas que me anunciaram a vitória!

Francisco. Com o primeiro filho, abre-se um universo inteiro diante de nós! Tantas dúvidas, tantas descobertas, tantas lágrimas, tantos erros, tantos dramas... O Francisco diz, no seu estilo brincalhão, que foi a nossa cobaia. E tem razão! Com ele, aprendemos tudo o que não devíamos fazer; mas com ele, também aprendemos muita coisa que continuámos a repetir até hoje! E o resultado não foi mau de todo, não é verdade, Francisco? (Eu sei que ele vai ler este post como faz com todos...)

Quando não se vêem novelas nem filmes, quando não se têm consolas nem videojogos, quando se passa o tempo livre quase todo a brincar, no jardim e na rua, é-se criança e preserva-se a inocência até muito tarde. Com o Francisco, foi assim. As aventuras em Náturia davam um livro! Mas agora, o Francisco cresceu... Continua a passar horas na rua, fazendo tiro com arco, lançando papagaios de papel feitos por ele e boomerangs, fazendo competições de bicicleta contra ele mesmo (marcando records no seu relógio), andando a cavalo... mas já não é uma criança.

Na sua mente e no seu coração, amadurecem pensamentos e ideias, que partilha com amigos fiéis. Já toma algumas decisões quanto ao dinheiro, tendo uma pequena conta onde guarda o dinheiro que vai recebendo de prémios escolares e de espectáculos de magia em festas de anos. Apaixonado por física e engenharia, tem uma gaveta no quarto com pedaços de lixo, leia-se restos de objectos partidos, fios eléctricos retirados a aspiradores estragados, motores de máquinas de lavar a roupa avariadas, que de tempos a tempos transforma em máquinas da sua invenção. Aluno de excelência, não precisa que ninguém vigie os seus estudos, e esforça-se sinceramente por ser o mais prestável possível em casa. Ainda suspira discretamente quando lhe peço para dar de comer às galinhas, aspirar a sala ou passar a ferro. Mas não está escrito em lado algum que suspirar seja um problema! E é mesmo muito discretamente... O Francisco cresceu.

Vi-o regressar, na quarta-feira passada, de bicicleta da equitação. Vinha feliz e transpirado, confiante e belo. Ao entrar no portão, pegou ao colo na Sara e atirou-a ao ar, fazendo-a rir; mais à frente, respondeu com um apropriado "uau" à Lúcia, que lhe mostrou um desenho; e ainda antes de arrumar a bicicleta, teve de subir ao telhado para ir buscar a bola do António, que um chuto mais distraído (ou propositado) atirou para lá. Depois entrou em casa, com um "Olá mãe" simpático, e logo a Clarinha o chamou para lhe pedir ajuda com a Matemática. Vi o esforço que fez para responder a todas estas solicitações sem fugir para o longo banho, que gosta de tomar ao chegar da sua tarde de cavaleiro.

Mais um pouco, e o Francisco entra na universidade, encontra uma namorada, decide partir para Erasmus... Mais um pouco, e o Francisco deixa de ser meu.

Nunca foi, claro! Como todos os filhos, o Francisco é um dom que Deus me fez, um presente de amor para me ajudar a crescer.

Hoje, querido Francisco, peço para ti a bênção do Senhor com as palavras bíblicas antigas, tão antigas, de bênção, e que o teu santo padroeiro gostava de repetir:

 

"Que o Senhor te abençoe e te guarde!

Que Ele volte para ti a sua face e tenha piedade de ti!

Que Ele te mostre o seu rosto e te dê a paz!" (Nm 6, 24-26)

 

Ámen.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:30


11 comentários

De Bruxa Mimi a 08.10.2014 às 08:03

Parabéns, Francisco! Já que lês os posts, lê também os comentários e fica a saber que faço parte das pessoas que adoraram o teu espetáculo de magia e evangelização no dia 20 de setembro! :-)

De Sara a 08.10.2014 às 08:39

Que texto tão tão bonito, transpira um orgulho enorme, bem merecido. Parabéns, Francisco, pela tua humildade, bondade e genialidade!

De Isa David a 08.10.2014 às 10:11

Um dia muito Feliz ao Francisco e muitos parabéns à Teresa e Niall por estarem a educar um homem e não um rapazola. Sabemos bem como precisamos do primeiro e temos demasiados do segundo.
Bem hajam todos.
Já agora, adoro a colecção de dos aniversários, foram todos uns bebés lindos! Vontade de os morder muito! :)

Beijos a todos.

De Teresa Power a 08.10.2014 às 10:15

Não tenho fotografias digitais do Francisco bebé, pois na altura eram todas em papel... Podia ter feito um scanner, mas o meu tempo está todo muito contado! Talvez para o ano vos mostre a sua carinha fofa se ele deixar! Bjs

De Joana Rocha a 08.10.2014 às 10:44

Que post tão comovente, Teresa!
Parabéns ao Francisco e que Deus o guarde e o proteja para sempre. :)
Beijos

De gralha a 08.10.2014 às 10:46

Muitos parabéns ao Francisco e a todos. Que tenham um dia em cheio :)

De Nathalie Ribeiro a 08.10.2014 às 12:01

Parabéns Francisco! Pelo teu aniversário e também por seres um filho, irmão e estudante tão legal ( Acho que aí se fala fixe. =D).
És a prova viva de como um jovem cresce feliz e sadio num ambiente cristão. Gostaria muito que meus futuros filhos fossem assim, iguais a ti!

Grande abraço daqui do Brasil para ti e tua família!

De Rute Almeida a 08.10.2014 às 13:42

Parabéns Francisco! Obrigada pela tua presença que nos ilumina e inspira. Que Deus te acompanhe sempre nos teus caminhos. Um abraço da família Almeida

De Anónimo a 08.10.2014 às 22:10

Parabéns Francisco. Continua assim e que contes muitos mais. És também uma fonte de inspiração. E parabéns aos pais, pois o resultado até agora é os que todos os pais gostariam de ter em casa: um filho dedicado, prestativo, colaborante entre outras qualidades.
Beijos Sara

De Joana a 09.10.2014 às 00:38

Que bonito... Que declaração maravilhosa. Um grande bem haja a essa tão encantadora família. São um exemplo! Parabéns Franscico ;)

De carla a 09.10.2014 às 16:45

Parabéns Francisco, que tenha sido um dia muito feliz em companhia de todos os manos... E sim, os filhos são só um empréstimo de Deus, para preencher as nossas vidas de alegrias e angústias, e assim darem sentido à nossa existência.

Comentar post




subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D