Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Ontem à tarde, a Lúcia e a Sara brincavam no jardim, muito amigas. A certa altura, a Lúcia trouxe-me a Sara pela mão:
- Mamã, a Sara fez cocó! Eu vi que tem a fralda suja!
- Já a vou mudar, Lúcia. Deixa-me só pôr este frango ao lume - respondi, continuando a cozinhar.
Passados uns dois minutos, dirigi-me para o meu quarto, mesmo a tempo de evitar o pior: a Lúcia deitara a Sara sobre a minha cama - o que não é difícil, diga-se de passagem, pois sempre que pode, a Sara sobe para a minha cama - e, munida de toalhetes, preparava-se para lhe mudar a fralda sozinha! Os pais e as mães aí desse lado devem imaginar o que se ia seguir, não é verdade?
Elogiei a Lúcia e fiz de conta que ela me estava mesmo a ajudar. Entretanto, fomos conversando.
- Sabes, mamã, eu tenho muita prática! - Disse-me ela.
- Ai sim?
- Mudo todos os dias a fralda ao nenuco!
Depois de mudar a fralda da Sara, foram de novo brincar. A Lúcia sentou a Sara no baloiço e empurrou-a alegremente durante bastante tempo, cheia de alegria:
Neste domingo, escutamos no Evangelho:
"Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." (Jo 10, 11)
E ainda:
"Ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes e fá-las sair." (Jo 10, 3)
No Domingo do Bom Pastor, celebramos o Dia de Oração pelas Vocações. Na verdade, o Bom Pastor quer que cada uma das suas "ovelhas" seja também pastora dos seus irmãos mais pequeninos, respondendo ao chamamento de Deus nas mais variadas vocações cristãs. E ninguém está dispensado desta tarefa! Ninguém é demasiado novo ou demasiado velho para ser pastor do seu irmão, conduzindo-o com jeitinho ao único Pastor, Jesus.
Quanto mais cedo aprendermos a cuidar do outro - do mano mais novo, do avô doente, do amigo diferente - mais cedo descobrimos a beleza dos prados verdes onde Jesus nos quer levar. Jesus deu a vida por nós, para que também nós pudéssemos descobrir a imensa alegria de dar a vida pelos nossos irmãos, cuidando dos pormenores das suas vidas com delicadeza e atenção.
Na sua mensagem para o dia de hoje, o Papa Francisco disse assim:
"A vocação é um fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros. Nenhuma vocação vive para si. (...) A vocação germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno."
Hoje é um bom dia para rezar pelos nossos filhos. Possam eles, pequenas ovelhinhas de Deus, reconhecer a voz do Pastor, quando Ele os chamar pelo nome e os enviar, numa vocação familiar, religiosa ou sacerdotal, missionária ou contemplativa. Nesse dia, Jesus fá-los-á sair pela Porta para os prados verdes do amor. Ámen!
E já agora... É hoje que se vão inscrever no retiro de famílias?...