Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Aproxima-se a grande solenidade da Imaculada Conceição, no próximo dia 8 de Dezembro. Cá em casa, as festas de Nossa Senhora são vividas com um carinho muito especial, ou não fosse Maria a nossa Mãe e a nossa Rainha, que todos os dias invocamos e a quem todos os dias nos consagramos, de manhã e à noite.
- Por que razão celebramos esta festa mesmo antes do Natal? Nossa Senhora não era já crescida quando o Natal estava a chegar? - Perguntou a Clarinha.
- Era, claro! Mas na Igreja, temos duas formas de contar o tempo. Uma delas é a forma litúrgica: celebramos o Advento, para preparar o Natal, depois vêm a Quaresma e a Páscoa, e entretanto, vamos vivendo no Tempo Comum. Durante um ano inteiro, viajamos por todos os grandes acontecimentos da nossa salvação! A outra forma de contar o tempo é uma forma cronológica, semelhante à que usamos para contar o nosso tempo.
- Mas continuo sem entender porque é que celebramos o momento em que Maria foi concebida, no dia 8!
- Quantos meses demora uma gravidez?
- Nove.
- Sabes quando celebramos o aniversário de Nossa Senhora?
- Sim, sei. Dia 8 de Setembro!
- Agora faz as contas, e anda para trás nove meses. Exacto! Como ninguém sabe quando se deram todas estas maravilhas, foi preciso atribuir-lhes uma data. Se celebramos os anos de Nossa Senhora a 8 de Setembro, então celebramos a sua imaculada concepção a 8 de Dezembro. É simples!
Para prepararmos bem esta grande data, vamos fazer uma novena a Nossa Senhora: durante nove dias, logo pela manhã, meditaremos numa passagem bíblica relacionada com a vida de Maria e faremos uma breve oração. Querem unir-se a nós? Descarreguem este PDF Novena da Imaculada Conceição, imprimam-no e levem-no convosco para a escola e para o trabalho. Numa pequena pausa durante o dia, ou mais solenemente, na oração familiar ao serão, rezem connosco!
E Maria, concebida sem pecado, Maria nossa Mãe, Maria nossa Rainha, derramará sobre nós as bênçãos do Senhor. Ámen!