Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Faz hoje um ano que demos início a este blogue familiar, e por isso, hoje é dia de festa!
Há já algum tempo que me parecia sentir um chamamento para partilhar com uma comunidade mais alargada a nossa vivência cristã. A ideia do blogue surgiu de repente, em forma de imperativo, num livro que estava a ler sobre a Nova Evangelização, escrito pelos autores do site "The Catholics Next Door", indicado na coluna lateral deste blogue. Num capítulo sobre formas de evangelizar no mundo actual, a primeira sugestão era esta: "Inicie um blogue católico". Deu-se um "click" dentro de mim, que partilhei de imediato com o Niall. Para meu grande espanto, ele não me chamou maluca, nem me falou dos perigos da net... A Palavra de Deus ressoava, poderosa, na nossa mente e no nosso coração:
"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte, nem se acende uma candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa." (Mt 5, 14-15)
Antes do fim da semana, o blog nascia.
Lembro-me dos dias em que tinha duas, três visualizações; lembro-me da tentação enorme de desistir, porque isto de actualizar um blogue diariamente, incluindo sempre uma citação bíblica e pesquisando, às vezes de forma bastante exaustiva, vários assuntos da fé, leva muito tempo... A pergunta surgia, constante, provocadora, no meu espírito: "Valerá a pena?"
E um dia começaram a chegar os testemunhos na caixa de comentários e especialmente no mail pessoal... Dei-me conta de que o blogue estava a fazer bem a alguém, algures, e se fazia bem a alguém, já valia a pena! Deixei de pensar em desistir, deixei de me preocupar com as visualizações e deixei de temer o tempo gasto com a actualização diária do blogue. Se Deus queria que o blogue existisse, Ele iria dar-me todos os dias o tempo e a inspiração necessários; se Deus queria que o blogue existisse, Ele mesmo iria levar o blogue às pessoas a quem ele se destinava. Pouco a pouco, o blogue deixou de ser problema nosso, para passar a ser problema "d'Ele"...
Em setembro, no final do retiro que fizemos em Almada, já deitados na cama, o Niall e eu demos uma gargalhada conjunta: ali estávamos nós, com os nossos seis filhos, preparados para dormir em casa de uma família que tinhamos conhecido através do blogue, e com quem partilhávamos uma amizade tão bonita! Quando é que alguma vez imaginaramos passar uma noite numa acolhedora casa no Barreiro, onde não temos família nem raízes? Só Deus, para aproximar assim os seus filhos uns dos outros!
Ao longo deste ano, foram certamente muitas as graças que o Senhor derramou sobre os seus filhos, servindo-Se, na maioria das vezes sem nós sequer o suspeitarmos, deste blogue tão simples. Conhece-las-emos no céu... Quanto às graças que Deus derramou sobre nós, elas foram verdadeiramente abundantes:
Através do blogue, Deus permitiu-nos fazer amigos virtuais um pouco por todo o país, no Brasil e na Argentina.
Através do blogue, Deus ofereceu-nos também amigos reais, de carne e osso, que abraçamos e com quem falamos ao telefone, com quem trocamos mails diários, que visitamos e com quem fazemos piqueniques:
Através do blogue, os nossos filhos fizeram amigos para a vida.
Foi o blogue que nos levou à aldeia de S. Bento, à "Casa da Paz" onde vive a família Almeida, e onde entre muitas outras coisas bastante mais importantes, também aprendi a ordenhar uma cabrinha, sonho que acalentava desde criança, quando via a "Heidi" na televisão :)
O blogue serviu ainda para Deus estabelecer uma corrente belíssima de oração de bênção, que se estende pelo país e pela América do Sul.
O blogue inspirou outros blogues a nascer, a crescer e a fazer o seu trabalho de evangelização com beleza e profundidade.
O blogue fez o carteiro precisar de parar mais vezes à nossa porta, trazendo-nos livros, terços e outros presentes simpáticos de leitores amáveis, que quiseram partilhar connosco a sua alegria e nos encheram de gratidão. Alguns presentes são tão belos, mas tão pessoais, que só Deus e nós os conhecemos!
O blogue trouxe-nos imensas sugestões de leitura, meditação, oração, trabalhos manuais e arte cristã, e até, de lugares para piqueniques!
Num e-mail, uma leitora concluía:
"Acredite que o blogue tem um efeito infinito... É que ele inspira uma pessoa a fazer o bem, essa pessoa inspira outra, e assim por diante, sem nunca ter fim, como círculos na água. Não tem como medir o trabalho realizado através do vosso blogue!"
Eu penso que esta leitora acertou em cheio. A ideia é mesmo essa: lançar uma pedrinha - cinco pedrinhas... - nas águas paradas, agitá-las e provocar círculos cada vez mais vastos de esperança, alegria, fé, amor, partilha. Cada vez que um leitor se deixa amar e converter por Jesus, lançando-se na aventura da santidade e agitando as águas com as suas "pedrinhas", este blogue já valeu a pena!
Obrigada, Senhor, por não Te envergonhares de Te servires de nós, instrumentos tão fracos, para anunciar a Boa Nova do teu Reino a uma multidão! Guia sempre o nosso blogue, para que ele seja fidelíssimo ao teu Evangelho, nunca se desviando da doutrina da Igreja Católica. Guia sempre o nosso blogue, para que ele seja fonte de alegria, esperança e misericórdia para quem o ler!
E tu Maria, queria Mãe de Caná, ensina-nos a fazer tudo o que Jesus nos disser. Ámen!