Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
A Marisa, uma leitura assídua e muito simpática deste blog, foi a primeira pessoa a assegurar-nos que iria ao retiro, antes ainda de nós abrirmos inscrições. Bastou publicarmos um post a falar do futuro retiro, para a Marisa comentar, muito feliz, que iria de certeza estar presente! E esteve. Uma presença muito atenta, silenciosa e orante, cheia de sede, cheia de Deus. No final, a Marisa tinha um presente para nós, feito por ela com todo o carinho desde o primeiro momento em que soube que iria haver um retiro perto de sua casa:
Reconhecem-nos? Sim, são os nossos santos padroeiros! Não estão lindos?
Todas as manhãs, no carro, e todas as noites, no Canto de Oração, nós invocamos os nossos padroeiros e pedimos-lhe que rezem por nós junto de Deus. Fazemo-lo por ordem crescente de idades. Começa sempre a Sara, que repete as minhas palavras:
- Mãe Sara!
E todos rezamos em coro: - Rogai por nós!
- Santo António! - Diz o António.
- Rogai por nós!
- Irmã Lúcia!
- Rogai por nós!
- Rei David!
- Rogai por nós!
- Santa Clara!
- Rogai por nós!
- S. Francisco!
- Rogai por nós!
- Santa Teresinha!
- Rogai por nós!
- S. Estêvão!
- Rogai por nós!
Reparem nos pormenores das imagens: a Sara idosa e muito feliz, com o seu bebé ao colo; Santo António com o Menino Jesus nos braços; a irmã Lúcia com os seus óculos carregados; o Rei David, de coroa e harpa; Santa Clara, a santa da Eucaristia; S. Francisco, com a pomba da paz; Santa Teresinha e a sua chuva de rosas; S. Estêvão, com os Evangelhos e o Pão na mão!
Os nossos filhos adoram escutar as histórias dos seus santos padroeiros. E nós contamos-lhas muitas vezes, repetindo os episódios que mais os entusiasmam, para que eles cresçam na sua amizade e os tratem como membros da família, a grande família dos filhos de Deus.
Diz o Livro de Ben Sirá:
"Um amigo fiel é uma poderosa protecção. Quem o encontrou, descobriu um tesouro." (Sir 6, 14)
Ter um amigo fiel no céu - haverá protecção mais poderosa? Os santos são joias preciosas no tesouro do Reino! Na sua companhia, nunca estamos sós...