Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Pobreza, Obediência, Castidade e S. João Batista

por Teresa Power, em 24.06.15

Na sexta-feira à noite, como tinhamos aqui anunciado, fomos participar no Painel da Vida Consagrada, em Aveiro, a convite do senhor bispo.

O Painel era às nove horas da noite, pelo que foi preciso sair de casa pouco depois das oito horas. O Francisco e a Clarinha ficaram encarregues de deitar os irmãos e fazer as tarefas rotineiras do nosso serão - tratar dos cães e dos gatos, fechar as portadas da casa, etc. Estávamos a chegar a Aveiro quando recebemos um sms da Clarinha: "Os manos pequeninos já estão a dormir. O David, o Francisco e eu estamos a rezar o terço. Adoramo-vos. Bjs." Suspirei, e entreguei-os de novo a Deus, numa breve oração. Também o Niall e eu rezáramos o terço durante a nossa viagem, unidos de coração à família que ficara em casa.

No Salão da Sé de Aveiro esperava-nos uma assembleia de irmãs, a grande maioria já de bastante idade. Olhavam para nós um pouco surpresas: que teria um casal a dizer sobre os votos de pobreza, obediência e castidade? Que percebíamos nós desse assunto? Suspirei novamente... Mas de repente, quatro caras conhecidas: a Lena, a Vera e o casal Menício - quatro belos membros de Famílias de Caná. Não estávamos sós! Logo depois, chegou o senhor bispo. Agora sim, sentimo-nos em casa!

O encontro começou. Os consagrados deram o seu testemunho, que muito nos impressionou, especialmente a história da vocação de uma irmã jovem, da Aliança de Santa Maria, congregação também jovem e bem portuguesa. Que palavras inspiradoras! Tive pena que o Francisco e a Clarinha não pudessem escutar o seu testemunho.

Por fim, tivemos a palavra. Tal como planeáramos, falámos à vez, partilhando a nossa vivência dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, ajudados pelos slides com fotografias da nossa família, para que não houvesse qualquer dúvida da escola que frequentamos: uma família católica.

IMG_3932.JPG

IMG_3934.JPG

IMG_3937.JPG

Podem as famílias viver a sua vida como uma consagração total ao Senhor, seguindo os conselhos evangélicos de pobreza, obediência e castidade? Claro! Todos, sem exceção, somos chamados a seguir Jesus deixando tudo para trás - pai, mãe, marido, esposa, filhos, terras, bens, emprego... Deixar tudo para trás? Sim: centrar em Deus o nosso coração. E como Ele prometeu, receberemos a cem por um - receberemos de volta o pai, a mãe, o marido, a esposa, os filhos, as terras, os bens, o emprego... Complicado? S. João Batista, cuja festa hoje celebramos, deixou-nos um lema de vida:

 

"É preciso que eu diminua para que Ele cresça" (Jo 3, 30)

 

Por isso celebramos o seu nascimento no solstício do verão, quando os dias começam a diminuir - e o nascimento de Jesus no solstício do inverno, quando os dias começam a crescer...

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:15


4 comentários

De Maria de Jesus a 24.06.2015 às 09:25

Bom dia,
Oh, como deve ter sido interessante esse encontro. Estive quase, quase a ir, mas depois não tive com quem deixar as pequenitas e como tal não era possível estar presente. Vou atrever-me a fazer-lhe um pedido: será que quando tiver um tempito pode fazer um post sobre os conselhos evangélicos de pobreza, obediência e castidade com aqueles exemplos simples e práticos que a Teresa tão bem utiliza e que eu adoro.
Um abraço grande para todos.
Mª Jesus Nunes

De Olívia a 24.06.2015 às 14:50

:) Tenho estado durante a manhã a pensar neste teu texto (normalmente leio logo cedo, mas só comento quando já pensei a sério no que escreveste) e cheguei à conclusão da Maria de Jesus... parece-me que existem coisas que não consigo compreender assim "às primeiras", olho para as pessoas consagradas inteiramente a Deus e percebo como é que esses três votos são importantes, mas na família... só em parte consigo compreender!

De Teresa Power a 24.06.2015 às 15:10

OK, fica prometido um desenvolvimento deste tema em vários posts :) Olívia, consagrados inteiramente a Deus, todos podemos ser, sejamos ou não Religiosos! Não é isso que as Famílias de Caná fazem, pelas mãos de Maria, e com a primeira bilha: "Nós, Jesus"? Fazer tudo apenas por causa do Seu olhar...

De Olívia a 24.06.2015 às 15:33

Sim, já estou a compreender, quando eu escrevi "pessoas consagradas inteiramente a Deus" queria dizer religiosos.

:)

Fico a aguardar então!
O vosso exemplo prático de vivência nesta escola que é a família católica vale sempre a pena conhecer!

beijinhos

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds


livros escritos pela mãe

Os Mistérios da Fé
NOVO - Volume III

Volumes I e II



Pesquisa

Pesquisar no Blog  


Arquivos

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D