Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Anotem já nos vossos calendários: no sábado dia 12 de julho, teremos um retiro "Famílias de Caná" em Proença-a-Nova, para famílias que ainda não fizeram esta experiência. E no domingo, dia 13, na Eucaristia paroquial das 11h30, os que puderem ainda estar presentes concluirão o seu retiro rezando em família e em família de famílias.
Este retiro "Famílias de Caná" nasceu quando a Rute e o Serge Almeida, leitores deste blogue, vieram participar num retiro aqui em Mogofores. As "Cinco Pedrinhas" das Famílias de Caná encontraram um eco tão forte em seus corações e na sua casa, que a Rute e o Serge se sentiram desafiados a espalhar este ideal na sua terra também. Assim, pouco depois do nosso retiro aqui, esta Família de Caná iniciou contactos em Proença-a-Nova, a fim de encontrarmos aí um espaço, um tempo e acompanhamento espiritual para realizarmos o retiro. E Deus escutou as suas orações! O Seminário do Preciosíssimo Sangue, acostumado a receber vários grupos e movimentos nas suas salas acolhedoras e na sua belíssima quinta - que saudades dos meus tempos de animadora de Convívios Fraternos, neste mesmo lugar, com a orientação do padre Armando, que agora vive no céu! - é o espaço perfeito. E os sacerdotes do Preciosíssimo Sangue estão disponíveis para nos acompanhar, celebrando a Eucaristia e oferecendo o sacramento da Reconciliação durante todo o dia, como acontece em todos os retiros "Famílias de Caná".
(Seminário do Preciosíssimo Sangue, Proença-a-Nova)
Assim, este retiro pretende servir as famílias do interior centro do país, mas naturalmente está aberto a todas as famílias de Portugal - com filhos "criados", com filhos pequenos, com dez filhos, ainda sem filhos, famílias reconstruídas, famílias monoparentais, famílias com vontade de experimentar o amor de Deus no seu meio. Esperamos um dia realizar este retiro noutros pontos do país, tanto a sul como a norte (já percebi que há várias famílias de Lisboa e de Braga a ler este blogue... estou enganada?), onde houver um sacerdote que nos chame a lançar as Cinco Pedrinhas na sua paróquia, ou uma família a "arder" com o "fogo" de Deus e a vontade de realizar o sonho de Jesus:
"Vim lançar o fogo à Terra, e que desejo Eu senão que ele se ateie?" (Lc 12, 49)
Se sentem em vós este fogo de Pentecostes, contactem-nos para o mail! Tal como bastam "cinco pedrinhas" para vencer Golias, também bastam cinco famílias para realizarmos um retiro.
Sei que é complicado inscreverem-se num retiro apenas porque sim. Uma leitora deste blogue, que veio com a sua família fazer o último retiro, comentou muito divertida:
- Não imagina a cara de espanto do meu marido quando lhe disse: "Vamos a Mogofores fazer um retiro, por causa de umas coisas que eu ando a ler na Internet..."
Compreendo a dificuldade de deixar tudo para seguir a proposta e o desafio de uma família que só conhecem "virtualmente"! Mas até hoje, ainda nenhuma família que veio fazer esta experiência se arrependeu. Todos regressaram a suas casas cheios de alegria, boa disposição e muita vontade de ser fiel à sua vocação cristã. Se quiserem conhecer os comentários das famílias que fizeram os dois últimos retiros, podem ler aqui, aqui e aqui.
Não terá chegado a vossa vez de experimentar? "Proença-a-Nova" até já soa mais a nome de terra do que "Mogofores", pelo que talvez seja mais fácil convencer lá em casa a restante família :)
Podem imprimir o programa e divulgá-lo nas vossas paróquias, sites, blogs, escolas: Programa do retiro 12 de julho.
E podem inscrever-se online aqui:
Programa e inscrições do retiro Famílias de Caná 12 de julho.
Estamos à vossa espera!