Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Somos uma família católica, abençoada com seis filhos na Terra e um no Céu. Procuramos viver a fé com simplicidade e generosidade. Queremos partilhar com outras famílias a alegria de sermos Igreja Doméstica na grande família da Igreja Católica.
Oração familiar, Dia do Pai. Sentados no nosso Canto de Oração, lemos as leituras da missa do dia de S. José.
"José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus." (Mt 1, 20-21)
- Que privilégio o de S. José! Conviver diariamente com Maria e Jesus! - Comentei, quando acabámos de ler o Evangelho.
- Sim, deve ter sido fantástico, ensinar Jesus a ler, a trabalhar a madeira, a rezar...
- Foi S. José que ensinou Jesus a rezar? Que giro!
- Ensinou-Lhe a rezar o "Escuta Israel" que nós hoje rezamos?
- S. José teve muita sorte!
- E pensar que a Bíblia fala tão pouco dele... Quando chegarmos ao Céu é que vamos conhecer de verdade este grande santo!
- Sim, a sua humildade é tão grande, que até a Bíblia o esquece!
(Estátua no Centro Social S. José de Cluny)
- S. José não teve privilégios muito diferentes de todos os outros pais... - Disse então o Niall, que escutava os filhos com atenção. - Afinal, cada um dos nossos filhos é em primeiríssimo lugar filho de Deus. E como S. José, nós somos convidados a dar-lhes um nome, a educá-los, a ajudá-los a crescer!
- Claro! - Continuei eu, percebendo o seu raciocínio. -O baptismo faz de nós verdadeiramente filhos de Deus! Quando apresentamos um filho à Igreja para ser baptizado, o sacerdote pergunta-nos: "Que nome dais ao vosso filho?" Deus pede-nos, como pediu a José, que demos um nome e um apelido, o nosso, aos seus filhos! Como a José, Deus confia-nos o que de melhor tem, os seus próprios filhos! Eles não são nossos, mas d'Ele.
- É por isso que ontem Jesus dizia no Evangelho:
"A ninguém chameis pai na Terra, porque um só é o vosso Pai, que está nos céus" (Mt 23, 9)?
- Sim, David. Os nossos pais da terra são, como S. José, os pais que Deus nos deu para que nos eduquem e nos amem em seu nome, enquanto vivermos. Porque Pai, Pai, só há um, Deus!
Ser pai é uma responsabilidade imensa. Como S. José, também nós, pais e mães cristãos, recebemos um dom imensurável, um tesouro inegualável nesta vida: um filho de Deus para amar! Saibamos responder à altura de tamanho dom, imitando S. José em santidade! Um dia, Deus pedir-nos-á contas da forma como ensinámos ou não, aos seus queridos filhos, o caminho para Casa...